A retenção de líquidos é um problema muito frequente. Em certos dias do mês ou em certas épocas do ano eliminamos pouco fluido e, consequentemente, fica retido nas pernas, tornozelos, mãos, seios ou abdômen.

A causa usual é a alteração hormonal que precede a menstruação, mas o calor e certo fraqueza venosa também são motivos para retenção.

Algumas mudanças na dieta irá melhorar suas pernas inchadas

Às vezes, o problema é menor e só notamos que esse anel que fomos ajustados agora não entra no dedo ou aumentamos as sacolas irritantes sob os olhos.

Mas se a retenção durar alguns dias ou for acompanhada por outros desconfortos é aconselhável consultar com o médico porque pode ser um sintoma de doença cardíaca, renal ou hepática .

Evite um excesso de sal

Há uma falsa crença de que a retenção de líquidos é dada por urinar menos e, embora metabolicamente isso seja verdade, é difícil para a pessoa perceber. Em geral, urina é de pior qualidade e retém minerais (mais que água) e essa é a causa fundamental da retenção de líquidos.

O excesso de sais especialmente de O sódio é o que atrai o líquido para dentro e impede sua eliminação. A primeira coisa que devemos observar, então, é eliminar o sal da dieta mesmo que momentaneamente, seja o último responsável pela retenção de líquidos.

  • Substitua-o por especiarias ou plantas aromáticas . Lembre-se que alimentos processados ​​geralmente contêm sal .
  • Evite doces e farinhas refinadas . Quando a produção de insulina é estimulada, o sódio geralmente aumenta no plasma, o que causa retenção de líquidos. Elimina principalmente açúcar e farinhas brancas

 Menos sal, mais sabor: existem alternativas

2. Tome magnésio

Talvez você tenha um déficit desse mineral. A suplementação de 200 mg / dia de Mg pode ajudá-lo nos dias que antecedem a regra.

Você também pode comer banana, abacate, tomate, cacau, nozes, acelga e espinafre ]: são ricos em magnésio e potássio

A retenção de líquidos está entre os sintomas conhecidos como "síndrome pré-menstrual" . Tem a ver com as alterações hormonais que ocorrem nos dias antes da regra e está localizado nas pernas, seios e abdômen, especialmente

 Viva bem a sua menstruação

3. Em dietas de redução de peso

É um tipo de retenção que incomoda porque em certos dias você ganha peso! Não é um aumento de gordura, mas o metabolismo tem essas coisas.

Dietas ricas em proteínas (muitas dietas de emagrecimento são) promovem a eliminação de fluidos e Se a proteína for reduzida, certo edema pode ocorrer em indivíduos predispostos. Entretanto, um excesso de proteínas também não é conveniente.

 Infusão de urtiga e purificação de maçãs

4. Plantas que estimulam a eliminação de líquidos

  • Urtiga ( Urtica ): É considerada uma boa depurativa porque estimula a eliminação pelos rins e pela pele. Algumas pessoas comem-lo como um vegetal, por exemplo, em salada ou sopa
  • Dandelion ( Taraxacum officinale ): Pode ser tomado como uma infusão (amargo) e também como uma salada se as folhas jovens da planta são coletadas, o que é muito comum nas bordas das estradas
  • Caudas de cereja: É um remédio da avó, mas enormemente eficaz. Pode ser combinado em infusão com cavalinha, grama, folhas de bétula e anis estrelado em partes iguais
  • Cavalinha ( Equisetum arvense ): É diurético pela sua riqueza em sais de potássio. É um dos mais eficazes para urinar e remover minerais. Em decocção, 10-20 g por litro de água. Ferva 30 minutos em fogo baixo. Você deve beber 3 xícaras por dia

5. Drenagem Linfática

A retenção de líquidos começa a ser relativamente importante quando já causa inchaço nas pernas. É fácil de ver: se as meias deixam muita marca quando você as tira ou se quando você pressiona com o polegar a área da tíbia (o osso), logo acima do tornozelo, o dedo afunda e deixa uma marca, é isso você tem edema nas pernas .

Qualquer massagem ajuda, mas especialmente a drenagem linfática .

Coloque meias de compressão : comprima o tecido mole para direcionar o fluido para os grandes vasos. Eles são úteis no edema devido ao calor (insuficiência venosa), mas não tanto na pré-menstrual ou na gravidez.

    

        

 7 soluções naturais para aliviar o edema linfático

6 . Coloque os pés para cima

Quando estiver sentado, coloque os pés num pufe . Na cama, você pode elevar a parte inferior das pernas cerca de 2 cm

. Na gravidez

O feto ocupa espaço e comprime a saída das veias das pernas. Não se auto-medicar, mesmo com plantas medicinais . É um problema normal que não envolve qualquer doença.

Se a retenção for exagerada, consulte o seu médico, porque durante a gravidez qualquer medicação deve ser supervisionada em dobro. Não tome diuréticos!


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