O Uma boa saúde do coração na velhice depende, em grande medida, de tomar as decisões corretas. Evitar hábitos prejudiciais e, em vez disso, adotar estilos de vida saudáveis ​​são a melhor opção para manter o coração pronto.

Última atualização: 15 de julho de 2021

Coração a saúde na velhice é uma questão fundamental. Estima-se que até 84% das pessoas com mais de 65 anos morrem de problemas cardíacos . Na verdade, as doenças cardíacas são a principal causa de morte no mundo.

Com o passar dos anos, a fisiologia do coração sofre mudanças negativas . Além disso, um número significativo de idosos tem outras doenças. Isso implica certas dificuldades, uma vez que as doenças cardíacas adquirem características diferentes e muitas vezes não respondem aos tratamentos convencionais.

A isso se acrescenta o fato de não haver muitas pesquisas sobre a saúde cardíaca na velhice . A maioria dos estudos concentra-se em pessoas de outras idades. Portanto, não há evidências de que os resultados e recomendações dessas investigações sejam aplicáveis ​​aos idosos.

Como a função do coração muda com a velhice?

Durante a velhice, há algumas mudanças no coração, como uma perda de elasticidade de suas artérias centrais.

O coração é um músculo que cumpre a função de bombear sangue para o corpo . O lado direito força o sangue a fluir para os pulmões para coletar oxigênio. O lado esquerdo coleta o sangue oxigenado e o envia por todo o corpo através das artérias.

Este fabuloso órgão também possui um sistema elétrico que controla os batimentos cardíacos e coordena o movimento da parte superior (átrio) e inferior (ventrículo ) À medida que o corpo começa a envelhecer, geralmente ocorrem alterações no coração e nos vasos sanguíneos.

Entre as alterações mais significativas em idades avançadas estão as seguintes:

  • O coração aumenta de tamanho . O mesmo acontece com as câmaras cardíacas.
  • As artérias centrais são menos elásticas . Isso ocorre porque há uma quantidade maior de colágeno nas paredes arteriais.
  • A freqüência cardíaca é menor . É devido ao fato de que o sistema de condução sofre de fibrose progressiva com a idade. Isso leva ao fato de que os exercícios não aumentam a frequência cardíaca, como ocorre em jovens.
  • A pressão arterial flutua mais com as mudanças na posição do corpo.
  • Os medicamentos têm maior risco potencial para promover interações inadequadas ou efeitos adversos que afetam vários órgãos, incluindo o coração.

7 dicas para manter uma boa saúde cardíaca na velhice

Não há razões que impeçam uma boa saúde cardíaca na velhice . Embora ocorram mudanças fisiológicas desfavoráveis ​​com a idade, a verdade é que um estilo de vida saudável funciona como um contrapeso. Existem maneiras de manter um coração saudável em qualquer idade e as seguintes são algumas delas.



1. Atividade física

Praticar exercícios regularmente é a regra de ouro para manter a saúde do coração na velhice . O melhor a fazer é conversar com seu médico para que ele indique qual é o exercício mais conveniente. O mais aconselhável é fazer atividade física todos os dias, somando um total de 150 minutos por semana.

2. Parar de fumar

O uso de tabaco é a principal causa de morte evitável. O tabaco aumenta os danos às paredes das artérias . Por sua vez, parar de fumar, independentemente da idade, diminui o risco de doenças cardíacas, derrame e câncer com o tempo. A boa notícia é que o corpo faz esse trabalho de conserto por conta própria apenas parando de fumar.

3. Uma dieta saudável e regulação do peso

É indicado para reduzir o consumo de gorduras trans e gorduras saturadas, bem como açúcares refinados e sal . Ao mesmo tempo, coma muitas frutas e vegetais ricos em fibras, além de proteínas saudáveis, como aves e peixes sem pele. Manter um peso saudável é muito importante para evitar problemas de saúde cardíaca na velhice.

4. Mantendo os fatores de risco sob controle

Três dos fatores que afetam negativamente a boa saúde do coração são: níveis elevados de colesterol, açúcar no sangue e pressão arterial . Todos eles devem ser controlados, pois por si próprios causam doenças, mas também constituem fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardíacas.

5. Regular o consumo de álcool

O álcool tem um impacto negativo na boa saúde do coração na velhice. É indicado que as mulheres tomam apenas uma bebida por dia e os homens duas . Cada bebida é equivalente ao seguinte, dependendo da graduação alcoólica:

  • 12 onças de cerveja ou refrigerante de vinho (cerca de 350 centímetros cúbicos).
  • 8 a 9 onças de licor de malte (230-270 centímetros cúbicos). [19659039] 5 onças de vinho branco ou tinto (cerca de 150 centímetros cúbicos).
  • 1,5 onças de licor destilado, como gim, rum, tequila, etc. (aproximadamente 45 centímetros cúbicos)

6. Controlando o estresse

O estresse é o inimigo da saúde física e mental . A melhor maneira de dissipá-lo é por meio de caminhadas ao ar livre, exercícios, práticas de relaxamento, boa conversa, hobbies, etc. Uma mente calma geralmente produz um corpo saudável.

7. Faça check-ups regulares

É importante ir ao médico regularmente para fazer check-ups. Existem condições ou patologias que não apresentam sintomas muito óbvios ou pronunciados. Além disso, qualquer doença é muito mais controlável se detectada nos estágios iniciais . Tudo isso só pode ser alcançado com visitas regulares ao médico.



Sintomas comuns de um problema cardíaco

A aterosclerose é uma das principais causas de doença cardíaca.

A doença cardíaca é causada pelo acúmulo de placas, ou depósitos de gordura, nas paredes das artérias coronárias . Este é um processo que leva vários anos e é conhecido como esclerose. Quando isso ocorre, há menos espaço para o sangue fluir adequadamente e levar oxigênio ao coração.

A aterosclerose enfraquece o coração e reduz sua capacidade de bombear sangue . Se a placa se acumular excessivamente, obstruir ou romper, pode causar um ataque cardíaco ou angina. Os principais sintomas das doenças cardíacas são:

  • Fraqueza ou tontura.
  • Sensação de desmaio .
  • Náusea ou vômito.
  • Dificuldade em recuperar o fôlego .
  • Sensação de plenitude ou indigestão.
  • Dor ou pressão persistente no peito.
  • Dor incomum no pescoço, ombros ou costas.
  • Sudorese.
  • Batimento cardíaco irregular .
  • Tontura e confusão.
  • Formigamento ou confusão. dormência no pescoço, mandíbula, ombros, braços ou costas .
  • Edema no pescoço, estômago, pernas, tornozelos ou pés.
  • Capacidade reduzida de exercícios.
  • Dor no peito durante a atividade física , que desaparece com o repouso.
  • Cansaço ou fadiga.

É importante ir ao médico se houver palpitações ou se for percebido um ritmo estranho no coração. Isso é mais necessário se, além disso, houver sintomas como tonturas, fraqueza, sensação de desmaio, etc.

Um estilo de vida saudável previne doenças cardíacas

Há um risco maior de problemas cardíacos na velhice. Pela mesma razão, durante esta fase da vida, um estilo de vida saudável é mais decisivo . O mais sensato é prevenir doenças e manter aquelas que ocorrem sob controle.

Em uma idade avançada, todos os sintomas podem ser relevantes . Por isso, é melhor ficar em contato próximo com seu médico e discutir sensações incomuns ou visíveis. Da mesma forma, siga seu conselho para que os anos dourados sejam mais plenos.

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