Ter pernas inchadas pode ser o resultado de esforço físico, dificuldades circulatórias ou retenção de líquidos. Esse sintoma, que geralmente atinge mulheres, é descrito como uma sensação de peso que às vezes dificulta o movimento.

Muitas vezes desencadeia episódios de dor prolongada que só diminuem com o repouso; Além disso, pode ser acompanhada por formigamento, dormência e outros sintomas cuja falta de controle pode reduzir significativamente a qualidade de vida. Como aliviar isso

Embora na maioria dos casos ele desapareça sem a necessidade de tratamentos, existem algumas medidas para controlá-lo naturalmente. Abaixo, queremos rever suas principais causas e 8 dicas simples para acelerar a sua recuperação.

Quais são as causas de pernas inchadas?

A principal razão pela qual esta condição aparece é porque a circulação sanguínea não Flui otimamente na parte inferior do corpo. A lei da gravidade, além da pressão causada pelo peso, dificulta que o fluxo sanguíneo retorne normalmente ao coração.

Outro fator comum é a retenção de líquidos que resulta de dificuldades. na função renal. Esse distúrbio geralmente resulta do consumo excessivo de sódio mas também de vários tipos de doenças. O que mais influencia as pernas inchadas?

  • Permanecer por muito tempo em pé ou sentado
  • Estar em estado de gravidez
  • Estar acima do peso ou obeso
  • Consumir medicamentos para o controle de diabetes ou hipertensão
  • ] Suffer coração ou insuficiência renal
  • Tem doenças auto-imunes, como artrite reumatóide
  • Usar sapatos inadequados (como saltos)
  • Levar um estilo de vida sedentário
  • Sofrer golpes ou trauma

Você sabia? Relação entre Parkinson e doenças auto-imunes

Sintomas de pernas inchadas

As pernas inchadas são caracterizadas por inflamação acentuada em áreas como joelhos e panturrilhas. Contudo, esse desconforto tende a desencadear outros sintomas desconfortáveis ​​ cuja intensidade varia dependendo da causa subjacente. Os mais comuns incluem:

  • Sensação de peso e fadiga nas pernas
  • Prurido, coceira e cólicas
  • Pernas avermelhadas e quentes ao toque
  • Dor que aumenta ao fazer algum tipo de esforço físico
  • Aparência de veias varicosas e veias da aranha

Dicas para aliviar pernas naturalmente inchadas

Quando as pernas inchadas são o sintoma de uma doença, geralmente é necessário o uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos para alívio. No entanto, não importa qual seja a causa, as dicas a seguir podem ajudar a controlá-la. Ponto!

1. Levantando as pernas

Colocar as pernas em uma superfície alta por alguns minutos pode ajudar a reativar a circulação sanguínea. Assim, facilitamos o retorno ao topo.

Similarmente, este exercício simples relaxa os músculos e diminui essa sensação de tensão.

2. Usar calçado confortável

O uso de calçado confortável e ventilado pode diminuir o reaparecimento de pernas inchadas.

  • Portanto, em vez de usar saltos e sapatos apertados, é melhor optar por um prato de calçado, do tamanho apropriado

3. Aumentar o consumo de água

Comer entre 6 e 8 copos de água por dia pode minimizar os desequilíbrios inflamatórios que causam desconforto na área inferior.

Este fluido estimula as funções linfáticas e promove a eliminação adequada de fluidos retidos nos tecidos

4. Tome uma ducha fria

Uma das melhores terapias naturais para aliviar as pernas inchadas é a aplicação de água fria.

  • Esta temperatura estimula o fluxo sanguíneo e previne complicações, como varizes.
  • Além disso, relaxa os músculos e diminui a dor

. Consumindo diuréticos

Alimentos diuréticos, como abacaxi, aipo ou alcachofra, são ideais para combater a retenção de líquidos que afeta as pernas.

  • Por causa de sua capacidade de aumentar as funções renais, aumenta produção de urina e regular fluidos.

6. Exercício físico

O exercício físico tem vários benefícios contra descontroles inflamatórios que produzem limitações no movimento das pernas. Primeiro, ajuda a combater o excesso de peso, um gatilho para a inflamação.

  • Também combate a retenção de líquidos e promove a circulação.

Descubra: 5 óleos essenciais e seus benefícios

7 Usando sais de Epsom

Os banhos com sais de Epsom são o remédio clássico para melhorar a condição das pernas inchadas.

  • Este ingrediente age como relaxante muscular, diminuindo a rigidez e a tensão.
  • ] De passagem, seu ligeiro efeito analgésico acalma a dor e promove o repouso

8. Aplicar massagem

A aplicação de massagens, de preferência com óleos essenciais, estimula as funções linfáticas e circulatórias

  • Isto permite reduzir a inflamação das pernas, já que aumenta a eliminação de toxinas, líquidos e outros resíduos que Eles causam esse sintoma

Para concluir, não se esqueça de consultar o médico se o inchaço das pernas for persistente. Às vezes, embora essas dicas sejam aplicadas, outras complicações ocorrem devido a condições não diagnosticadas.

Comentarios

comentarios