Resfriados e gripes geralmente proliferam com frio e falta de luz no inverno. O organismo está perfeitamente equipado para se proteger dos micróbios que os causam, graças a um sistema de defesas capaz de identificar e neutralizar qualquer agente estranho que tente atravessar suas barreiras.

Entre essas barreiras estão a pele e as mucosas do trato respiratório. e o sistema digestivo. Exercício, dieta equilibrada e repouso contribuem para defesas com capacidade de reação suficiente e recuperação. Mas há muitas outras coisas que podem ser feitas para fortalecê-las, desde tomar suplementos que estimulam o sistema imunológico a prevenir ou impedir uma infecção de reduzir o estresse ou recorrer à acupuntura ou terapia reflexa.

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O sistema imunológico está presente em todo o corpo e em cada uma das células, embora seja verdade que boa parte dessa complexa rede defensiva se acumule nos canais e nos linfonodos. A onipresença da rede linfática significa que não há um meio único de abordar o estímulo linfático: as medidas a serem tomadas são múltiplas, tanto nos hábitos alimentares quanto na vida.

No entanto, é precisamente em os órgãos digestivos onde o sistema linfático atinge seu máximo desenvolvimento, por ser um mecanismo de defesa, de proteção das "portas" do organismo, deve exercer uma ação especial sobre todos os elementos que entram no trato digestivo. Portanto, a dieta e os cuidados com o sistema digestivo são de importância vital para a imunidade ideal.

Não há método infalível para aumentar a imunidade.

De fato, muitos alimentos ou medicamentos que não são recomendados Aumentar os níveis de linfócitos ou gammaglobulinas específicos para o sistema imunológico. Mas não é menos verdade que os resultados geralmente são vistos na prática e não em uma análise. As pessoas que seguem uma dieta adequada têm menos problemas imunológicos ou infecciosos e, assim que mudam para uma dieta mais saudável, tendem a ser reduzidas.

8 aliados de suas defesas

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