Manter ou mesmo melhorar a saúde circulatória é essencial para prevenir numerosas doenças cardíacas e gozar de boa saúde.

As doenças cardiovasculares são, hoje, uma das principais causas de morte em países desenvolvidos . É por isso que é essencial mantê-lo em bom estado.


Graças ao nosso sistema circulatório, o sangue flui por todo o corpo, os nutrientes e o oxigênio chegam às células e os resíduos são eliminados . Portanto, ao longo deste artigo, vamos explicar as diferentes propriedades que nos dão uma série de alimentos que devemos consumir se quisermos melhorar nossa saúde circulatória.

Alimentos para melhorar nossa saúde circulatória

1. Limão

A vitamina C do limão fornece benefícios interessantes para cuidar da nossa saúde cardiovascular, entre suas propriedades

Esta fruta é rica em vitamina C, que é essencial para a formação de colagénio e elastina . Estas substâncias são de natureza protéica e influenciam a parede capilar.

Tomar um suco de limão pela manhã é uma boa opção para melhorar a saúde circulatória . Além disso, se você pode adicionar um pouco mais de pele, contém mais antioxidantes. Se você achar que é muito ácido, outra opção é adicionar um pouco do suco de limão aos seus legumes como molho.

2. Curcuma

Este alimento tem propriedades anti-inflamatórias. Grande parte de seus benefícios para melhorar a saúde circulatória deve-se ao seu efeito antioxidante neutralizar a ação dos radicais livres e tóxicos no organismo.

Normalmente, o corpo neutraliza os radicais livres que ocorrem naturalmente . Mas se a produção deles é excessiva, há danos ao organismo como:

  • O aumento do risco de doença cardiovascular .
  • . Aumenta o risco de câncer.
  • Acelerar o envelhecimento
  • Eles estão envolvidos em Parkinson, Alzheimer, arteriosclerose e diabetes.

3. Melhora a saúde circulatória com gengibre

O consumo freqüente e habitual de gengibre ajuda a aumentar a energia e ativa a circulação sanguínea, uma vez que o torna mais fluido. É aconselhável consumi-lo fresco ou seco diariamente. Você pode levá-lo em quartos, em creme vegetal ou em infusões.

Você também pode estar interessado em ler: As propriedades do gengibre e seus possíveis usos

4. Sementes de girassol

 Sementes de girassol
As sementes de girassol são ricas em gorduras saudáveis ​​para o coração e antioxidantes naturais, como a vitamina E.

Estas nozes, além de fornecer ácidos graxos essenciais, são ricas em vitamina E. é caracterizada por sua alta atividade antioxidante sendo uma das mais potentes. Consumindo uma colher de sopa por dia de sementes de girassol você pode ter os requisitos de vitamina E cobertos e melhorar a saúde circulatória.


5. Alho

É um alimento com efeitos anticoagulantes, ou seja, ajuda o sangue a circular melhor nos vasos sanguíneos e previne a formação de coágulos. Portanto, como a cebola, estimula a circulação sanguínea. Para obter melhores benefícios para o organismo, recomenda-se consumir um dente de alho cru por dia

. Água para melhorar a saúde circulatória

Beber água em abundância é benéfica para melhorar a saúde circulatória, além de outras funções do organismo uma vez que é essencial para a vida.

para eliminar toxinas do corpo que, sem dúvida, ajuda a melhorar a saúde circulatória, impedindo, além disso, a formação de coágulos. Portanto, recomenda-se tomar entre um litro e meio e dois litros por dia para manter o corpo hidratado e ser capaz de transportar os nutrientes necessários para todos os órgãos e tecidos

. Nozes

 Nozes
Os benefícios das nozes na saúde cardiovascular são mais do que conhecidos. Apenas sua quantidade deve ser controlada para a presença de gorduras.

Eles têm um alto índice de vitamina B3, que melhora a circulação sanguínea . Além disso, seus ácidos graxos neutralizam o colesterol e a inflamação no sistema circulatório

. Tomates, melancia e melão

Estes alimentos contêm licopeno, um antioxidante que estimula a circulação sanguínea e previne problemas cardíacos. Além disso, o tomate também previne doenças vasculares, como a arteriosclerose, e previne a formação de gordura no sangue.

Leia também: Preparar uma infusão de sementes de melancia e obter esses 8 benefícios

Outras recomendações para melhorar a saúde circulatória

 Mulher com pernas levantadas para melhorar a saúde circulatória
Em caso de inchaço, levantar as pernas após o trabalho diário nos ajudará a aliviar seu desconforto.

É claro que uma boa dieta é essencial para desfrutar de uma dieta saudável. boa saúde e prevenir numerosas doenças. Entretanto, também é necessário adotar outra série de hábitos saudáveis, como exercícios físicos regulares ou ingestão freqüente de água, como já dissemos

Você também pode:

  • Levantar as pernas várias vezes dia para reduzir o inchaço.
  • Evite roupas apertadas.
  • Consuma alimentos com potássio, porque regula a eliminação de água pelos rins e previne a pressão arterial.

Conclusão

Uma parte dos alimentos mencionados Há outras que também podem melhorar a saúde circulatória. Desta forma, você não tem desculpa para não incluí-los em sua dieta e adotar hábitos saudáveis ​​. Você se sentirá muito melhor consigo mesmo e evitará doenças cardiovasculares.


Comentarios

comentarios