Os músculos não param de funcionar : quando respiramos, quando nos levantamos, quando caminhamos … eles estão em constante atividade e, às vezes, em permanente tensão.

RPG ou Reeducação Postural Global nos permite tomar consciência de como é o nosso corpo e reposiciona-o para o seu funcionamento ideal.

De acordo com o RPG, todos os músculos estão ligados e, quando um fica desestabilizado, tenso ou contraído, causa o resto dos músculos, tendões e as fáscias que formam a cadeia à qual esse músculo pertence são realocadas por meio de desequilíbrios e tensões para neutralizar a dor.

Assim, um desequilíbrio na pelve pode ser a causa de uma perna aparentemente mais curta; uma tensão no diafragma, decorrente de uma dor lombar; e flacidez nas nádegas, de dor no joelho .

Diagnóstico postural: como detectar e corrigir a má postura?

Dois anos atrás, andando na rua, Eu torci um tornozelo. Mas esqueci sobre o incidente e continuei andando.

Depois de alguns meses, comecei a sentir fortes dores na parte inferior das costas. Em primeiro lugar, atribuí isso ao excesso de horas de trabalho em frente ao computador; mais tarde, que eu tinha sobrecarregado carregando peso em um movimento recente; até que a dor se tornou insuportável e fui, por recomendação de um amigo, a um especialista em RPG.

Por uma hora, o terapeuta analisou exaustivamente meu corpo minha postura, minha maneira de andar, respirar, movendo-se e minha história particular de "acidentes". Ele concluiu que a minha dor lombar era o resultado de uma torção no tornozelo que sofri há muito tempo!

"Como pode ser? – perguntei, espantado – mas aconteceu há meses … e não dói tornozelo. "

Sua explicação foi simples e clara:" Nosso corpo é uma entidade global e está conectado por cadeias musculares. Os músculos não funcionam isoladamente e, quando um sofre um trauma, os outros se adaptam e fazem compensações para evitar o dor. "

Quando torci meu tornozelo, os músculos que estabilizam a articulação se contraíram automaticamente para proteger os ligamentos lesados.

Eu mesmo – explicou o terapeuta – inconscientemente e para evitar dores, fui encarregado de mudar os apoios dos pés para andar. Com isso, tanto o joelho quanto o quadril mudaram de posição para se adaptar à nova marcha.

O mesmo aconteceu com a pelve, que era inclinada para manter o equilíbrio, promovendo assim tensão na região lombar. Por sua vez, o resto dos músculos das costas tentaram equilibrar esta descompensação l umbar com outros em diferentes áreas da coluna.

Após meses de malabarismo e tensões em diferentes músculos Meus músculos lombares não seguraram e se contraíram fortemente para se protegerem.

O método de Reeducação Postural Global

O RPG criado em 1981 por Phillipe Souchard, um fisioterapeuta de origem francesa se baseia em um paradoxo: os mesmos músculos que nos mantêm em pé, ao mesmo tempo, nos esmagam.

Ele classifica os músculos em dois grandes grupos:

  • Dinâmicos ou fásicos . São eles que realizam grandes movimentos e podem ser distendidos por fatores como o sedentarismo; por exemplo, os abdominais.
  • Estático ou tônico . Sua atividade é constante: fique de pé ou apoie as costas. Entre eles estão a coluna vertebral. Este último grupo, que constitui 80% dos músculos esqueléticos, tende a se contrair e encurtar com frequência. Quando isso acontece, há desvios e, consequentemente, compensações solidárias. O RPG investiga como os músculos estáticos funcionam para retificar aqueles que não funcionam corretamente.

Os cursos de RPG são dados a médicos e fisioterapeutas : há seis mil graduados no mundo. Não é uma ginástica mas sim uma forma de harmonizar o corpo e prevenir novos bloqueios ou doenças.

A reeducação postural é realizada a partir de alongamento daqueles que são encurtados, retirando os excessos tom para aqueles que estão sobrecarregados ou fortalecer aqueles que precisam.

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Como são as sessões de Reeducação Postural Global (RPG)?

