Às vezes, as circunstâncias da vida nos afetam muito. Você se perdeu no caminho para alcançar a paz interior? Apresentamos 7 etapas que você pode seguir para recuperá-lo.

 7 chaves para alcançar a paz interior

 Elena Sanz

Revisado e aprovado por a psicóloga Elena Sanz em 16 de novembro de 2021 .

Última atualização: 16 de novembro de 2021

O design de nossa sociedade atual parece o que é incompatível para alcançar a paz interior. Viver sem stress, sem preocupações, sem ansiedade ou sem perturbações emocionais parece uma utopia . No entanto, com algum empenho e esforço, você pode alcançar uma harmonia interna para enfrentar os acontecimentos ao seu redor.

Há alguns mal-entendidos quando alguém pensa em alcançar a paz interior. Os preconceitos podem impedi-lo de atingir esse objetivo, ou, em qualquer caso, abandoná-lo no meio do caminho . No final deste artigo, mostraremos alguns erros comuns que você deve evitar, mas antes disso apresentaremos 7 chaves para alcançar a paz interior.

7 passos para alcançar a paz interior

Existem muitas maneiras de alcançar a paz interior. Paz. Na verdade, a recomendação inicial é que as pessoas percorram várias estratégias até encontrarem aquela que melhor se adequa aos seus objetivos . Como referência, você pode considerar as seguintes etapas:

1. Pratique a meditação

Muitas pessoas só alcançam a desconexão total durante a meditação. Esta é uma prática mais difícil do que parece.

Em geral, quando as pessoas pensam em meditação, associam paz interior ao mesmo tempo. A relação não é fortuita, uma vez que estudos e pesquisas apóiam a meditação como um mecanismo ideal para promovê-la.



Podemos definir paz interior como o estado em que você está mentalmente calmo . Da mesma forma, esse estado permite que você lide com os desequilíbrios emocionais que você enfrenta no dia a dia. Você pode assimilar tudo isso através da meditação, por isso deixamos algumas idéias.

Você pode optar por fazê-lo em casa ou escolher uma sessão com várias pessoas. Como veremos adiante, e com o objetivo de fortalecer suas relações sociais, estas lhe trarão maiores benefícios. No entanto, você pode aprender as idéias básicas por conta própria e, em seguida, optar por uma experiência de sala de aula compartilhada.

2. Use a respiração a seu favor

As técnicas de respiração são usadas para assumir o controle em situações particulares. Um estudo publicado no International Journal of Yoga em 2018 descobriu que a prática desses exercícios tem um impacto positivo sobre o estresse. Além disso, melhora os parâmetros cardiovasculares dos indivíduos.



Os exercícios respiratórios são frequentemente associados à meditação. Embora possam ser desenvolvidos juntos, você também pode optar por praticá-los separadamente. Você pode fazer uso de uma respiração lenta e controlada para controlar a tensão e o estresse de um problema, para evitar que suas emoções e sentimentos se assustem.

O controle de suas emoções é essencial no momento de sua realização. a paz interior . Em última análise, para fazê-lo invadir sua vida, você deve evitar que as emoções o controlem. Você pode conseguir isso por meio da respiração, algo que também lhe trará outros benefícios para a sua saúde.

3. Defina limites em sua vida

Definir limites em sua vida é outra das etapas para alcançar a paz interior. É algo sobre o qual se fala muito hoje em dia, mas infelizmente é muito pouco praticado.

Por estabelecer limites, queremos dizer padronizar limites de comportamentos ou atitudes que você está disposto a tolerar. Tudo isso porque você aprendeu que eles não são saudáveis ​​para você e porque lhe causam inquietação.

Já mencionamos um na seção anterior: o estresse. Quando você acha que está perdendo o controle, ou um pouco antes de bater, é hora de colocar seus exercícios de respiração em prática. Você definiu um limite para o quanto pode tolerar, pois sabe que, se cruzar essa linha, poderá dar lugar à falta de controle.

Isso não se aplica apenas a emoções como ressentimento, ódio ou ressentimento; mas para tudo na vida . Por exemplo, para o tratamento que os outros lhe professam, o nível de trabalho que você pode suportar, o tempo de seus momentos de lazer e outros.

4. Abrace a atenção plena

Você certamente já ouviu falar sobre a atenção plena dezenas de vezes. Também conhecido como atenção plena consiste em estar ciente do momento presente. Dito desta forma parece muito fácil, mas a verdade é que se baseia em ideias filosóficas e espirituais muito complexas.

