Sentindo-se cansado de vez em quando é normal, na verdade, é bastante comum nas pessoas. O problema surge quando não é de vez em quando, mas você está se sentindo constantemente cansado.

Neste caso, algo está errado e você tem que avaliar as razões pelas quais você está se sentindo cansado ] para que você possa procurar uma solução e ter uma melhor qualidade de vida.

7 razões pelas quais você está se sentindo cansado

1. Levantar-se muito tarde

Muitas vezes pensamos que quanto mais tarde nos levantamos estaremos mais descansados, mas acontece que não é assim. Acordar cedo faz com que as pessoas se sintam mais relaxadas calmas e relaxadas durante o dia

Um estudo realizado em 2009 na Universidade de Leipzig (Alemanha) descobriu que as pessoas mais enérgicas ou pró-ativas eles são precisamente os que têm o hábito de acordar cedo.

Por outro lado, um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa de Biologia Molecular e Biofísica da Academia de Ciências da Rússia, e publicado como Personalidade e Individual Differences revelaram que existem três tipos de pessoas de acordo com a dinâmica do seu relógio biológico.

Este estudo enfatiza que, devemos provar quais são as horas de maior energia e "educar" nossos hábitos Para aproveitar as horas em que estamos mais ativos. Isso é chamado de identificação do nosso "cronotipo".

Veja também: Cansaço emocional: como recuperar sua energia

2. Dieta pobre

Excesso de carboidratos e deficiência de proteína podem causar fadiga que pode ser grave. Embora as farinhas sejam alimentos deliciosos que fornecem energia rapidamente, o corpo as quebra como açúcar, aumentando os níveis sanguíneos.

O pâncreas deve então produzir um alto nível de insulina para baixar os níveis de açúcar no sangue. . Então, nesses altos e baixos dos açúcares, nosso sistema deve procurar a homeostase e, para isso, usa muita energia.

Se você é um comedor crônico de doce e farinha, provavelmente está se sentindo cansado regularmente.

Ritmo de vida sedentária

 mulher cansada no escritório

Não fazer nada cansa muito . Isso mesmo, levar uma vida muito sedentária não se transforma em uma sensação de prazer, mas em cansaço crônico. Portanto, se o trabalho que fazemos for sazonal ou se levarmos o carro para a loja ao lado, estaremos cansados.

Pelo contrário, exercícios físicos de baixo impacto e exercícios aeróbicos, bem como atividades ao ar livre, promovem a produção de hormônios da felicidade que melhoram a qualidade do sono e a saúde geral do organismo. Da mesma forma, embora no início nos sintamos cansados, praticando exercício reduz consideravelmente a sensação de fadiga e proporciona muita resistência.

4. A falta de exposição ao sol

O sol é necessário para o corpo, tomar banho de sol nas primeiras horas da manhã e no final da tarde ajuda a produzir um nível adequado de vitamina D . Além disso, a luz do sol ajuda a manter o corpo saudável.

Ao nos expor ao sol durante o dia, podemos dormir mais facilmente e ter melhor qualidade à noite.

5. Não dormir bem

 Dormir em um horário fixo

Uma das principais causas de cansaço é não ter horas suficientes de sono repousante.

O mais desejável é que um adulto durma 7 8 horas ininterruptas durante a noite . Assim, o cérebro e o resto dos órgãos cumprem seus estágios e funções reparadoras

. Deficiências de minerais e vitaminas

Micronutrientes, minerais e vitaminas são substâncias essenciais para o bom desempenho das funções orgânicas.

Deficiências desses nutrientes tornam-se fadiga fadiga e poderíamos até mesmo sofre de tontura e outras condições mais sérias se não fornecermos ao nosso corpo os nutrientes necessários.

Comer uma dieta balanceada, comer pelo menos 5 porções de frutas, verduras e legumes todos os dias fornece muitos dos nutrientes de que precisamos. Além disso, é muito útil consumir nozes e até mesmo preparações minerais, como o cloreto de magnésio.

Recomendamos a leitura: Uma dieta balanceada para uma vida saudável

7. Situações estressantes

 Mulher estressada

Quando lidamos com situações difíceis, que não têm solução, ou pelo menos escapam ao nosso controle, podemos nos sentir desencorajados.

Se houver um problema recorrente, uma situação que desgaste ou você está cuidando de um membro da família doente, você pode sempre sentir que você não pode mais aguentar.

Nestes casos, descansar e parar de pensar sobre o que está além do nosso controle nos ajuda a diminuir a tensão emocional Além disso, situações de trabalho muito estressantes podem contribuir para a fadiga crônica.

Portanto, vamos tentar fazer coisas boas e descansar de vez em quando.

Comentarios

comentarios