Quando falamos de colesterol, o colesterol é geralmente referido no sangue. Isso é ceroso, gorduroso e pode ser encontrado em todas as células do corpo. O corpo usa o colesterol para produzir hormônios, vitamina D e ácido biliar, o que ajuda a quebrar as gorduras.

Colesterol viaja na corrente sanguínea em lipoproteína de baixa densidade (LDL) e colesterol lipoproteína. alta densidade (HDL). Demasiado LDL pode causar o acúmulo de colesterol (também conhecido como placa) nas artérias, o que torna o coração mais difícil de circular o sangue.

Placas podem quebrar e causar coágulos sanguíneos que bloqueiam o sangue para o cérebro acidente vascular cerebral) ou coração (um ataque cardíaco). Por estas razões, o LDL é apelidado de colesterol "ruim". Em contraste, o HDL transporta o colesterol do corpo inteiro para o fígado, que o remove do corpo e recebe o nome de "colesterol bom".

Ter colesterol alto refere-se em grande parte ao excesso de LDL. E isso coloca você em maior risco de doença cardíaca. Em geral, não há sinais ou sintomas que indiquem que você tem colesterol alto, o que é parte da razão pela qual a doença cardíaca, a principal causa de morte em homens e mulheres, é chamada de assassino silencioso.

Mitos sobre colesterol

Vale a pena notar que o corpo produz todo o colesterol de que necessita, portanto não há necessidade biológica de obtê-lo a partir dos alimentos, embora esteja presente em alimentos de origem animal e seja chamado de "colesterol dietético".

1. Comer colesterol aumenta colesterol

Parece uma suposição razoável, certo? Portanto, antes de 2015, as diretrizes dietéticas recomendavam um limite diário de 300 miligramas de colesterol, com a ideia de que a ingestão de colesterol aumentava o colesterol no sangue, um fator de risco para doenças cardíacas.

A revisão mais recente da evidência descobriu que comer colesterol não eleva o colesterol do sangue a níveis preocupantes e que não é mais uma meta de reduzir a saúde pública. Dito isso, muitos alimentos que contêm colesterol, como a carne vermelha, também contêm gorduras saturadas. Além disso, dietas com baixo teor de colesterol, como aquelas baseadas em plantas, podem ser muito saudáveis.

Café aumenta o colesterol

Alguns estudos de curto prazo descobriram que o café não filtrado aumentava o LDL. A boa notícia é que o café filtrado, muito mais comum, parece não afetar muito o colesterol. Eles observam que há fortes evidências de que adultos saudáveis ​​desfrutam de uma ou duas xícaras de café por dia sem se preocupar em aumentar o risco de doenças cardíacas, câncer ou morte prematura

. Alimentos gordurosos estão cheios de colesterol

Nem todos os alimentos gordurosos são ricos. De fato, o colesterol é encontrado apenas em alimentos de origem animal. Isso significa que alimentos gordurosos de plantas como abacates, nozes e azeite de oliva são naturalmente livres de colesterol.

Esses alimentos aparecem em muitos dos padrões alimentares mais saudáveis. Em particular, as nozes e o azeite de oliva são chamados componentes-chave de uma dieta mediterrânea saudável para o coração.

Substituir a gordura saturada por carboidratos é uma maneira saudável de baixar o colesterol

De acordo com as diretrizes de 2015, substituir a gordura saturada por carboidratos reduz o colesterol total e o LDL (isso é uma coisa boa). No entanto, também aumenta os triglicerídeos e reduz o HDL (algo que não é tão bom). Substituir a gordura saturada por carboidratos pode ser especialmente prejudicial se esses carboidratos vêm de grãos refinados e açúcares adicionados (refrigerantes, biscoitos ou batatas fritas, por exemplo).

Para uma saúde melhor, o colesterol total e o LDL devem ser reduzidos gorduras poliinsaturadas em vez de gorduras saturadas. Para cada porcentagem de calorias que são trocadas (PUFA in, SFA out), o risco de doença cardíaca é reduzido em 2 a 3%. Para uma dieta de 2.000 calorias, isso equivale a apenas 20 calorias (cerca de dois gramas) de gordura saturada para substituir e começar a gerar lucro. Alguns alimentos ricos em gorduras poliinsaturadas incluem salmão, truta, óleo de girassol, nozes e tofu

. Uma dieta pobre é a única razão

A maioria das pessoas com colesterol alto têm dietas desequilibradas . No entanto, uma em cada 500 pessoas removerá o LDL da corrente sanguínea, deixando-o acumulado no sangue e causando danos que podem causar um ataque cardíaco precoce, derrame ou parada cardíaca antes dos 65 anos.

Por cento das pessoas com esta condição genética não sabem que têm. Embora este seja um caminho diferente para o colesterol alto, tratá-lo ainda começa com uma alimentação melhor e com mais movimento. Em particular, isso significa se exercitar regularmente, consumir menos carne vermelha e laticínios integrais, e comer mais peixe, grãos integrais, vegetais, nozes e óleos. Dependendo da sua situação, o seu médico pode adicionar medicamentos redutores de colesterol à mistura, mas um estilo de vida saudável é uma base importante para o tratamento

. Somente os adultos precisam ser testados para o colesterol

Os padrões nacionais para avaliações de saúde recomendam que até mesmo crianças saudáveis ​​verifiquem os níveis de colesterol uma vez entre 9 e 11 anos e, novamente, entre 17 e 21 anos

Em comparação, adultos sem fatores de risco devem controlar seu colesterol uma vez a cada quatro ou seis anos. É uma boa idéia conversar com seu médico para descobrir se há fatores de risco que podem exigir monitoramento mais regular (por exemplo, tabagismo, diabetes, obesidade, pressão alta, história familiar de doença cardíaca prematura).

O único número que eu preciso saber é o meu colesterol total

. A pontuação total do colesterol é um ponto de partida, mas não o quadro inteiro do colesterol. Em geral, os escores de colesterol total acima e além de 200 miligramas por decilitro de sangue são sinais de alerta. Dentro das pontuações totais de colesterol estão os resultados para LDL, HDL e lipoproteína de muito baixa densidade (VLDL)

O menor risco de doença cardíaca está associado com LDL menor que 100 miligramas por decilitro, HDL mais que de 60 miligramas por decilitro e triglicerídeos de menos de 150 miligramas por decilitro (isto é, 30 miligramas por decilitro de VLDL).

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