Manter uma dieta saudável para o coração é um dos hábitos que previne transtornos como hipercolesterolemia e hipertensão. Embora seja sabido que existem vários fatores que afetam esses problemas, a nutrição é crucial para mantê-los sob controle.

A grande desvantagem é que muitas pessoas minimizam e continuam a comer uma dieta rica em gordura, sódio e outros compostos prejudiciais. . Além disso, devido à ausência de sintomas, a maioria deles leva tempo para saber que estão doentes .

No entanto, não é necessário esperar para desenvolver uma patologia específica para começar a fazer melhores escolhas alimentares. Nesta oportunidade, queremos compartilhar 7 recomendações importantes para começar a cuidar da saúde do coração através da dieta .

Dicas para uma alimentação saudável para o coração

é melhor fazer modificações graduais, adicionando os alimentos recomendados .

Da mesma forma, é conveniente aprender e implementar alguns hábitos que melhorem a efeitos da dieta. Assim, sem ter que fazer regimes restritivos, é possível começar a melhorar a saúde cardiovascular naturalmente . Tome nota!

Leia este artigo: 8 alimentos que fornecem fibras

1. Consuma mais frutas e legumes

As frutas e verduras são os protagonistas de uma dieta saudável para o coração. Devido à sua alta concentração de vitaminas, minerais e fibras alimentares, acaba por ser aliados para limpar artérias e diminuir os níveis elevados de colesterol .

Eles também têm um efeito anti-inflamatório e antioxidante que ajuda a minimizar os efeitos negativo de radicais livres. Sua ingestão diária melhora a circulação e diminui o risco de pressão alta, doença coronariana e ataques cardíacos . Escolha grãos integrais em vez de refinados

Em vez de consumir grãos refinados, é melhor optar por alternativas integrais. Embora o sabor varie um pouco, eles são mais saudáveis ​​porque retêm todas as suas fibras e nutrientes essenciais, como vitaminas B e E e potássio e ferro

Alimentos como aveia, trigo integral e centeio são uma fonte energia importante para o organismo . Portanto, além de cuidar da saúde do coração, eles também apoiam o metabolismo e diminuem os níveis elevados de glicose no sangue.

3. Optando por gorduras saudáveis ​​

O consumo excessivo de gorduras saturadas e trans é um dos desencadeantes de doenças do sistema cardiovascular. Para evitá-los sem suprimir todas as gorduras da dieta, o ideal é optar por "moninsaturados" ou "poliinsaturados"

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<p> Fontes como azeite, óleo de canola ou sementes fornecem lipídios Alimentos saudáveis ​​que ajudam a minimizar os níveis de colesterol. O consumo de peixe azul e abacate, que contêm ácidos graxos ômega 3, também é recomendado. </p>
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Escolha fontes de proteína com baixo teor de gordura

A assimilação adequada de proteínas pode proporcionar muitos benefícios na dieta saudável para o coração. Embora esse nutriente esteja associado ao ganho de massa muscular, na verdade tem outras funções importantes na saúde metabólica e cardíaca .

Agora, o ideal é obtê-lo a partir de cortes magros de carne e alimentos vegetais . Por seu turno, opções como carne vermelha, salsichas e produtos lácteos não são tão recomendadas. Em vez disso, seria bom comer peixe, frango, legumes e nozes . Limite a ingestão de sódio

 Coma sal para baixar a pressão arterial

Alimentos que contêm muito sal, incluindo os enlatados e processados, são inimigos da saúde do coração. O excesso de sódio pode desencadear problemas como a retenção de líquidos, que por sua vez causa hipertensão .

Um adulto não deve consumir mais do que 2.300 mg de sódio por dia; De fato, para satisfazer as necessidades do corpo, basta tomar 1500 mg por dia. Uma estratégia para minimizar sua ingestão é usar ervas e especiarias para dar sabor aos pratos .

6. Controlar o tamanho das porções

A quantidade de comida é tão importante quanto a sua qualidade. Mesmo se você comer alimentos saudáveis, é essencial moderar as porções de cada prato. Por essa razão, uma dieta saudável do coração propõe cinco refeições por dia : três refeições principais e dois lanches.

Uma boa opção é usar pratos ou tigelas pequenas como uma ajuda para comer apenas o necessário. Também tenha em mente que as rações de frutas e vegetais devem ser superiores às de carne e cereais.

Descubra: 10 razões pelas quais todos devem evitar o consumo de refrigerantes

7. Evite bebidas açucaradas

O consumo excessivo de bebidas açucaradas e outras fontes de açúcar refinado podem causar distúrbios que afetam problemas cardíacos. Portanto, eles devem evitar a todo custo a dieta, optando por alternativas naturais como água ou suco .

Você tem fatores de risco para doenças cardíacas? Em caso afirmativo, ou se você simplesmente se preocupa com seu coração, siga todas estas dicas para ter uma dieta de melhor qualidade.