Ao atingir a idade de 40 anos o corpo humano começa a fazer certas alterações, nos homens começa a ficar evidente a perda de cabelos ou a presença de cabelos grisalhos por todo o corpo, há uma deterioração da massa muscular e nas mulheres começa a perimenopausa, e o metabolismo fica um pouco mais lento, por isso é muito importante manter a nutrição de acordo com as mudanças que ocorrem com a idade.

Devido a essas mudanças enfrentadas durante e após os 40 anos de idade, é necessário ter uma nutrição melhor. Estas são 7 dicas nutricionais para pessoas com mais de 40 anos que devem ser levadas em consideração.

1. Cuidando da gordura

As gorduras são um tipo de nutriente obtido nos alimentos, embora em excesso seja prejudicial e cause hipertensão juntamente com outros problemas, o consumo diário é inescapável, uma vez que eles oferecem energia ao corpo.

É aconselhável consumir gorduras em 30% das calorias diárias que derivam na maioria dos ácidos graxos monoinsaturados e poliinsaturados, e não devem ser excluídas da dieta diária, pois essas gorduras mantêm o colesterol estável.

Isso será de grande ajuda para o coração, as artérias, o aumento de energia e retardar a perda de colágeno. Maior cuidado deve ser tomado com gorduras saturadas, uma vez que elas não são saudáveis,

2. Nutrientes necessários nesta idade

  • Proteína : Devido a uma dieta pobre, pular refeições e o consumo de alimentos como sorvete ou sorvete e muffins entre outros alimentos, é provável que você tenha certas deficiências. Proteína ajuda a mantê-lo cheio e fornece benefícios para que você possa fazer e manter a queima de calorias. " Estudos recentes sugerem que, no mínimo, precisamos de 60 a 70 gramas de proteína por dia ." Obtenha sua cota diária comendo frango, peixe, ovos, feijão, tofu e produtos lácteos com baixo teor de gordura, se você for intolerante à lactose. Também é ideal para comer peito de frango, de preferência, sem pele, só tem um grama de gordura saturada, enquanto a pele contém 17% de gordura, também fornecem proteínas para ajudar a controlar o peso, aumentando a construção muscular, o O frango é um substituto muito bom para a carne vermelha.
  • Potássio : Seus músculos e coração precisam que ele funcione corretamente. Mas a maioria das mulheres de 40 anos recebe menos da metade do valor recomendado. Consumir duas xícaras de frutas (uma maçã, uma banana e um iogurte natural com morangos frescos) e duas e meia xícaras de legumes por dia (uma salada onde você incluir brócolis diariamente) fornece todo o potássio que você precisa.
  • Omega-3 gorduras : Estas gorduras saudáveis ​​podem aumentar o nível de serotonina, uma substância química que estimula o bom humor. É indispensável nessa idade, já que as mulheres são particularmente suscetíveis à depressão nessa idade. Salmão e atum são a melhor fonte, mas você também pode obtê-lo a partir de nozes, sementes de linhaça moídas e azeite de oliva.

3. Suficiência de água potável

É aconselhável substituir as bebidas doces, com gás e luz pela água, uma vez que o gás acelera o processo de osteoporose e refrigerantes, incluindo refrigerantes diet, não são saudáveis ​​para o corpo. Sempre a melhor opção é o que a natureza nos fornece, e a água é uma delas.

Linhaça na dieta ” width=”660″ height=”440″ />

A linhaça tem fibras e gorduras saudáveis ​​que estabilizam o nível de açúcar no sangue, e graças às suas propriedades ajuda a mulheres que reduzem os sintomas das alterações hormonais produzidas pela menopausa

5. Fibra e nozes

É importante incluir fibras como a aveia na dieta, o que ajuda a nivelar antioxidantes e colesterol, enquanto previne a arteriosclerose.

Também é recomendado incluir frutas como cerejas que previnem doenças como gota e artrite ou nozes, como amêndoas que melhoram o colesterol e previnem o diabetes. Outra opção é nozes que são ricas em ômega 3, dão uma sensação de plenitude por mais tempo e ajudam o cérebro

. O ideal quando temperar

Para o apimentado o mais adequado é a capsaicina, pois é capaz de regular a glicose no sangue, além de ajudar na queima de gordura depois de comer.

Falando de condimentos doces, a canela ajuda reter o colesterol no sangue, o que beneficia o coração, por isso é um dos condimentos mais recomendados

. Peixes azuis

Peixes azuis, gordurosos ou semi-gordurosos, são ricos em ácidos graxos ômega-3, que aumentam o bom colesterol e protegem contra arteriosclerose, má circulação, doenças cardíacas, fluidizam o sangue, o que melhora a circulação, por outro lado, tem gorduras saudáveis ​​que o fazem agir como um antiinflamatório e vasodilatador.

É importante lembrar que, para se manter completamente saudável (ou pelo menos tentar), atividades esportivas devem ser realizadas para ajudar o corpo a permanecer ativo. Não é necessário passar 3 horas na academia, atividades básicas como 15 minutos de caminhada, exercícios aeróbicos permitirão que os músculos recebam oxigênio e o cérebro libere endorfinas, que elevam o estado de espírito de maneira considerável e quase extraordinária. Por outro lado, recomenda-se evitar vícios como o alcoolismo e o tabagismo, cujos efeitos se tornam mais visíveis após os 30 anos de idade.

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