Embora os avanços da medicina nos tenham feito viver mais, não existem tratamentos eficazes para doenças como a obesidade a osteoporose arteriosclerose ou hipertensão, muito ligadas ao estilo de vida e comida

A ciência confirma que um estilo de vida saudável ajuda a prevenir certas doenças mas o que acontece quando elas aparecem?

Hábitos inadequados favorecem a inflamação subclínica ] alteram a microbiota, aumentam a permeabilidade intestinal, provocam desnutrição e sujeitam o organismo a uma maior carga tóxica. O stress a poluição ambiental a dieta pobre, os horários desordenados e o estilo de vida sedentário são prejudiciais a este respeito.

, é sempre possível introduzir mudanças no modo de vida que ajudem a evitar a doença e melhorar a qualidade de vida. Em geral, uma dieta preventiva deve ser anti-inflamatória, natural, nutritiva e equilibrada.

No entanto, quando uma doença específica é sofrida, ela deve ser adaptada a cada processo para restaurar o equilíbrio e a saúde geral. A seguir estão alguns dos problemas mais comuns e importantes de saúde medidas dietéticas que devem ser adotadas em cada um deles, a fim de melhorar os sintomas e, quando possível, corrigir o problema.

  Medicina Integrativa é o futuro

Um pilar da medicina integrativa

Este tipo de medicamento nasceu na década de 90 como modelo médico no tratamento de doenças crônicas . Fusíveis métodos diagnósticos e terapêuticos da medicina convencional com técnicas de prática complementares

Aconselhamento nutricional é vital nesta terapia. O alimento é considerado a base da saúde, com grande potencial terapêutico, e uma dieta antiinflamatória é proposta. Os objetivos básicos da "dieta integrativa" são promover a saúde gastrintestinal manter a inflamação sob controle, evitar deficiências nutricionais, regular o peso e evitar toxinas ambientais. Prioriza o consumo de alimentos orgânicos e proteínas vegetais contra os dos animais

 Regenerar a massa óssea na osteoporose naturalmente

1 . Parar a osteoporose

Na Espanha, três milhões de pessoas sofrem de osteoporose, principalmente mulheres. O osso é formado ao longo da vida e a densidade óssea máxima é alcançada em torno de 30 anos. Portanto, é apropriado tomar medidas para aumentar a densidade óssea em jovens e diminuir a descalcificação na maturidade.

A nutrição correta dos ossos não depende apenas da ingestão de cálcio. Trata-se de ter um equilíbrio correto entre a ingestão de vários nutrientes, como cálcio, magnésio, boro, vitamina C, colágeno ou vitamina D. Tome ácidos graxos ômega-3 e siga uma tendência de alimentação alcalinizante também favorece a correta mineralização do osso

Alimentos ricos em cálcio biodisponível devem conter leguminosas três vezes por semana uma pequena quantidade de algas, gergelim, avelãs ou amêndoas diariamente ou em dias alternados, e vegetais de folhas verdes como enfeite todos os dias.

Embora os alimentos lácteos sejam ricos em cálcio tenham uma alta quantidade de proteína que acidifica, então confie tudo ao seu consumo não é uma estratégia adequada para garantir uma boa mineralização óssea. A vitamina D é sintetizada na pele em 90%

A realização de exercícios físicos ao ar livre pode ajudar a aumentar a produção dessa vitamina. Sua falta é o defeito nutricional mais freqüente em crianças espanholas e para evitá-lo, basta tomar sol cerca de 10-15 minutos por dia “/>

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Em geral, os fatores que favorecem a descalcificação do osso são estilo de vida sedentário, excesso de acidez, excesso de proteína desequilíbrio hormonal e excesso de ambiente tóxico .

. suplementos de colágeno e os de magnésio e cálcio também podem ajudar a fortalecer a matriz óssea.

