O iodo é um micromineral fundamental na síntese dos hormônios tireoidianos, essencial na regulação do organismo. Alterações em seus níveis podem causar hipertireoidismo ou hipotireoidismo que produz distúrbios no metabolismo basal. Você conhece os alimentos ricos em iodo que você deve incluir em sua dieta?

Embora a quantidade diária de iodo necessária seja muito pequena, quase dobra durante a gravidez e lactação e sua falta pode causar sérias conseqüências no bebê Felizmente, existem muitos alimentos ricos em iodo. Neste artigo vamos mencionar o melhor 7 para você incorporá-los em sua dieta.

É importante ter em mente que o iodo é essencial para o desenvolvimento de hormônios no organismo e sua deficiência na gravidez Pode afetar o desenvolvimento do bebê. Além disso, problemas como bócio, aumento da glândula tireóide, é causada pela falta de iodo na comida, entre outras coisas.

A melhor maneira de obter as necessidades diárias de vitaminas essenciais é comer uma dieta equilibrada ] que contém uma variedade de alimentos. O Comitê de Nutrição e Alimentos do Institute of Medicine recomenda as seguintes ingestões dietéticas de iodo:

Bebês:

  • De 0 a 6 meses: 110 microgramas por dia (mcg / dia)
  • De 7 a 12 meses: 130 mcg / dia

Crianças:

  • De 1 a 8 anos: 90 mcg / dia
  • De 9 a 13 anos: 120 mcg / dia

Adolescentes e adultos:

  • Homens de 14 em diante: 150 mcg / dia
  • Mulheres com 14 anos ou mais: 150 mcg / dia
  • Mulheres grávidas de todas as idades: 220 mcg / dia
  • Mulheres de enfermagem de todas as idades: 290 mcg / dia

] Recomendações específicas dependem de idade, sexo e outros fatores, como gravidez . Consulte o seu médico qual deve ser a melhor quantidade de consumo no seu caso, de acordo com as suas necessidades

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7 Alimentos ricos em iodo

1. Sal iodado

Embora não seja propriamente um alimento, é o mais rico condimento de iodo: 1900 mcg por 100 gramas. Apesar de ser tão alto, a verdade é que seu consumo é bastante baixo, embora seu sabor seja o mesmo que o sal comum e seja mais benéfico para a nossa saúde.

Para consumi-lo, basta mudar o uso de sal de mesa comum para sal iodado e usá-lo para dar sabor a qualquer prato. Mas sempre com moderação

2. Algas

O mar é a principal fonte de iodo, de modo que as algas têm um alto teor disso.

No mar, podemos encontrar um monte de algas que possuem um alto teor de iodo: kelp, arame, hiziki, wakame e jambu . O kelp por exemplo, contém quatro vezes mais do que o necessário diariamente e uma colher de arame inclui 730 microgramas de iodo.

é preciso ter cautela, pois problemas de tireóide também podem aparecer devido ao consumo excessivo de iodo . Como não são muito frequentes em nossas receitas, você pode usá-las para coroar sopas ou saladas e, assim, ganhar saúde e sabor em seus pratos.

3. Cranberries

Esta fruta da floresta rica em antioxidantes também é uma fonte inesgotável de iodo. Com apenas 11 gramas de blueberries, podemos comer 400 mcg de iodo. Além disso, possui baixo valor calórico devido à baixa ingestão de carboidratos. É rico em vitamina C, fonte de fibras, melhora o trânsito intestinal e contém potássio, ferro e cálcio.

Mas, o que realmente caracteriza os arandos é a abundância de pigmentos antioxidantes naturais . Além disso, os tintos são um grande aliado para ajudar a combater infecções urinárias recorrentes, de acordo com a Sociedade Espanhola de Ginecologia e Obstetrícia (SEGO), aumentando a capacidade diurética do corpo.

Peixe fresco

 Peixe
Além de algas marinhas, outros frutos do mar, como peixes e frutos do mar, contribuem para aumentar nossa ingestão de iodo.

De todos os peixes, o bacalhau se destaca como um dos alimentos com o maior teor de iodo: 170 mcg por 100 g. Além disso, sua carne é rica em vitaminas B1, B2, B6 e B9, que permitem o uso de nutrientes energéticos (carboidratos, gorduras e proteínas).

Por outro lado, 150 gramas de cavala nos fornecem apenas 208 calorias e muitos benefícios para a nossa saúde. Entre eles, 255 mcg de iodo. Como outros pecados azuis, é rico em ácidos graxos ômega-3, que contribui para níveis mais baixos de colesterol e triglicerídeos no sangue e para cuidar da nossa saúde cardiovascular.

O atum é um dos peixes azuis mais comuns. da nossa cozinha e também com uma importante contribuição do iodo: 50 mcg por 100 g. Atrás estão a sardinha e a pescada, com níveis um pouco mais baixos, cerca de 30 mcg por 100 g

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5. O mexilhão

Este molusco é considerado uma jóia gastronómica, uma vez que é pobre em calorias mas contém muitas propriedades nutricionais tais como vitaminas, aminoácidos e minerais que são muito benéficos para a saúde. Entre seus minerais, seu alto teor de iodo, apenas 100 gramas deste molusco fornecem 130 mcg de iodo

. O frango

 Peito de frango
Entre as carnes, é o frango que contém a maior quantidade de iodo.

Dentro das carnes, o frango é um dos alimentos ricos em iodo que mais se destacam : 7 mcg por 100 g. Especialmente considerando que as principais fontes desse mineral são o peixe e o marisco

. Camarão e camarão

Rico em proteínas e vitaminas, os frutos do mar também são uma ótima fonte de obtenção de iodo que precisamos tanto para o nosso corpo. Um dos melhores a este respeito é camarão ou camarão (menor em tamanho), capaz de fornecer 35 mcg em menos de 100 gramas.

Estes são apenas alguns exemplos de alimentos ricos em iodo que você pode facilmente incorporar em sua dieta. dieta Lembre-se sempre não exceder as recomendações diárias

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