O RPG permite que o paciente se conscientize de como seu corpo está e como deveria ser para funcionar corretamente. [19659003] Segundo José María Llagostera, fisioterapeuta especialista em RPG o mais importante é a consciência do paciente de como está o seu corpo. "É básico ver como você carrega seu corpo e como você teria que carregá-lo para que funcione harmoniosamente".

O primeiro fio que o terapeuta puxa para realizar pesquisas e terapia é o da dor, que o direciona para a verdadeira causa da doença. O terapeuta "lê" quais músculos estão tensos ou encurtados para decifrar o motivo dessa tensão ou doença.

Ao contrário de outros tratamentos e terapias que se concentram na área dolorida, o RPG propõe um alongamento global – e não local – para equilibrar o corpo.

Uma vez que o terapeuta estudou exaustivamente o corpo para detectar a causa da dor, ele propõe uma série de exercícios de alongamento através dos quais o corpo pode experimentar como sente quando seu corpo está em uma boa postura.

Quando um mau hábito está profundamente enraizado como uma cabeça torta, é difícil que, quando o terapeuta a alinha, o paciente tenha a sensação de Essa é a postura correta. Tem que haver uma mudança no padrão mental internalizado, que requer um tempo de adaptação.

Esta tarefa, manual e individualizada nem sempre é fácil, uma vez que a causa é geralmente sobreposta por diferentes compensações musculares. Cada pessoa é única e se manifesta de maneira diferente, então não há dois tratamentos de RPG iguais.

O trabalho geralmente dura de 8 a 10 sessões individuais de uma hora . Entre cada um deles, exercícios específicos são realizados em casa e a nova sessão permite verificar o progresso ou variar os exercícios.

Cada um é acompanhado por uma respiração profunda que permite

Benefícios do RPG: elimine a dor e as frustrações

De acordo com a OMS, 75% da população mundial sofre em algum momento ao longo suas patologias de vida derivadas de dores musculares ou dores.

RPG é muito eficaz tanto para recuperar a harmonia corporal quanto para resolver situações muito diversas, desde problemas de coluna (hérnia de disco , escoliose, hiperlordose …) pés chatos dormência nas mãos, escápulas destacadas, tórax afundado …

Mesmo pessoas com 1 ou 2 cm de altura para opor-se a um órgão de segurança pode obtenha-os alinhando bem o seu corpo com o RPG.

A versatilidade do RPG permite que ele também seja benéfico para crianças, adolescentes ou idosos. Quando uma criança ou adolescente para de praticar um esporte ou atividade porque se cansa, talvez seja porque alguma postura adquirida em sua vida diária (quando está sentado em frente ao computador, dormindo ou caminhando) bloqueia sua energia. [19659002] Em muitas ocasiões, as patologias musculares são o resultado de estresse, ansiedade, estilo de vida sedentário ou mau uso do corpo e são acompanhadas, não apenas por dor, mas também por mudanças de humor e caráter. Algumas contraturas, encurtamentos ou tensões, por sua vez, refletem atitudes mentais.

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Através de exercícios de alongamento e respiração profunda e consciente, o RPG permite não só libertar-se do desconforto físico, mas também do desconforto interno que isso acarreta.

Após as primeiras sessões, a pessoa já começa a notar os efeitos : não só como seu corpo se liberta da dor, mas também como as frustrações, complexos e mochilas que carregava também desaparecem.

Exercícios básicos de reeducação postural global

1. Sentindo o corpo

É cerca de sentar-se com as solas dos pés juntas voltadas uma para a outra, flexionando os joelhos. As costas e o pescoço são alongados, como se estivessem suavemente esticando nossa cabeça para cima.

É preciso respirar cerca de dez vezes sentindo o benefício global. Com a ajuda do terapeuta de RPG, é fácil sentir como a cadeia muscular posterior é esticada nesta postura.

É muito adequado na escoliose.

2. Ficar de pé e caminhar corretamente

A região lombar

Quando a região lombar é empurrada para dentro há um desvio da coluna. Para compensar isso, a área superior das costas recua enquanto os ombros giram para a frente e o pescoço e a cabeça também se inclinam, o que traz o olhar para o chão. [19659003] Esta posição muito comum causa um bloqueio nas articulações do joelho que hiperestende para trás ( genu recurvatum ), bem como um suporte insuficiente das solas dos pés que prejudica o equilíbrio do corpo.

