Não há nada mais benéfico para a abertura do corpo e do coração do que a tranquilidade e o silêncio da natureza.

Através dela é possível alcançar um equilíbrio para viver e desfrutar do momento presente. Isso foi experimentado por aqueles que, ao longo dos séculos, foram coletados em sítios naturais.

Monges e pessoas dedicadas à meditação verificaram como o potencial humano desperta na natureza e consideraram isso fonte de sabedoria e inspiração.

De acordo com o calendário chinês típico das zonas temperadas, não há quatro, mas cinco estações que compõem o ano. O quinto está situado entre o verão e o outono e talvez equivalesse às nossas férias de verão de San Miguel e San Martín.

Trata-se dos últimos dias do verão quando o esplendor e o sol ainda é o protagonista, embora não de forma tão exuberante.

Depois de um período expansivo e explosivo – para muitos sinônimos de férias e emoção – vêm dias de metamorfose, ideais para internalização.

A natureza embora ainda em plena floração e com abundantes colheitas, começa a se acalmar se prepara para as estações frias que se aproximam.

E nós, como parte dela, devemos seguir sua mesmos ciclos.

Por que aproveitar a quinta temporada?

O retorno às obrigações diárias constitui para muitos causa de nervosismo.

Portanto, se este período é usado para acalme-se, localize o suporte O centro e o fortalecimento ganharão segurança e serenidade para viver de forma positiva a nova estação que o espera.

Quando a energia cresce de forma natural, torna-se possível enfrentar qualquer circunstância sem grande esforço. [19659013Atradiçãoorientalofimdoverãooufimdoverãocorrespondeaoelemento "terra" que psicologicamente incita a busca de um comportamento estável e equilibrado.

O A medicina tradicional chinesa afirma que nesta temporada baço e estômago são os órgãos que requerem mais cuidado.

Qual é o centro de gravidade humano?

é um grande paralelismo e conexão entre o equilíbrio interno e físico ou externo.

No plano interno se o centro estiver enfraquecido ou desestabilizado, será impossível de sentir em equilíbrio .

H Normalmente, quando isso acontece, os indicadores aparecem na forma de angústia, nervosismo, negatividade apatia ou algum tipo de desconforto mental.

O mesmo ocorre em nosso organismo. Quando há desequilíbrio ou tensão física o centro geralmente fica mal tonificado e as descompensações aparecem na forma de dor ou contraturas .

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equilíbrio significa bem-estar e está intimamente ligado ao centro de gravidade, pois é o que o torna possível.

No ser humano, segundo várias disciplinas e antigas tradições, este centro de gravidade está localizado na área da barriga de onde as forças vitais irradiam em direção às quatro direções.

No Leste esta área é considerada uma fonte de energia sutil e um núcleo de ressonância .

É usada para coletar, mobilizar e aumentar a energia bem como para direcionar os movimentos de qualquer ação.

A medicina ayurvédica considera esta área o núcleo de energia par excelência . É onde o chamado manipura chakra (terceiro chakra) está localizado entre o umbigo e a boca do estômago, que é responsável por regular a vontade, o senso de controle e coordenação.

é onde nasce a força que impulsiona a ação e está ligada ao sistema nervoso, ao fígado, assim como ao pâncreas. Sua energia também dirige os processos de purificação do corpo.

Quando o terceiro chakra é fortalecido, a capacidade de decidir, moldar e desenvolver o que acontece em nossas vidas é maior.

Se , pelo contrário, seu estado é fraco inseguranças, obsessões, decadência, dispersões ou desorientação aparecem facilmente.

A cultura japonesa dá o hara – cujo o significado é barriga – a excelência de ser considerado o ponto central do ser humano ou a profunda consciência do ser.

A medicina tradicional chinesa chama tan-tien a este ponto que considera um dos três centros por onde flui a energia vital.

Ambas as tradições sugerem que é o lugar onde a força física e espiritual se unem . Por esse motivo, conectar-se com o centro de gravidade ajuda a desenvolver as próprias capacidades.

Por que é importante viver centrado?

