A cafeína é estimulante, mas algumas pessoas com sensibilidade a essa molécula podem responder com desconforto, como irritabilidade, nervosismo, palpitações ou desconforto estomacal. Por outro lado, uma dose excessiva de cafeína (mais de 400 mg, cerca de quatro xícaras por dia) pode causar dores de cabeça, insônia, nervosismo e até tremores musculares.

Se não for do seu interesse café ou se você se acostumou a beber muito, deve reduzi-lo ou eliminá-lo. Mas se você fizer isso imediatamente, seu corpo vai reagir com uma síndrome de abstinência.

Como a cafeína funciona no corpo?

Os chamados receptores de adenosina são encontrados no cérebro que contribuem para o bem-estar e eles garantem o relaxamento. A produção de dopamina e norepinefrina é reduzida durante os períodos calmos e, conseqüentemente, a freqüência cardíaca e o corpo estão em repouso.

O café nos ajuda a sair dessa calma. Quando tomamos café pela manhã, a cafeína é depositada nos receptores de adenosina, ela os bloqueia e evita o relaxamento. A cafeína te acorda e te deixa agitado. Mas o corpo reage produzindo mais adenosina, para neutralizar seu efeito. Ao reduzir a dose de cafeína, a quantidade de adenosina será elevada e ocorrerá certo desconforto.

Consequências físicas da abstinência do café

A duração dos efeitos colaterais da abstinência do café varia de pessoa para pessoa. Pode levar de alguns dias a várias semanas para o corpo recuperar o equilíbrio.

1. Dor de cabeça

A cafeína tem um efeito vasoconstritor que pode ajudar no combate às dores de cabeça. Se esse efeito desaparecer quando você parar de beber café, o risco de dores de cabeça aumenta novamente.

2. Esgotamento e perda de energia

Quando o efeito estimulante da cafeína passa, o corpo primeiro precisa se acostumar aos estoques normais de energia. No entanto, no início, a sensação de exaustão e falta de energia são praticamente inevitáveis.

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3. Insônia

Até que o equilíbrio dos neurotransmissores no corpo seja restaurado, podem ocorrer insônia e problemas para adormecer. Neste ponto, será bom praticar uma rotina de hora de dormir para desconectar e dormir melhor à noite.

4. Letargia e sonolência

Na verdade, em vez de insônia, também pode ser gerada uma espécie de letargia, uma forma de consciência prejudicada que está associada à sonolência e a um aumento do limiar de irritação. Pessoas letárgicas são apáticas e é difícil chamar sua atenção. Exercícios e esportes podem ajudar a evitar a sonolência.

5. Irritabilidade e falta de concentração

A cafeína promove a concentração e ajuda a manter um foco claro, por exemplo, ao trabalhar, estudar ou dirigir um carro. Sem o efeito da cafeína esse fator estimulante está ausente, então a irritabilidade e a falta de concentração são mais prováveis ​​

6. Problemas circulatórios

O motivo dos problemas circulatórios com a abstinência do café é semelhante às dores de cabeça: os vasos do corpo dilatam-se, de modo que a pressão arterial pode cair. Levantar-se rapidamente pode fazer com que o sangue desça pelas pernas, causando tontura.

7. Constipação

O café estimula a digestão, e é por isso que muitos consumidores de café precisam ir ao banheiro após a primeira xícara do dia. Se este efeito de ativação intestinal não estiver mais disponível, a constipação pode ocorrer mais facilmente. Uma dieta rica em fibras e muita água e infusões ajudará.

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Como superar a abstinência

Tenha em mente as seguintes dicas para superar a síndrome de abstinência:

  • É melhor começar sua abstinência em uma sexta-feira, para que você não tenha que se atormentar sem cafeína e possivelmente atormentado por dores de cabeça para baixo ao longo da semana.
  • Prepare a abstinência total com uma redução progressiva da dose: se você beber 5 ou 6 cafés, na quinta tome 3 e na sexta-feira 3. Em qualquer caso, evite o cafeína à noite. T
  • Se você está tentando se livrar da cafeína, deve saber que existem analgésicos e medicamentos para "gripe" que são vendidos sem receita e que os contêm. Também se encontra no chá, tanto preto como verde.
  • Se não quiser dispensar o seu amado ritual matinal, pode substituir o café por outra bebida quente. Que tal um delicioso chá de hortelã-pimenta, por exemplo?
  • Esteja preparado para possíveis ânsias de comida, que também pode ser um efeito colateral desagradável da abstinência de cafeína. É uma boa ideia ter um estoque generoso de frutas e lanches saudáveis. Depois de alguns dias, esse desejo também tenderá a se regular.

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