 8 hábitos para acalmar a acidez estomacal

2. Melhorar a acidez gástrica

A acidez gástrica é uma doença muito comum hoje em dia. Os antiácidos são a alternativa terapêutica mais utilizada e são eficazes como medida paliativa, mas seu uso continuado pode ter efeitos adversos. Alterações no pH gástrico impedem a absorção correta de proteínas e certos minerais ou vitaminas, como B12 .

Medidas nutricionais podem melhorar os sintomas com menos efeitos colaterais Para uma boa digestão é importante comer pequenas porções várias vezes ao dia e fazê-lo sentado, quieto e mastigando bem.

A comida deve atingir o estômago esmagado e misturado com a saliva para favorecer a ação das enzimas . Essas medidas geralmente não são valorizadas e não devem ser negligenciadas. Se houver uma gordura abdominal excessiva a pressão dos órgãos digestivos aumenta e a perda de peso é necessária para melhorar o refluxo.

Uma dieta rica em alimentos levemente cozidos e isenta de gorduras animais ajuda a digestão e diminui o peso corporal. Os alimentos que produzem mais acidez gástrica são café, chá, álcool, refrigerantes, chocolate, sucos de frutas, molho de tomate, leite gordo, caldos de carne,

Um remédio paliativo eficaz para aumentar o pH gástrico é tomar a batata meio crua liquefeita com o estômago vazio diluída em um copo de água.

] Alguns suplementos podem ajudar, como enzimas para melhorar a digestão ou o suco puro de aloe vera e o sangue de dragão da planta úteis quando a acidez é devido a gastrite ou úlceras gastroduodenal por sua capacidade de regenerar a mucosa gástrica.

 7 bons amigos do fígado que ajudam você a purificar

3. Cuidar do fígado na hepatite

A palavra hepatite significa "inflamação do fígado" e isso pode ser causado por um vírus ou pelo abuso de álcool ou mesmo gorduras. O fígado é responsável por metabolizar qualquer substância potencialmente tóxica que entra no corpo.

Portanto, a dieta deve evitar o aumento da carga tóxica e proteger o fígado. Quando o fígado é afetado, uma dieta depurativa e anti-inflamatória é a correta. Também é essencial para ajudar a regular o trânsito intestinal, porque a constipação favorece a entrada de substâncias mais tóxicas no organismo.

A aveia é um alimento que ajuda a regular o intestino e elimina o desperdício. Os alimentos mais adequados para a purificação do fígado são os vegetais e, em particular, os amargos, como alcachofra, aipo, escarola ou rabanetes e seus caldos.

Líquidos ricos em antioxidantes devem ser tomados pelo menos uma vez por dia, de preferência com o estômago vazio. Os alimentos a serem evitados são carnes vermelhas e gorduras pré-cozidas alimentos ricos em aditivos e gorduras trans café e álcool principalmente

Durante a fase hepatite aguda é recomendado para fazer uma semana depurativa dando prioridade ao consumo de vegetais e cereais integrais. O dia começa com um batido vegetal antioxidante de cenoura, maçã, beterraba e aipo; No almoço e no jantar, são tomados caldos de alcachofra e, entre as infusões de leite de cardo e boldo, duas plantas depurativas hepáticas. Os alimentos devem ser leves, livres de gorduras e produtos cárneos

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4. As doenças reumáticas

Embora as suas causas exatas sejam desconhecidas, cada dia mais se conhece sobre a influência que o estilo de vida tem na sua progressão e que a genética, estilo de vida sedentário e obesidade são algumas das fatores de risco que influenciam sua aparência. Uma dieta antiinflamatória, rica em antioxidantes e alcalina, é apropriada para essas doenças.

Hoje também estudamos a ligação que pode existir com a doença celíaca ou a sensibilidade ao glúten. É possível que um excesso de permeabilidade intestinal favoreça a entrada no corpo de certos peptídeos alimentares e que estes gerem reações cruzadas que favorecem a inflamação. Nesses casos, é necessário remover o glúten e melhorar a flora intestinal.