O primeiro requisito para encontrar o centro é parar. Vivemos em permanente movimento físico e mental.

O ruído, os pensamentos e as ações que nos cercam tornam difícil encontrar momentos de calma para tomar consciência de como nos encontramos e nos sentimos.

Ao longo do dia, não há distância suficiente disponível para observar a velocidade na qual operamos. Somente quando você está calmo você tem a oportunidade de analisá-lo e considerar os efeitos que tem sobre nós.

Muitas vezes vivemos com descompensação, desconforto ou dor – tanto emocional quanto físico -, mas a inércia esse impulso nos impede de detectar e erradicar essas doenças.

Os ritmos naturais marcaram a vida humana durante séculos. Com o tempo, no entanto, o homem tem se afastado deles.

Se você olhar para a natureza você pode ver como ela está em um equilíbrio permanente e harmônico em qualquer circunstância.

Portanto, sua energia impulsiona a conexão de cada um com sua força interior, com alegria, saúde e vida.

Um ambiente natural facilita que eu ande até o ponto de interior gravidade, à harmonia que também é natural em nós. Por esta razão, não há melhor guia para iniciar a jornada.

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Como recuperar a harmonia?

Qualquer prática meditativa ou busca do centro visa recuperar a harmonia perdida, a fim de viver plenamente.

Existem várias técnicas para alcançá-la, mas todos passam por dedicar um momento à internalização.

Rompendo com o mecanismo habitual de pensamentos constantes (exceto pelas horas de sono, passamos o dia todo, voluntária ou involuntariamente, transformando-o sobre coisas que aconteceram ou que vão acontecer) implica em adquirir uma atitude contemplativa que facilita a quietude.

É comum que esse processo exija um esforço e que vários pensamentos apareçam ao longo do caminho, idéias e emoções que não podem ser controladas

No entanto, em vez de lutar para que desapareçam, nós simplesmente temos que deixá-las passar sem permitir que nos arrastem para longe. Como se fosse um filme, tornar-nos-emos espectadores da sucessão de imagens e sensações que nos invadem.

Ficar alguns minutos em atitude de contemplação, sem outro objectivo senão ser e sentir o centro nos fará sentir mais vivos, plenos e presentes.

Um meio que ajuda a alcançar a contemplação é a respiração:

  • A inalação – e mais se for o ar puro de natureza – permitirá que você visualize como o oxigênio entra no corpo e atinge o centro ou ponto de gravidade.
  • Com a exalação você notará como o corpo se esvazia, até sentir o centro novamente. [19659058Aolongodesseprocessodeformainconsciente os sentidos vão se abrir para o meio ambiente . Através da natureza, nos sentiremos presentes, vivos e em equilíbrio.

    Progressiva e inconscientemente, nosso ruído mental se desintegrará apaziguaremos a velocidade de cruzeiro que habitualmente nos dirige e abraçaremos um estado superior de consciência muito mais amplo.

    Chegaremos a sentir parte da natureza que nos rodeia, com uma sensação de força e plenitude.

    Por que fortalecer o centro de poder ?

    Apoiar-se no centro (tanto físico como interno) desperta automaticamente sinais de segurança e estabilidade, reafirma o bem-estar e torna-nos capazes de responder, de forma natural e firme, às forças adversas de qualquer circunstância.

    Não em vão, Josef Pilates criador do método que leva seu nome, concentrou toda a sua técnica em fortalecer o que ele chamou de "centro de poder" " centro de energia " ou casa de força.

    Ele apontou que a parte inferior do tronco – a área que circunda a região lombar e abdominal – concentra toda a energia e força do corpo humano: todos os movimentos do corpo nascem e terminar aí.

    Um centro fortalecido permite que o corpo se mova livremente e equilibrado, evitando movimentos, tensões e compensações prejudiciais.

    Além de manter uma postura alinhada um centro bem localizado e tonificado também favorece funções orgânicas e beneficia os ramos nervosos que deixam a coluna vertebral.

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    O centro de gravidade é aquele que dirige e estabiliza o resto do corpo . Se forem observadas as cadeias musculares, entende-se que todos os músculos do corpo são importantes para o seu correto funcionamento e que a estabilidade é governada pelo centro.