A atenção plena é um estado que permite alcançar muitas coisas, incluindo tranquilidade, relaxamento e paz. Na verdade, e de acordo com os especialistas, a atenção plena é um dos caminhos mais seguros para alcançar a paz interior . Não é algo que você apenas assimila, mas no que você deve trabalhar para alcançá-lo. Deixamos vocês com algumas idéias:

  • Deixe o passado no passado. Não deixe que seus erros e decisões passadas afetem negativamente seu presente.
  • Assuma um compromisso com sua vida.
  • Dirija sua vida de acordo com as coisas que lhe trazem mais satisfação e prosperidade.
  • Esteja ciente do importância de se valorizar.
  • Não condicione sua vida pelo que os outros pensam.
  • Reflita sobre suas ações e comportamentos. Certifique-se de coletar um ensinamento de cada.
  • Não tente impor seu modelo de pensamento aos outros.
  • Pratique a escuta reflexiva.
  • Cuide de seu corpo e de sua mente igualmente.

exemplo de como você pode integrar a atenção plena em sua vida. É um processo completo, que também pode ser abordado de diferentes ângulos.

5. Evite culpar-se excessivamente

São muitas as situações em que assumimos totalmente a carga emocional sem levar em conta a nossa estabilidade.

É muito bom que reflita sobre o que disse ou fez, e que consegue colher ensinamentos. Mas uma coisa muito diferente é que você está constantemente procurando desculpas para se culpar. Os especialistas concordam que fazer isso pode fazer você assimilar uma atitude de vítima, o que o expõe à experiência de abusadores e manipuladores.

Você não é culpado dos erros dos outros, nem do que eles dizem ou fazem Você é apenas responsável por suas ações, que deve sempre assumir com base no pensamento crítico. Aceitar acriticamente a responsabilidade pelo que os outros fizeram aponta na direção oposta de alcançar a paz interior.

6. Não reprima as emoções

Alcançar a paz interior não implica priorizar suas emoções positivas enquanto reprime as negativas. Na verdade, essa divisão clássica é turva e só dá lugar às emoções. Porque, com efeito, o ser humano possui um repertório de emoções que são igualmente importantes para ajudá-lo a enfrentar uma ou outra situação.

O problema é quando você força sua paz interior por meio de emoções como a alegria e lhe dá o todo de volta para os outros como raiva. Já falamos sobre a importância de expressar suas emoções a tempo, pois suprimir uma sensação sempre desencadeará consequências negativas para o futuro.

É uma coisa muito diferente suprimir uma emoção e outra saber como controlá-la. . Não tenha vergonha de desenvolver uma emoção. Eles se manifestam em um contexto que o desencadeia. O que você deve fazer é controlá-lo e evitar que ele controle você. Em suma, você deve chorar quando tiver vontade de chorar; mas não chore o dia todo .

7. Aprenda a perdoar

Hoje, o perdão é distribuído gratuitamente. As pessoas dizem verbalmente que perdoam alguém quando, na realidade, o ressentimento e o ressentimento inundam sua alma. É fácil perdoar alguém com sinceridade? Claro que não . Requer muita força, maturidade e humildade; Mesmo assim, pode demorar muito.

Aprender a perdoar exige então muito empenho, mas poderá apreciar os seus frutos em diferentes contextos da sua vida. Você nunca será capaz de ter paz interior se dentro de você nutrir suspeitas em relação a alguém, então você deve deixar de lado o que aconteceu e se concentrar no agora.

Erros ao alcançar a paz interior

Como prometemos inicialmente, existem muitos erros ou mal-entendidos quando se trata de alcançar a paz interior. Escolhemos quatro dos mais frequentes e iremos discuti-los para você:

  • Acreditar que você nunca será capaz de ficar com raiva: alcançar a paz interior não significa estar sempre feliz ou em um estado de graça. Nada está mais longe da realidade. Somos seres humanos e, portanto, manifestamos todo um espectro de emoções. Como já apontamos, o segredo é controlá-los e nunca escolher a repressão. Não há nada de errado em ficar com raiva de uma situação que o faz se sentir assim.
  • Pensar que você estará no auge da felicidade: alcançar a paz interior não está, em princípio, relacionado à felicidade. É uma das maneiras de chegar lá? Pode ser, tudo depende do que você considera felicidade e do que o faz feliz.
  • Agindo à parte das pessoas ao seu redor: é uma tarefa infrutífera fingir que você pode ter paz interior quando todos ao seu redor você está em guerra. A sua estabilidade depende da deles, por isso é uma boa ideia mediar para que também trabalhem na sua própria paz.
  • Não leve isso a sério: ou seja, leve-o como um jogo, uma moda ou algo que pode ou não funcionar. Alcançar a paz interior não é algo que pode ajudá-lo, é algo de que você precisa . Se você mantém uma tempestade de caos dentro de você, você realmente acha que isso não afetará quem você é do lado de fora?

Com esta última reflexão, esperamos tê-lo ajudado em seu caminho para forjar sua paz interior. Siga as etapas que descrevemos e sinta-se à vontade para incluir muito mais. Lembre-se de que cada processo é diferente, portanto, você deve encontrar o que realmente lhe dá a tranquilidade que está procurando.

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