Em geral, a dieta deve promover os processos de eliminação do organismo para evitar o acúmulo de toxinas ambientais. Para isso, é aconselhável consumir cerca de 1,5 litros de água filtrada por dia . Como a obesidade é um fator de risco, a dieta deve ser moderada em calorias .

Como suporte, suplementos nutricionais que melhoram a saúde das articulações, como colágeno, glucosamina podem ser usados. ] sulfato de condroitina ou ácidos graxos ômega-3 . E deve ser lembrado que exercícios moderados e alongamentos ajudam a fortalecer os músculos e reduzir os sintomas.

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5 . Os níveis de colesterol e triglicerídeos sob controle

A elevação do colesterol ou triglicérides pode ser de origem genética ou uma consequência do estilo de vida. Em ambos os casos, uma dieta cardioprotetora e antiinflamatória será útil. A inflamação favorece o excesso de lipídios aderem às paredes arteriais, que engrossam e dificultam o suprimento sanguíneo.

É principalmente conveniente evitar o consumo de carnes gordurosas salsichas, laticínios, óleos fritos, álcool , farinhas refinadas e açúcares simples. O ovo contém colesterol na sua gema mas se tomado com moderação (entre 3 e 4 por semana) não influencia o colesterol no sangue.

Por outro lado, um consumo excessivo de frutose favorece uma elevação dos triglicerídeos . Este açúcar é frequentemente utilizado em alimentos industriais, tais como bebidas açucaradas, bolos, cereais matinais ou biscoitos, por vezes sob a forma de "xarope de milho". As formas mais adequadas de cozinhar são o vapor, forno, ferro sem óleo ou papillote

O ideal é para vestir a comida com azeite extra-virgem depois de cozinhar. Alimentos funcionais com esteróis de plantas ou suplementos com arroz vermelho fermentado são algumas das alternativas terapêuticas que reduzem o colesterol no sangue. Os suplementos de ácidos graxos ômega-3 podem ser úteis contra o excesso de triglicerídeos.

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6. Regular a hipertensão

A diretriz fundamental quando existe hipertensão é diminuir o cloreto de sódio na dieta evitando sal, defumado, picles e picles, pré-cozidos, cubos de caldo, salsichas e queijos.

Em contraste, o consumo de outros minerais, como potássio, cálcio e magnésio pode melhorar a pressão arterial.

O salsa Batata, abacate, tâmaras ou banana são ricos em potássio. infusões de folhas de oliveira ou espinheiro são recomendadas. Os benefícios do alho também foram estudados por serem alcalinizantes, hipotensores e hipocolesterolêmicos.

Além de ter uma dieta rica em vegetais é importante reduzir o estresse com terapias de relaxamento . diário físico e controle do risco cardiovascular moderando o consumo de gorduras saturadas e açúcares .

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No entanto, é conveniente descartar deficiências nutricionais ou estados anêmicos que, fazendo um se sentir fraco e decaído, diminuem a tolerância

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8. Superando a candidíase

A candidíase crônica pode ser devida a um desequilíbrio na microbiota gerado pela presença excessiva de fungos nas membranas mucosas, geralmente Candida albicans . Este fungo vive como um comensal no corpo e pode proliferar oportunisticamente após tratamentos com antibióticos, quimioterapia ou se o sistema imunológico estiver deprimido.

Em seu tratamento, os alimentos devem estar livres de açúcares simples, farinhas ou cereais refinados e alimentos com alto índice glicêmico (como doces, batatas, mel, banana ou frutas secas). Também é conveniente evitar tomar alimentos fermentados (incluindo os de soja, como missô ou molho de soja), bebidas fermentadas (vinho e cerveja), cogumelos, vinagre e picles e leveduras (presentes em produtos de panificação e preparações alimentícias, como cubos de caldo de carne)

Para flora regular pode ser tomado suplementos naturais de probióticos e antifúngicos como alho, ácido caprílico ou o pau d'Arco, mas sempre sob prescrição médica.