Quando o calor do verão chega existem muitas armadilhas de dieta à espreita. Você pode ter se pego comendo vários sorvetes em um dia particularmente quente, ou uma cerveja depois do trabalho se tornou um hábito. São duas das coisas em que não convém cair.

1. Um sorvete em cada canto

Claro, o verão é a estação do sorvete. Mas se você se refrescar na sorveteria todos os dias, notará rapidamente as calorias extras.

Demasiado sorvete em sua dieta também não é ideal para sua saúde. Apesar de ser tão gostoso tem um alto teor de gordura e açúcar, que podem aumentar a inflamação e estressar o sistema cardiovascular.

Se você decidir por um sorvete, é melhor que seja um sorvete de frutas, porque é feito sem creme e sem ovos, mas não deixa de ser uma bomba de açúcar.

Os pólos são a solução? Infelizmente, também não, porque têm muito açúcar, corantes e aromatizantes. Isso não significa que sorvete é tabu no verão, apenas isso você deve apreciá-lo conscientemente e não todos os dias.

Se fizer o seu próprio gelado em casa pode decidir a quantidade de açúcar e escolha apenas ingredientes naturais. Certamente será mais saudável do que qualquer versão comercial.

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2. Excesso de frutas

A fruta é saudável, leve e o alimento perfeito para o verão. No entanto, você não deve exagerar com morangos, melancias e outros. Afinal, a fruta fornece açúcar, mesmo sendo a fonte mais saudável por ser acompanhada de fibras, água e micronutrientes. Não é altamente recomendável consumir mais de 5 peças por dia (cerca de 500 g no total).

O limite individual pode ser alcançado rapidamente se tiver, por exemplo, um smoothie com banana no café da manhã, uma salada de frutas com requeijão no almoço, um mix de trilha com passas no lanche e melancia na sobremesa à noite.

3. Esqueça a proteína

Não é nenhum segredo que sem proteína, reconstruir e manter os músculos, órgãos e tecidos do corpo se torna difícil. Mas no verão, muitos negligenciam esse nutriente em sua dieta, porque com a ideia de comer mais leve e fresco esquecemos os pratos que consumimos no resto do ano que são ricos em proteínas, como os ensopados com leguminosas.

Com algumas dicas e truques, você pode obter energia e proteínas suficientes no verão:

  • Você pode tomar um shake frio com proteína vegetal em pó. Existem de boa qualidade, produzidos organicamente e sem aditivos.
  • Use tofu defumado em pratos frios.
  • Um punhado de nozes, como nozes ou castanha de caju, não pode faltar.
  • Saladas frias tornam-se um prato completo com grão de bico ou lentilha.

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4. Beba muitas cervejas

O calor, as esplanadas e o tempo livre convidam-nos a aumentar o consumo de cerveja e outras bebidas alcoólicas.

Lembre-se que o O álcool danifica o fígado, é rico em calorias e pode retardar o crescimento muscular. A água ainda é a melhor bebida do verão.

Por que o álcool é inadequado no verão?

  • Álcool estimula a transpiração.
  • Em altas temperaturas, o corpo reage mais rápido e mais intensamente ao álcool e problemas circulatórios são mais prováveis.
  • Álcool aumenta o risco de afogamento na praia, piscina ou rio.

Quer desfrutar de uma bebida saudável no verão? Experimente estes mocktails.

5. Beba bebidas muito geladas

Se não uma cerveja, pelo menos uma bebida fresca para vencer o calor. Este é outros erros do verão.

Não importa qual seja a temperatura externa, seu corpo sempre tenta permanecer na mesma temperatura. Se você beber água gelada, seu corpo produz calor para trazer o líquido à temperatura certa. O resultado é que você começa a suar e até perder líquidos. Exatamente o oposto do que você precisa para se hidratar e se refrescar.

Bebidas muito frias também podem irritar o estômago. Isso causa azia ou dor abdominal.

Portanto, é melhor tomar uma bebida à temperatura ambiente ou mesmo uma infusão quente. Bebidas quentes fazem com que os vasos sanguíneos se dilatem e o líquido pode ser melhor absorvido pelo organismo.

6. Arriscando-se com micróbios

O verão é a alta temporada para infecções gastrointestinais. As temperaturas quentes são o terreno fértil ideal para patógenos como a salmonela.

Eles são frequentemente transmitidos aos seres humanos através de alimentos contaminados ou estragados. Crianças, mulheres grávidas, idosos e pessoas com sistema imunológico enfraquecido correm um risco particular. Mas as infecções transmitidas por alimentos muitas vezes podem ser evitadas:

  • Preste atenção à cadeia de frio, especialmente para alimentos perecíveis. O ideal é ir às compras com bolsa térmica e compressas frias.
  • Não recongele. Por razões de segurança, uma vez descongelado, o produto não pode ser devolvido ao congelador.
  • Se você comer ao ar livre, retire rapidamente os restos de comida do sol e coloque-os de volta na geladeira.
  • Tenha cuidado com a maionese feita com ovos crus.Experimente a versão vegana (tofunesa), muito mais segura.

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7. Jantares pesados

Como os dias são longos e o calor cai à noite, somos tentados a comer tarde. Um jantar muito tarde (depois das 21:00) ou muito abundante vai ser pesado.

É melhor jantar cedo (entre as 19h e as 21h) e a preparação é simples, mas completa. Se você quer ideias, aqui estão 13 jantares saudáveis ​​e leves.