Manter uma boa dieta é uma das chaves para cuidar da sua saúde digestiva. Embora existam muitos fatores envolvidos neste sistema, nutrição adequada otimiza os processos de absorção de nutrientes e eliminação de resíduos.

Quando os hábitos alimentares são insalubres, o pH do estômago muda e são desencadeadas reações negativas que podem afetar a qualidade de vida . Enquanto isso, a ingestão de fibras, probióticos e alimentos antioxidantes melhora suas funções e previne doenças.

Quais outros hábitos alimentares ajudam você a cuidar de sua saúde digestiva? Na verdade, há muita coisa que você pode fazer. Portanto, abaixo de queremos compartilhar sete 'segredos' que você deve ter em mente agora, mesmo que ainda não tenha sintomas ou problemas.

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A digestão refere-se a um processo complexo que permite que o corpo absorva os nutrientes que vêm dos alimentos e, posteriormente, elimine os resíduos que não são necessários. Embora trabalhe dia e noite para desempenhar essas funções, às vezes ele tem dificuldades.

O problema é que ele pode estar comprometido por más escolhas alimentares e exposição a toxinas. Além disso, pode sofrer interferência por metabolismo lento, atividade hormonal e estado emocional.

Se você não adotar hábitos para cuidar de sua saúde digestiva, esses fatores podem ser desencadeantes de distúrbios inflamatórios, gases e constipação. Na verdade, ao longo do tempo pode afetar doenças graves, como é o caso de úlceras, gastrite ou doença de Crohn.

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Como melhorar sua dieta para cuidar de sua saúde digestiva

O risco de desenvolver uma doença do sistema digestivo é permanente, especialmente quando a dieta não é monitorada. Então, é importante fazer algumas mudanças na dieta e ingerir os nutrientes que sustentam seu funcionamento adequado. O que você deve fazer?

1. Aumento do consumo de fibras

Os alimentos ricos em fibras alimentares são fundamentais para cuidar da sua saúde digestiva. Este nutriente essencial ajuda o corpo a processar alimentos o que favorece a expulsão de resíduos indesejados. Além disso, estimula o movimento do intestino e diminui a absorção de colesterol.

Você pode obter fibras de alimentos como:

  • Frutas e vegetais crus
  • Nozes e sementes
  • Legumes, tais como lentilhas, grão de bico ou feijão
  • ] Grãos integrais

2. Ingerir alimentos probióticos

A dieta pobre altera o pH da flora intestinal e aumenta a suscetibilidade a infecções. Portanto, para equilibrar ou 'repovoar' essas culturas vivas de bactérias é conveniente aumentar a ingestão de probióticos. Algumas opções são:

  • iogurte natural
  • Kefir
  • chucrute
  • chá de Kombuchá
  • Tempeh
  • Miso

3. Consumir água e líquidos saudáveis ​​

 Beber água

Uma das medidas para cuidar da sua saúde digestiva e prevenir a obstipação é aumentar a sua ingestão diária de água. Embora às vezes você perca, este líquido saudável facilita a digestão dos alimentos e promove a limpeza intestinal . Naturalmente, você pode atender às necessidades tomando infusões, caldos suaves ou qualquer bebida natural.

Escolhendo um bom método de cozimento

A opção por um método de cozimento 'leve' não é importante apenas para a perda de peso. Uma vez que ajuda a preservar as propriedades dos alimentos, eles são ideais para melhorar o processo digestivo. Então, em vez de fazer frito ou maltratado, opte por cozinhar ou cozinhar a vapor.

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5. Consumo moderado de alimentos flatulentos

 Lentilhas

Alimentos que formam gases no intestino podem produzir uma sensação de peso e indigestão. Portanto, se você quiser cuidar de sua saúde digestiva, é melhor moderar seu consumo e evitar sua combinação em um prato. Os mais comuns são:

  • Alcachofras
  • Couve-flor e Couve de Bruxelas
  • Feijão e lentilha
  • Leite Integral
  • Alimentos ricos em sódio
  • Bebidas carbonatadas
  • Café e estimulantes
  • Pastilha elástica e doces

6. Mastigue bem os alimentos

O processo de mastigar os alimentos é uma parte ignorada do processo de digestão. A maioria das pessoas não mastiga o suficiente e ignora que esta situação afeta a saúde digestiva. Por que é tão importante fazer isso direito?

Enquanto um alimento está na boca, ele recebe a ação das enzimas que iniciam a degradação dos nutrientes. Além disso, ao mesmo tempo as funções metabólicas são estimuladas de modo a liberar os hormônios que completam a digestão. Portanto, se esse processo não for feito de maneira ideal, as digestões serão muito mais lentas e pesadas.

Evite salsichas processadas

Os aditivos e compostos químicos contidos em alguns alimentos processados ​​podem causar alterações nas bactérias intestinais. Por outro lado, estes alimentos estão cheios de gorduras saturadas, proteínas e açúcares que retardam a digestão.

Embora tomá-los esporadicamente não é geralmente um problema, adicionado à dieta regular tem muito a ver com inflamação e distúrbios recorrentes do estômago. Portanto, para cuidar de sua saúde digestiva, você deve evitar alimentos como:

  • Salsichas
  • Bolinhos e lanches
  • Alimentos enlatados e pré-fabricados
  • Hambúrgueres e cachorros-quentes
  • e produtos de panificação industrial

Você já segue estas dicas para melhorar e cuidar da digestão? Se não, coloque-os em prática agora. Além disso, não se esqueça de suplementá-los com exercícios físicos e exames médicos regulares.

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