O consumo regular de alimentos para obter colágeno é muito importante tanto em questões de saúde quanto no que tem a ver com a beleza. Embora as pessoas freqüentemente associem esse componente a produtos cosméticos, existem maneiras de aumentar sua produção através de alimentos.

A assimilação correta dessas proteínas intervém no estado da pele, músculos e articulações. De fato, ao lado da elastina, faz parte das estruturas corporais mais importantes . Portanto, é essencial garantir a sua formação, especialmente quando começa a diminuir devido à idade.

Como obtê-lo através da dieta? Existem vários tipos de alimentos que o contêm e outros que favorecem a sua produção. Em seguida, queremos compartilhar as melhores opções para que você não hesite em incorporá-las em suas refeições diárias

O que é colágeno?

O colágeno é o elemento proteico mais abundante no corpo humano . Ela desempenha um papel muito importante, já que atua como "cola" entre as células dos tecidos cartilaginosos, como aquelas que formam os músculos, articulações, pele, tendões e ossos.

orgânico, pois é um agente rejuvenescedor das células. Além disso, proporciona força, resistência e proteção aos tecidos, evitando a deterioração prematura. Por que é importante obtê-lo com a dieta?

Embora o corpo produza em condições normais, ao longo dos anos diminui essa capacidade e acelera sua deterioração. Então, se não for reabastecido através de dieta e suplementos, rugas aparecem na pele, fraqueza óssea, problemas inflamatórios, entre outros

Leia também: 8 alimentos que fornecem mais colágeno para a pele

Quais são os benefícios do colágeno?

 Colágeno

No "boom" que teve na indústria cosmética, a maioria das pessoas associa o colágeno ao rejuvenescimento da pele. Entretanto, além de fornecer esse benefício, essas proteínas estão envolvidas em outras funções importantes.

  • Afeta positivamente a produção de energia.
  • Ativa o sistema muscular e melhora o desempenho.
  • como um relaxante muscular e promove o descanso e diminuição de cãibras e contraturas.
  • Estabiliza os níveis de glicose no sangue e temperatura corporal.
  • Influencia o estado de saúde cardiovascular ] estabilização da pressão e do colesterol
  • Atrasa o envelhecimento dos músculos, ossos e articulações.
  • Ajuda na fixação do cálcio nos ossos.
  • Melhora o processo de cicatrização da pele.
  • Previne a deterioração prematura de cartilagem e ligamentos.

Os melhores alimentos para obter colágeno

A lista de alimentos para obter colágeno é caracterizada por seu alto valor nutricional. Enquanto alguns concentram uma boa quantidade dessas proteínas, outros fornecem nutrientes como a vitamina C e o magnésio que são essenciais para a sua produção no organismo.

Carnes

Carnes são alimentos para obter colágeno e outras variedades de proteínas. No entanto, seu consumo deve ser moderado, uma vez que eles contêm colesterol e gorduras saturadas . Para manter o conceito de dieta saudável, seria bom escolher os mais magros: frango, peru, porco, etc

Você pode estar interessado: 5 coisas que você deve saber antes de tomar um suplemento de colágeno

2. Peixe

Embora a porcentagem de colágeno em peixes seja menor do que em carnes, é um alimento recomendado para sua obtenção . Isto é principalmente devido ao seu conteúdo de ômega 3, um ácido graxo saudável que diminui a inflamação e proporciona elasticidade e firmeza.

3. Gelatina

É um dos melhores alimentos para obter colágeno, já que é composto principalmente por esta proteína. Além disso, é muito pobre em calorias e contém compostos antioxidantes que ajudam a proteger as células e os tecidos contra a deterioração do envelhecimento.

4. Frutas cítricas

As frutas cítricas são uma importante fonte de vitamina C, nutriente chave no processo químico que ajuda a produzir colágeno no corpo. Assim, comer laranja, kiwi, limão ou qualquer outra variedade pode melhorar a formação dessas proteínas.

Abacaxi

Esta deliciosa fruta tropical contém elementos conhecidos como AHA, uma série de ácidos, como o cítrico e o glicólico, que exercem um efeito rejuvenescedor. Sua assimilação adequada ajuda a formar o colágeno e favorece a eliminação de células mortas.

6. Soja e derivados

A soja e seus derivados (tofu, iogurte de soja, sopas, etc.) contêm uma substância química conhecida como genisteína. Este elemento favorece a produção de colágeno e ajuda a manter os tecidos em boas condições.

7. Porcas

Pelo seu teor de magnésio e ácidos graxos ômega 3, as nozes são alimentos para obter colágeno que não deve faltar à dieta. Devido às suas propriedades, suportam a formação destas proteínas e previnem sua deterioração nos tecidos.

8. Vegetais de folhas verdes

espinafre, acelga, repolho e qualquer variedade de planta verde pode melhorar a produção e conservação de colágeno. Eles se destacam por sua contribuição significativa de luteína e magnésio dois elementos essenciais para a saúde da pele, ossos e articulações.

Você já consome alimentos para obter colágeno? Lembre-se de que você deve incorporá-los em seus pratos regularmente. Além disso, você deve evitar maus hábitos como o consumo de açúcar e tabaco, que podem acelerar a destruição deste elemento.

Comentarios

comentarios