Quando se segue uma dieta pobre em carboidratos como a dieta cetogênica, ao organizar os cardápios, é aconselhável passar alguns minutos pensando no que comeremos entre as refeições, se necessário. Se é hora de fazer um lanche e você não tem nada preparado, é fácil encontrar opções adequadas que o nutram, o satisfaçam e não descompensem o esforço feito durante o resto do dia. [19659002] Na dieta cetogênica, a substituição de alimentos ricos em carboidratos (cereais, legumes e frutas) por alimentos ricos em gorduras produz efeitos semelhantes ao jejum no corpo. O corpo fabrica cetonas, que têm efeito antiinflamatório, de modo que esse tipo de dieta, devidamente supervisionado, é usado para fins terapêuticos contra câncer, lipedema e outros distúrbios de saúde.

A maior parte da energia da dieta cetogênica é obtida a partir de gorduras (mais de 60%). O consumo de proteínas é moderado (20%); no entanto, carboidratos são limitados a cerca de 20-50 gramas por dia . Um sanduíche, uma fruta rica em açúcares ou os palitos da máquina de venda automática do trabalho não são boas opções para comer como lanche, porque fornecem muitos carboidratos, pouca proteína e quase nenhuma gordura de qualidade.

Idéias para lanches de dieta cetogênica

Quando se trata de lanchar entre as refeições na dieta cetogênica, sempre temos a opção de cortar um abacate ou colocar um bom punhado de nozes em nossa boca . O importante é escolher alimentos que forneçam gorduras de qualidade pois essas constituirão nossa principal fonte de energia ao longo do dia.

Entre as melhores gorduras saudáveis ​​para uma dieta cetogênica, encontramos aquelas que fornecem abacate e nozes , mas também outras sementes e seus óleos que podemos usar em temperos ou para cozinhar, como azeitona e coco. Outras opções são manteiga de amendoim ou tahini que é preparado com sementes de gergelim.

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Se os prepararmos de maneiras diferentes e os combinarmos com vegetais verdes alimentos proteicos como o tofu, ou frutas permitidas em pequenas quantidades, como frutas vermelhas, podemos preparar uma grande variedade de lanches ricos em proteínas e gorduras saudáveis ​​ que irão nos satisfazer e nutrir. Entre as verduras, abobrinhas, aipo, pimentão, repolho, aspargos e, em geral, folhas verdes podem nos dar muita diversão.

Aqui estão algumas idéias. Você pode usá-los como base para fazer suas próprias variações:

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