Dor na parte inferior das costas, conhecida como dor lombar, geralmente desaparece quando tratada por um especialista . No entanto, você pode ajudar a melhorar rapidamente com algumas rotinas complementares

A dor lombar é uma doença comum em nossos dias. A 80% das pessoas na idade adulta sofrem ou sofreram em algum momento de suas vidas de acordo com estatísticas do Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos dos Estados Unidos. Nem distingue entre sexo, uma vez que as mulheres e os homens sofrem igualmente

dor lombar: um problema de qualidade de vida

lombalgia é uma das principais causas de doença e doenças crônicas

O tratamento da lombalgia é de suma importância para melhorar a qualidade de vida, uma vez que ao sofrer diminui nossa capacidade de realizar atividades tão simples quanto sentar, levantar e andar.

De fato, um estudo publicado no British Medical Journals e realizado em 187 países, descobriu que dor lombar é uma das principais causas de absenteísmo no trabalho . Mais de 4 milhões de dias de trabalho por ano são perdidos por esse motivo.

Embora a dor lombar desapareça quando tratada, a falha em fazê-lo pode levar à dor crônica. O mesmo estudo indica que os 30% dos casos não são adequadamente tratados e se tornam crônicos ou recaem em menos de um ano.

Mais preocupante é o resultado de uma pesquisa recentemente publicada pelo Boston Medical Center. O estudo liga mal a dor nas costas com a morte de 50% dos idosos que participaram .

"Dor lombar impede atividades diárias, mas as pessoas mais velhas tendem a evitá-los devido ao medo de que pioram os sintomas. Isso faz com que ganhem peso ou desenvolvam outras condições crônicas de saúde que acabam levando à morte prematura "explicou Eric Roseen, líder do projeto.

Melhores hábitos, menos dores nas costas

Por esses motivos, ] é importante tratar a dor lombar e não deixá-la piorar. É sempre aconselhável ir a um especialista. Além de suas indicações, você pode seguir algumas recomendações que ajudarão você a melhorar mais rapidamente.

1. Aplique o frio e o calor

 Aplicação de uma toalha quente nas costas
O contraste das temperaturas é adequado para relaxar os músculos e aliviar a dor nas costas.

As compressas frias são aplicadas dentro do primeiro 24 horas após a dor aparecer para ajudar a reduzir a inflamação.

  • Coloque gelo em um saco plástico e envolva-o em um pano ou toalha fina.
  • Aplique o pacote de gelo coberto nas costas para Mais de 10 minutos
  • Pode aplicar-se novamente após 10 minutos de descanso

O calor não deve ser aplicado nas primeiras 24 horas uma vez que pode agravar a inflamação.

  • bolsa de água e enrole em uma toalha.
  • Coloque a bolsa na parte de trás.

2. Não gaste muito tempo na cama

O Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos adverte que estar na cama por um longo tempo pode piorar a dor lombar bem como causar outros efeitos, como depressão, coágulos sanguíneos e atrofia muscular

A Escola de Medicina de Harvard também aconselha a passar o menor tempo possível na cama e ao fazê-lo dorme de lado, com as pernas encurvadas e com um travesseiro sob a cabeça e outra entre os joelhos . Colchões duros são preferíveis aos colchões macios.

O médico ou terapeuta pode recomendar algum tempo de descanso na cama mas esse tempo não deve ser excedido.

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3. Sente-se na posição correta

 O homem com dor nas costas sentado em um escritório
A postura, quando passamos longas horas sentadas, é fundamental na possível ocorrência de dor lombar

. É importante. Se você trabalha sentado, certifique-se de que o encosto esteja firme e o mais reto possível, fazendo um ângulo de 90 graus com o assento. Mantenha as costas retas e as solas dos pés completamente apoiadas no chão . Os joelhos devem estar alinhados com o quadril

Se você trabalha com um computador mantenha-o ao nível dos olhos não superior ou inferior. O teclado deve estar perto de você sem que você precise esticar os braços.

Se você não usar um computador e tiver que escrever, mantenha a mesma postura com as costas retas, joelhos e quadris alinhados e solas dos pés no chão. Nunca dobre as costas para se recostar na mesa . Se você tiver que ler, levante o livro ou o papel ao nível dos olhos.

Se você se sentar em uma poltrona, também mantenha as costas retas . Evite deitar Se você assistir televisão ou falar com alguém, não vire a cabeça ou o tronco. Sente-se em linha reta para manter a cabeça e o tronco retos

4. Coma saudavelmente

A primeira coisa é para evitar o ganho de peso de modo a não aumentar a pressão nas costas. Descanso e inatividade aumentam os desejos. É melhor resistir à tentação. Beber água pode ser uma grande ajuda para isso

Os alimentos ricos em cálcio como frutas ácidas, leite, queijo e iogurte, vegetais verdes como repolho e brócolis, ajudam a fortalecer os ossos. Também ajuda alimentos que fornecem vitamina D como sardinha, salmão e ovos.

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5. Praticar yoga

 Yoga fazendo ioga em casa
O Yoga mostrou bons resultados para exercitar os músculos das costas e reduzir a dor.

Alguns exercícios de ioga podem ajudar a aliviar dores nas costas e fortalecer os músculos. Um estudo com 156 pacientes sugere que o yoga tem um efeito positivo na dor lombar .

No entanto, é aconselhável consultar primeiro o médico ou fisioterapeuta pois nem todos as condições são as mesmas e, em alguns casos, podem piorar, como aconteceu com 12 das pessoas que participaram do estudo

. Evite dobrar ou dobrar as costas

Ao fazer atividades como varrer, caminhar, cozinhar ou outras coisas semelhantes, evite dobrar-se ou dobrar as costas. Tente manter uma postura ereta o tempo todo .

Não fique na ponta dos pés

 Pés na ponta dos pés
É preferível usar algo para se levantar para evitar mais dores nas costas.

Se você precisar alcançar algo muito alto, procure uma pequena escada ou algo para elevar altura Não fique na ponta dos pés pois isso aumenta a pressão sobre os músculos da coluna e das costas.

Evite carregar pesos

Na rotina diária, é normal carregar algum tipo de peso, seja no gabinete do computador ou na compra do mercado. Nestes casos procure por ferramentas de ajuda, como uma maleta ou um carrinho de compras com rodas . Quando pressionado, certifique-se de que o manípulo está ao alcance do braço, sem ter que se inclinar

Siga estas recomendações ao fazer o tratamento de reabilitação indicado pelo especialista. Você verá como elas ajudarão a melhorar suas costas mais rapidamente e evitará que a dor nas costas se torne crônica ou piore.

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