A soja é uma leguminosa rica em proteínas e pobre em gordura saturada, mas há pessoas que têm intolerância, alergia ou simplesmente não gostam. Para aqueles que não o querem ou podem consumir existem alternativas igualmente válidas. É melhor não manter um, mas variar para obter benefícios adicionais. Algumas dessas alternativas também são ricas em proteínas e outras são usadas de maneira semelhante na culinária.

1. Seitan

É certamente a alternativa mais conhecida à soja. O seitan é basicamente feito de glúten de trigo e é rico em proteínas . É uma boa alternativa à carne e pode ser obtida em blocos ou em bifes prontos. Se você se atreve, pode fazê-lo em casa sem grandes dificuldades. Obviamente, não é adequado para pessoas com doença celíaca ou sensibilidade ao glúten.

2. Leguminosas

Outra alternativa muito válida e muito econômica são as leguminosas. Eles têm uma incrível capacidade de saciar e são ricos em proteínas. Você tem muitas variedades para escolher: o grão-de-bico tradicional, feijão branco, pintas e feijão preto, lentilhas marrons, amarelas ou laranja.

Leguminosas podem ser usadas em várias preparações (em hummus, em cremes, refogados e cozidos, em saladas, fermentadas na forma de tempeh, para fazer hambúrgueres de legumes …) e podem ser combinadas com cereais, legumes e sementes ou nozes … Deixe sua imaginação voar e experimentar. [19659006Apropósitoosamendoinstambémpertencemaogrupodeleguminosasevocêpodeadicioná-losamuitospratosoucomê-loscomolancheentreasrefeições;émelhorquevocêlhesdêalgunsminutosnoforno

3. Outros leites vegetais

O leite de soja não é o único leite vegetal. Existem leites de amêndoas, castanha de caju, aveia, coco, arroz, espelta, avelã, etc. Você pode comprá-los (consulte a lista de ingredientes e comprar produtos que não contêm açúcares adicionados) ou você mesmo; É simples e impreciso para utensílios de cozinha sofisticados.

4. Queijos veganos

Para todos aqueles que querem alternativas ao queijo e ao tofu tradicionais, existem muitas alternativas veganas. Os queijos veganos podem ser feitos a partir de nozes, como castanha de caju ou amêndoas. Existem muitas receitas para fazer em casa, você verá que seu sabor o convencerá imediatamente.

5. Jaca ou jaca

Jaca ou jaca pode ser uma das alternativas menos conhecidas à soja, embora comece a sombrear o tofu. A jaca é a maior fruta do mundo, pode atingir 90 centímetros e pesar entre 30 e 50 quilos. Na Ásia, "todo" dessa fruta é usada. É muito rico em fibras e com poucas calorias e pode ser usado como substituto da carne em muitos pratos (mas não fornece proteínas). Você pode encontrá-lo em supermercados asiáticos, normalmente pré-cortados e já embalados.

6. Além da carne

Se você é alérgico à soja e tem dificuldade em resistir à textura e ao sabor da carne, todos os dias há mais preparações vegetais que imitam suas qualidades. Além dos produtos de carne, por exemplo, não contêm soja e fornecem até 20 g de proteína por porção. Você pode encontrá-lo na forma de hambúrguer ou salsicha.

7. Nozes e sementes

Embora o tofu e o tempeh sejam boas fontes de proteína, existem outros alimentos que também os fornecem, como nozes e sementes. Amêndoas, nozes, castanha de caju e sementes como chia, abóbora, girassol ou cânhamo são especialmente ricos em proteínas, que também fornecem gorduras saudáveis. Você pode adicioná-los a pratos como saladas ou comê-los entre as refeições

8. Tremoços

Embora pertençam a leguminosas, nós os separamos porque eles permanecem grandes estranhos para muitas pessoas. Eles têm um sabor levemente adocicado e são uma ótima alternativa à soja. Além do baixo teor de gordura, eles não têm glúten e são ricos em fibras.

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