    Está comprovado que os atletas que se fortalecem de forma integral seus músculos executam mais do que aqueles que o fazem especificamente.

    Uma vez que o centro de gravidade esteja equilibrado e estabilizado, qualquer ação ou movimento pode ser realizado sem a necessidade de esforço excessivo ou descompensação de maneira saudável .

    Disciplinas como a ioga compartilham essa filosofia e concentram grande parte do trabalho nos músculos abdominais profundos. No entanto, neste caso, eles adquirem o nome de bandhas ou bloqueios de energia.

    Udiyana e moola bandha são dois "bloqueios" cuja função é estimular a energia localizada no plexo solar (udiyana) e no períneo (moola), para evitar que escape ou perca.

    A ativação desses "fechamentos" é conseguida ativando a zona inferior do abdômen e do assoalho pélvico.

    Entre os benefícios que essa ativação proporciona estão:

    • Ela reforça o controle da respiração.
    • Endireita a coluna.
    • Estimula o nervo plexos, glândulas e o corpo em geral.
    • Fortalece o assoalho pélvico.

    O tai chi coloca o tan-tien quatro centímetros abaixo do umbigo e quatro centímetros para dentro. Ele coincide com o centro de gravidade do corpo e é considerado o ponto a partir do qual a energia é distribuída. Também para osteopatia este ponto é o centro das habilidades motoras e mobilidade.

    Diferentes teorias sugerem que uma grande parte de nossos pensamentos e emoções, bem como o movimento, são influenciados por nossas entranhas.

    Esta região da barriga não é capaz de pensar cognitivamente mas o que reside nela afeta diretamente o equilíbrio e a estabilidade.

    8 exercícios para recuperar a harmonia corporal

    Esta sessão de exercícios tonifica o centro de poder . Pode ser praticado em qualquer lugar, você só precisa de uma bola.

    1. Linha média

    • Dobre os joelhos como se estivesse sentado em uma cadeira.
    • Junte as pernas com força com o interior, distribua o peso nos pés e certifique-se de que a curva lombar não é muito acentuada.
    • Alongue as costas a partir do abdômen e, com uma bola entre as mãos, levante os braços seguindo a linha das costas. Esta postura fortalece o eixo central do corpo.

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    2. Do centro

    • Com as pernas firmes nem tensas nem relaxadas (o calcanhar de uma alinhado com a ponte da outra), deslize o tronco para o lado de mãos dadas aquele com a bola e abaixe-o até que toque o solo.
    • Os ombros são mantidos em linha com os quadris e as costas.
    • Do abdômen franzido a coluna e o pescoço são alongados.
    • Após várias respirações, mude de lado.

    3. Ative o eixo central

    • Dê um passo para frente com a perna direita (dobre-a em um ângulo reto). Alongue a esquerda, puxando o calcanhar para trás. Ativa a parte interna das pernas ao sentir o eixo central do corpo
    • Estica a parte superior do corpo a partir do abdômen. Estenda os braços com a bola nas mãos
    • Respire por alguns minutos mantendo o equilíbrio. Mude os lados

    4. Torça a partir do centro

    • Com pés e pernas firmes, levante uma perna do chão em linha reta (se for muito, dobre o joelho).
    • Observe como o centro do corpo é ativado e a coroa da cabeça puxa a coluna em direção ao céu.
    • Vire o tronco para o lado da perna elevada, sem dobrar as costas ou desequilibrar os quadris. [19659057] Mantenha algumas respirações e faça o mesmo com o outro lado.

    5. Preparação do equilíbrio

    • Afaste as pernas mais do que a largura dos quadris e alinhe o calcanhar de uma com a ponte da outra.
    • Dobre um joelho e coloque a bola a dois pés do pé . Alongue a outra perna e pegue energicamente o abdômen.
    • Com essa sensação, mantenha a coluna reta e coloque a outra mão no quadril.
    • Por enquanto, o peso deve permanecer equilibrado entre as pernas, mas o centro do corpo está preparado para ser capaz de passá-lo para o lado.

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