O stress tornou-se um dos grandes males contemporâneos. Na verdade, todos nós passamos por situações de estresse de tempos em tempos. É a maneira como o cérebro e o corpo respondem a uma demanda interna ou externa. Assim, em princípio, é um estado que faz parte do funcionamento normal e esperado do corpo humano.

O problema surge quando o estresse é sentido com muita frequência ou por longos e contínuos lapsos. Quando isso acontece, ocorre uma série de alterações no organismo e na mente. Estes podem se tornar tão sérios que reduzem a qualidade de vida.

Um dos grandes riscos envolvidos no estresse tem a ver com suas conseqüências a médio e longo prazo. Torna-se um fator que encoraja e intensifica outras patologias mentais e físicas. Muitas das doenças mais comuns são causadas pelo estresse contínuo.

Os caminhos complexos do estresse

O estresse se torna um problema crônico quando é prolongado ou ocorre de forma permanente. Se não for controlado, pode reduzir a qualidade de vida.

O estresse se torna um problema crônico em basicamente dois casos . O primeiro, quando o estímulo estressante persiste, assim como a exposição a ele. A segunda ocorre quando o estímulo é tão forte que o estresse permanece mesmo quando o gatilho desaparece.

Consequentemente, o organismo tende a sofrer várias mudanças. Ele tem que se preparar para a defesa e se concentrar nele. Para isso, deprime simultaneamente o funcionamento do sistema imunológico, do sistema digestivo, do sistema reprodutivo e dos mecanismos do sono.

Com o passar do tempo, uma série de efeitos na saúde física e mental começa a ser vista. A resposta a esse estresse contínuo é diferente em cada pessoa. No entanto, geralmente resulta em problemas digestivos, enxaquecas freqüentes, insônia, irritabilidade e problemas infecciosos.

O estresse pode ser evitado mantendo-se uma boa higiene mental e um estilo de vida saudável. Além disso, se você perceber que está muito estressado, pode ir a algumas plantas medicinais que certamente o ajudarão a melhorar seu estado emocional. Estes são alguns deles

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1. Melissa ou melissa, uma planta contra o estresse

 Infusão de melissa contra o estresse
As propriedades da melissa podem ajudar a relaxar o sistema nervoso para controlar a ansiedade e o estresse.

Melissa, também chamada toronjil, é uma das plantas medicinais mais utilizadas no combate ao estresse. É muito apropriado para aqueles momentos em que você sente muita inquietação ou nervosismo.

Isso ocorre porque tem a propriedade de relaxar o músculo cardíaco e, dessa forma, restaura o ritmo normal do coração. Pode ser tomado como uma infusão, duas ou três vezes ao dia

. Erva de San Juan

A Academia Mexicana de Neurologia publicou um estudo no qual se mostra que a erva de San Juan é adequada para combater os estados de estresse, ansiedade e nervosismo.

Parece que possui 12 componentes biologicamente ativos que ajudam a acalmar. A mais importante delas é a hiperforina, uma substância sedativa

. Valeriana, um clássico para o estresse

A valeriana é uma das plantas medicinais mais populares. É usado para tratar os estados de nervosismo e, em particular, insônia. Esta planta ajuda a diminuir a atividade cerebral, bem como a desacelerar o ritmo cardíaco

É muito importante notar que esta planta não deve ser combinada com a ingestão de antidepressivos ou ansiolíticos, pois pode ser perigoso. Também não é recomendado para consumi-lo por mais de duas semanas contínuas

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4. Ginseng, um ansiolítico natural

Existem várias espécies de ginseng e cada uma delas tem propriedades diferentes. O ginseng americano é mais adequado para combater o estresse uma vez que o ginseng asiático tem efeitos estimulantes mais adequados para estados depressivos.

Esta erva maravilhosa é considerada um "adaptógeno", significando , uma substância que ajuda a mente a suportar a pressão Também tem efeitos positivos nas habilidades intelectuais

5. Camomila

 Infusão e flores de camomila
A infusão de camomila ajuda a acalmar os nervos e acelera a recuperação em casos de estresse e ansiedade.

A camomila é uma daquelas plantas que podem ser consideradas uma farmácia móvel. Tem múltiplos efeitos benéficos na saúde. Um deles é o seu efeito sedativo.

É altamente recomendável tomá-lo como uma infusão, esperançosamente acompanhada de maçãs ou gengibre. Também é aconselhável tomar um banho com água de camomila para relaxar os músculos

. Cal ou lima, outra planta popular

A cal é uma planta medicinal usada desde tempos imemoriais para acalmar os nervos. Tem um efeito sedativo no sistema nervoso e também é ideal para combater a insônia

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Linden também é muito apropriado para tratar problemas decorrentes do nervosismo, como indigestão e dor de cabeça. Pode ser tomado como uma infusão, como um tisano, ou como um mergulho na água com esta erva

. Outras ervas contra o estresse

Existem outras ervas medicinais que são eficazes no combate ao estresse. Por exemplo, o Gingko Biloba, uma planta que ficou famosa porque foi a única que sobreviveu ilesa à bomba atômica em Hiroshima

A lavanda, por outro lado, é usada para tratar todos os tipos de problemas nervosos. Enquanto isso, o Luisa Herb é muito aconselhável para insônia; alecrim, lúpulo e maca são magníficos sedativos.

Você está passando por uma crise por causa do estresse? Lembre-se que a boa gestão é fundamental para evitar afetar o bem-estar. Portanto, tente melhorar seus hábitos e tente estes remédios naturais.


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