O primeiro passo para corrigir uma postura inadequada é nos tornarmos cientes de como estamos nela e como as tensões e descompensações que ela causa no resto do corpo nos afetam.

A próxima etapa é conseguir um bom alinhamento. Para fazer isso, você deve literalmente sentir a cabeça nos ombros e olhar para a frente. A linha da cabeça e dos ombros é perpendicular à pélvis, quadris e joelhos.

É importante apoiar bem os pés e observar como o abdômen se achata . Com o corpo assim alinhado, respire cerca de dez vezes para se tornar ciente da postura e seus benefícios.

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Joelhos dobrados ou torcidos

Quando os joelhos são dobrados para dentro em genu valgo há um desequilíbrio na pelve que afeta tanto o quadril quanto a coluna causando tensões e bloqueios em diferentes partes do corpo

É muito comum que, quando isso acontece, a pessoa apresente pés planos. O RPG corrige-os sem modelos ao realinhar pernas e joelhos.

Por outro lado, quando os joelhos dobrados para fora em genu varo (3b) causam descompensação na pelve, o quadril e coluna, e na parte inferior causam pés cavos.

Suporte correto dos pés e dinâmica de caminhada

Quando em pé, as solas devem estar bem apoiado no solo para permitir que o corpo se equilibre.

Os pés devem ser apoiados em três pontos: o primeiro e o quinto metatarsais, bem como em um ponto no centro do calcanhar.

Ao caminhar é necessário sentir como a sola de cada pé está apoiada no chão, e tomar consciência de pressionar os três pontos mencionados acima, como se de um tripé envolvido.

Ao dar o próximo passo, após levantar um pé, você também deve sentir como ele é apoiado , primeiro no centro do calcanhar e, então, ao mesmo tempo, no primeiro e quinto metatarsais.

3. Reeducação postural global: o dançarino

Esta postura deve ser coordenada com muito cuidado entre o terapeuta e o paciente.

Uma almofada triangular ou outro plano inclinado é usado para suporte, de modo que os pés eles são inclinados para cima.

Com os joelhos ligeiramente dobrados, o torso se inclina para frente enquanto permanece reto.

O terapeuta ajuda a alongar a cadeia muscular posterior dos pés à nuca. [19659075] 4. Olhando para a frente

A íris centrada entre as pálpebras é um excelente indicador do alinhamento do corpo.

Olhando para a frente, nos certificamos de que o pescoço, os ombros e a coluna estão bem posicionados.

Quando os olhos olham para baixo eles oferecem uma indicação clara de que o corpo está desalinhado, portanto a postura que mantemos não é benéfica para a coluna e o resto do corpo .

Alinhar bem o olhar é uma forma de começar a corrigir um mau hábito postural.

5. 4 exercícios simples para corrigir a postura em casa

Esses exercícios podem ser realizados sem a ajuda de um terapeuta.

Quando realizados, as áreas lombar, torácica e cervical são alongadas , bem como os braços, os abdutores e as solas dos pés.

Não vá de um exercício para outro se sentir dor.

  1. Deitado de costas, dobre as pernas e apoie-se as solas dos pés no chão, com os joelhos separados da largura dos quadris. Estique os braços e vire as palmas das mãos para o teto. Alongue o pescoço e preste atenção a se a parte inferior das costas toca o solo . Respire lenta e suavemente dez vezes, sentindo os benefícios dessa postura.
  2. Junte as solas dos pés e deixe os joelhos abrirem para os lados . Procure manter o abdome reto e a região lombar, que ainda está em contato com o solo, não se curve. Respire cerca de dez vezes nesta posição.
  3. Em seguida, vire a planta dos pés para fora, certificando-se de que as solas apontam para os lados e não para baixo. Tente não mover suas costas. Nesta posição, faça dez respirações profundas.
  4. Estique as pernas e, sem tirar a zona lombar do chão, forme um "V" com os dois pés unindo os calcanhares e com os dedos apontados para o teto. Se você notar que, ao alongar os joelhos, as costas se arqueiam, mantenha-os ligeiramente dobrados. Respire dez vezes nessa posição.

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