A perda de memória e a desorientação são dois dos sintomas mais desafiadores da fibromialgia. De repente, não saber onde você está pode levar a constrangimento ou até mesmo pânico. Aqui estão 6 dicas recomendadas por especialistas para prevenir e superar a névoa do cérebro causada por fibromialgia.

Às vezes nos esquecemos dos itens de mercearia ou os aniversários de entes queridos , mas para pessoas com fibromialgia, falhas de memória ocorrem com mais freqüência e podem ser mais graves.

Este distúrbio de dor crônica desencadeia um esquecimento súbito conhecido como "fibro nevoeiro" ou "névoa cerebral" " Ele altera o funcionamento cognitivo e leva à perda de memória ou outros problemas de processamento do pensamento, diz o especialista em fibromialgia Jacob Teitelbaum, MD, autor de vários livros sobre fibromialgia.

, mas está relacionado a desequilíbrios no sistema nervoso central de acordo com Associação Nacional de Fibromialgia e Dor Crônica e também a certos hormônios.

Os sintomas da fibromialgia também podem causar desorientação episódica: entre 30 e 90 segundos de não saber onde ele está ou para onde está indo, diz o Dr. Teitelbaum. Isso acontece em um terço das mulheres com fibromialgia, muitas vezes quando estão saindo de uma rodovia ou fazendo compras na mercearia, diz ele.

Tais problemas cognitivos podem fazer com que pacientes com fibromialgia tenham medo de estar desenvolvendo a doença. A doença de Alzheimer, mas os dois não estão relacionados, diz o Dr. Teitelbaum. "Névoa do cérebro pode fazer você perder suas chaves", explica ele. "Alzheimer faz você esquecer como usar uma chave." Mas você pode aliviar os sintomas da névoa do cérebro . Aqui estão 7 maneiras.

7 maneiras de superar a névoa do cérebro causada pela fibromialgia

1. Durma o suficiente

Os pacientes com fibromialgia geralmente começam o dia exaustos. Eles lutam para não cair e permanecer dormindo e muitas vezes sofrem de uma variedade de distúrbios do sono.

Fadiga diária provoca problemas cognitivos, diz Roland Staud, MD, professor de medicina no departamento de reumatologia da Universidade da Flórida. Assim, quanto mais você não dorme, mais sintomas de fibromialgia no cérebro você sofrerá.

Manter hábitos saudáveis ​​de sono também pode ajudá-lo a descansar melhor. Dr. Teitelbaum oferece estas dicas:

  • Coloque o relógio do quarto fora do alcance do seu braço e de volta para que você não possa vê-lo.
  • Tome um banho morno antes de ir para a cama.
  • Pule cafeína depois das 4 da tarde

2. Tome ribose suplementos

Ribose, um simples açúcar natural, desempenha um papel fundamental no metabolismo.

"Tudo o que melhora a produção de energia nas células ajuda as células do cérebro", diz Dr. Teitelbaum

Especificamente, a ribose é um componente do trifosfato de adenosina (ATP), considerado a molécula de energia do corpo. O ATP ajuda o corpo a usar nutrientes essenciais, como a vitamina B1, que são necessários para o bom funcionamento do cérebro, diz ele.

Ribose melhora a clareza mental em uma média de 30% em 203 pacientes após três semanas de uso , de acordo com um estudo de 2012 publicado em The Open Pain Journal . Energia também aumentou uma média de 61%, diz o Dr. Teitelbaum, um dos principais pesquisadores do estudo.

 combate nevoeiro cerebral com ribose

Os participantes também relataram um aumento de 37%. % no bem-estar geral, 29% de melhora no sono e 15% na dor.

Experimente: tome 5 gramas (g) de ribose três vezes ao dia (15 gramas no total) por três semanas

Em seguida, faça-o em 5 g duas vezes por dia, "embora você possa descobrir que 3 g duas vezes por dia é suficiente para evitar nebulosidade mental", diz o Dr. Teitelbaum.

os suplementos podem ajudar na saúde mental e aliviar os sintomas da fibromialgia.

3. Exercício

O exercício pode fazer seu cérebro crescer fisicamente. O exercício aumenta os lados direito e esquerdo do hipocampo, a parte do cérebro envolvida na memória, de acordo com um estudo de 2011 da Universidade de Illinois

.

"O aumento do fluxo sanguíneo que ocorre quando a nossa coração bombas mais rápido melhora a concentração, aprendizagem e memória ", diz Marie Pasinski, MD, neurologista no H Hospital Geral de Massachusetts professor da Harvard Medical School e autor de Beautiful Brain, Beautiful You (Hyperion).

