A dieta isenta de glúten é um modelo dietético no qual todos os produtos derivados de aveia, trigo, cevada e outros cereais são eliminados. O glúten é uma proteína que não é indispensável para o ser humano, razão pela qual a sua exclusão da dieta não é um problema.

Até alguns anos atrás, sua adaptação tinha razões médicas como o controle da doença celíaca, a sensibilidade a alergia ao glúten e trigo. No entanto, devido a seus benefícios para perder peso, muitas pessoas saudáveis ​​decidiram implementá-lo e é que, ao contrário de outros regimes de dieta, isso propõe um plano equilibrado que não causa descontroles metabólicos ou outros efeitos colaterais Além disso, é mais fácil de manter, uma vez que inclui todos os grupos de nutrientes

Quais são as razões para seguir uma dieta sem glúten?

 <a href=Alimentos sem glúten. Se você tem um distúrbio como a doença celíaca, há outras razões para tomar a decisão de seguir uma dieta sem glúten. Embora o consumo de cereais seja uma das bases da pirâmide alimentar, este guia de nutrição ajuda a encontrar substitutos saudáveis, livres desta proteína
. </p/>
<p> Baseia-se principalmente na combinação de produtos naturais sem glúten , que <strong> tem uma composição mais equilibrada de micro e macronutrientes </strong>por exemplo, sugere <a href=alimentos como carne magra, peixe, legumes e pseudocereais.

Porque limita o consumo máximo de alimentos processados, é uma boa opção para perder peso sem expor a saúde. Além disso, ajudando a controlar o excesso de inflamação, pode favorecer o alívio e a prevenção de várias doenças . Em detalhe, uma dieta sem glúten ajuda:

  • Fortalecer o sistema imunológico e aumentar as defesas.
  • Reduzir a inflamação e controlar a síndrome do intestino irritável.
  • Favorecer o controle do diabetes tipo I.
  • ] Controlar os sintomas da artrite reumatóide.
  • Apoiar o tratamento de tireoidite.
  • Prevenir e tratar doenças cardiovasculares.
  • Controlar doenças cutâneas.

Ler este artigo: 9 dietas não recomendadas por nutricionistas [19659017] Etapas que você deve levar em conta ao fazer uma dieta sem glúten

Quando se trata de uma dieta sem glúten, é bom ter a opinião de um médico ou nutricionista. Embora seja um modelo de nutrição aceita e segura, não é necessário ignorar que deve ser adaptado às necessidades da idade, estado de saúde e peso.

Agora, existem alguns passos simples que podem ser apoiar a sua adoção naqueles que recentemente tomaram a decisão de segui-lo. Você está interessado em conhecê-los? Descubra o top 7.

1. Eliminar cereais que contêm glúten

A base de uma dieta isenta de glúten é a eliminação de cereais que contenham essa proteína. Embora alguns façam parte das listas de alimentos saudáveis ​​das dietas comuns, é necessário eliminá-los e procurar alternativas sem glúten ( "gluten free "). [19659002] Listagem inclui:

  • Aveia
  • Cevada
  • Centeio
  • Espelta
  • Kamut
  • Triticale
  • Amido
  • Farinha de sêmola
  • Derivados como pães, massas, biscoitos , etc.

2. Rótulos de alimentos revisão

As pessoas que decidem seguir esta forma de alimentos são obrigados a verificar cuidadosamente os rótulos dos produtos alimentares. Agora, algumas empresas usam a marca "sem glúten" para facilitar a identificação .

3. Cozinhando em casa

É mais fácil controlar o que está no prato ao preparar as refeições em casa. Desta forma, garante o uso de alimentos orgânicos, livres desta proteína . Infelizmente, muitos restaurantes cobrem carnes ou usam farinhas em grande parte de suas preparações

. Identifique o "glúten disfarçado"

Cuidado! O glúten também pode ser disfarçado nos produtos, o que dificulta a identificação. Verifique os rótulos que não existem componentes, como glúten, cereais, farinha, amidos modificados ou amidos. Também não deve conter extratos ou espessantes de malte

. Comente alimentos de pequeno almoço

Muitos dos produtos de glúten são geralmente aqueles que são tomados no café da manhã. Portanto, a fim de não arruinar a dieta livre de glúten, cereais tipo caixa, barras energéticas e qualquer produto contendo amido e farinha devem ser evitados.

Substituto de milho e arroz

Pseudocereais estão disponíveis no mercado que servem como um substituto para produtos de consumo regular, como milho e arroz . Algumas opções, como a quinoa, o painço e o trigo mourisco tornaram-se populares pelo seu conteúdo de nutrientes de alto valor.

Descubra: Cereais saudáveis ​​que você provavelmente não sabia

7. As bebidas também podem conter glúten

Bebidas que são feitas de cereais ou que contêm malte, como água de cevada, cerveja e alguns cafés de máquina também são uma fonte de glúten. Não ignore esse detalhe, pois muitos só se preocupam com alimentos sólidos .

Você está pensando em seguir uma dieta sem glúten? Aborde todas essas recomendações e aproveite seus benefícios . Isso mesmo, certifique-se de que todos os menus estejam equilibrados, porque não se trata de um plano restritivo ou de baixas calorias.

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