Existem maneiras simples de melhorar a dieta para evitar varizes quando o risco de desenvolvê-las aumenta. Embora existam vários fatores que afetam essa condição, a nutrição adequada melhora a circulação para evitar que se tornem crônicas.

As varizes são veias arroxeadas e volumosas que geralmente se desenvolvem nas extremidades inferiores do corpo. Ocorre quando as válvulas unidirecionais são enfraquecidas, responsável por regular a passagem constante do fluxo sanguíneo.

Embora muitos considerem um problema estético simples, eles podem ser o sinal de distúrbios da circulação, retenção de fluidos e doenças inflamatórias . Felizmente, pode ser significativamente melhorado apenas fazendo melhores escolhas alimentares.

Como melhorar a dieta para prevenir varizes

Em uma dieta para prevenir varizes, sugere-se aumentar a ingestão de alguns alimentos que promovem a circulação . Da mesma forma, procura controlar o consumo total de calorias, uma vez que menor índice de massa corporal é crucial tanto para evitá-los como para reduzi-los .

Outro de seus objetivos é ajudar a controlar processos inflamatórios do organismo, cuja alteração pode detonar essa condição. Além disso, isso permite reduzir a pressão nas pernas que controla sintomas como peso e dor. O que você deve considerar?

Leia este artigo: Aprenda a aliviar a dor e o peso nas pernas

1. Aumentar o consumo de ômega 3

Alimentos que fornecem ácidos graxos ômega 3 têm um efeito benéfico sobre a dieta para prevenir varizes. Devido à sua capacidade de limpar as artérias, são ideais para reativar a circulação, diminuir o colesterol e evitar possíveis obstruções .

Estas gorduras saudáveis ​​controlam o excesso de inflamação e ajudam a manter uma boa saúde cardiovascular. Embora o corpo não os produza por conta própria, pode ser obtido a partir de alimentos saudáveis, como peixes azuis, nozes e sementes . Ingerir mais alimentos com fibra

Alimentos ricos em fibras são aliados para diminuir os níveis de colesterol e otimizar a circulação. Por outro lado, reduzem a constipação, de modo que não há dificuldades devido à pressão que ocorre devido às dificuldades para defecar.

Para controlar o aparecimento de varizes, o consumo diário de fontes de fibras tais como:

  • Frutas e legumes frescos
  • Legumes (lentilhas, grão de bico, feijão, etc.)
  • Nozes e sementes
  • Cereais integrais
  • Trigo de quinino e sarranceno

3. Consuma mais ácido fólico

Os alimentos que contêm ácido fólico ajudam a reduzir a homocisteína, um elemento que causa danos às paredes arteriais. O ácido fólico também previne o aparecimento de trombos, um distúrbio crônico que afeta as doenças varicosas e cardiovasculares .

Esse nutriente é obtido naturalmente por vegetais verdes como espinafre, aspargos e repolhos . Outras opções incluem levedura de cerveja, grãos integrais e nozes

. Aumentar a dose de vitamina E

Um dos nutrientes essenciais em uma dieta para prevenir varizes é a vitamina E. Este conhecido antioxidante, presente em alimentos como abacate e azeite, favorece a decomposição de lipídios no sangue e otimiza a circulação .

Descubra: Aumentar o consumo de vitamina E, incluindo estes 6 alimentos em sua dieta

5. Incluir ingredientes diuréticos

Os ingredientes diuréticos têm a capacidade de estimular a remoção de líquidos retidos para reduzir a sobrecarga das pernas. Portanto, sua inclusão na dieta favorece o alívio das varizes e previne outras doenças associadas à má circulação .

Alguns diuréticos naturais são:

  • Parsley
  • Abacaxi
  • Alcachofra
  • Cavalinha
  • Limão
  • Pepino
  • Mirtilos

6. Limitar a ingestão de sal

Manter uma dieta rica em sódio é um dos fatores que aumenta o risco de varizes. De fato, o excesso desta substância afeta o edema e a hipertensão arterial . Por isso, é essencial limitar sua ingestão e procurar alternativas saudáveis.

O sal não está presente apenas em preparações caseiras; É essencial identificá-lo em produtos comerciais para consumo regular. Podem ser usadas especiarias e ervas saudáveis, como orégano, tomilho, alho e açafrão.

Ingerir mais bebidas saudáveis ​​

 Água com limão e semente de linhaça

Tanto a água como as bebidas saudáveis ​​complementam os efeitos da dieta para prevenir varizes. Uma assimilação adequada de líquidos ajuda a equilibrar os processos inflamatórios e promove fluxo sanguíneo adequado pela regulação dos fluidos nos tecidos .

Pequenas notas varicosas nas pernas? Você se sente pesado e formigando? Então tenha em mente essas dicas dietéticas. Além disso, tente fazer atividade física regular, que é um dos melhores hábitos contra esse problema.

Comentarios

comentarios