Comece devagar, a Clínica Mayo sugere: talvez apenas 15 minutos de caminhada por dia, trabalhando gradualmente até 30 ou 60 minutos.

Tente também atividades aeróbicas de baixo impacto: natação, ciclismo ou hidroginástica. Pode ser útil trabalhar com um fisioterapeuta experiente no treinamento de pacientes com fibromialgia.

Mantenha-se ativo durante todo o dia também. "Aumentar o ritmo cardíaco tomando as escadas em vez do elevador, andando mais rápido ou parando durante as ligações telefônicas, melhora a clareza mental", diz Dr. Pasinski.

E reduz o tempo de TV. Isso tira energia e deixa você ainda mais cansado e a névoa do cérebro diz o Dr. Pasinski. "A observação excessiva da televisão ou tela está associada à depressão, menor função cognitiva e uma diminuição na saúde física em geral."

 exercício para combater a névoa cerebral 4. Mude sua rotina

Uma nova rotina diária desafia sua mente e corpo

"Quando somos pegos em um barranco, estamos constantemente trilhando os mesmos caminhos cerebrais", diz o Dr. Pasinski. "Participar de uma nova atividade literalmente desperta nossos cérebros."

Isso porque o cérebro precisa estabelecer novos caminhos neurais para processar novas informações. Mude o tapete rolante para uma bicicleta estacionária, compre numa loja diferente, tome uma rota alternativa para casa ou experimente uma nova receita.

E deixe a sua zona de conforto social. Da próxima vez que você estiver na fila de pagamento do supermercado, comece a conversar com um estranho que lhe dê confiança. Conhecer novas pessoas e participar de conversas força o cérebro a prestar atenção

5. Comunique-se com a natureza

Nossas vidas modernas, com computadores, televisão, mensagens de texto, tweets, e-mails e telefonemas, tudo ao mesmo tempo, pode superestimular o cérebro e aumentar os níveis de estresse.

Nosso cérebro só pode conter um pensamento por vez ", diz o Dr. Pasinski. As constantes interrupções interrompem nossa capacidade de concentrar, concentrar e reter informações.

A natureza tem um efeito calmante. Então caminhe no parque, pegue a rota com vistas, veja o pôr do sol ou simplesmente olhe as estrelas da noite.

Passar tempo em espaços verdes diminui a nebulosidade cerebral de acordo com um estudo de 2013 publicado no British Journal of Sports Medicine. Os pesquisadores compararam os padrões de ondas cerebrais dos participantes que fizeram uma caminhada de 25 minutos pelas áreas urbanas, em comparação com outro grupo que atravessou um parque arborizado. Eles descobriram que os caminhantes da cidade mostravam sinais de frustração, enquanto aqueles que caminhavam pelo parque eram mentalmente mais calmos e meditativos.

"A beleza da natureza dará ao seu córtex pré-frontal, a área do seu cérebro que você ajuda você a se concentrar, uma oportunidade de se recarregar ", diz o Dr. Pasinski.

 ajuda para andar na névoa do cérebro

6. Praticando yoga, tai chi ou meditação mindfulness

Atividades relaxantes como yoga, tai chi, qigong e meditação podem melhorar os problemas de sono, fadiga, memória fraca e ansiedade que está relacionado ao nevoeiro cerebral de acordo com muitos estudos.

Por exemplo, 20 voluntários com fibromialgia tiveram melhorias no sono, dor e funcionamento físico e mental após praticar Qigong por oito semanas, de acordo com um estudo Revista canadense de 2013 publicado na revista Complementar e Medicina Alternativa Baseada em Evidências.

E aqueles que praticaram mais tiveram os melhores resultados, disseram os pesquisadores. Inscreva-se para aulas em sua academia local ou compre um DVD instrucional.

Se possível, pratique fora, aconselha o Dr. Teitelbaum. "A combinação de exercícios com a luz solar e ar fresco pode ajudar a reduzir a névoa cerebral."

Quanto você sabe sobre a fibromialgia? Descrita por Hipócrates na Grécia antiga, a fibromialgia é um dos mais antigos mistérios médicos do mundo. A doença, uma doença complexa caracterizada por dores crônicas de músculos, tendões e ligamentos, fadiga e múltiplos pontos sensíveis no corpo, afeta aproximadamente 2% da população apenas nos Estados Unidos, a maioria mulheres. Quanto você sabe sobre fibromialgia?

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