Muitas pessoas ainda associam ioga à imagem de uma pessoa vestida de laranja, com turbante, incenso e cantando em sânscrito … No entanto, a ioga também pode ser algo muito mais próximo, prático e real, o que fornece infinidade de benefícios para a saúde física e mental.

Existem numerosos tipos de yoga e cada um aplica métodos diferentes para alcançar o mesmo objetivo: facilita uma forma de autoconhecimento que permite viver harmoniosamente consigo mesmo, com os outros e com o mundo.

O yoga é uma ferramenta que possibilita a conexão com o essencial da pessoa. É uma maneira de introduzir lucidez onde há confusão, paz de espírito onde há tensão ou inquietação e relaxamento onde há tensão.

Não é uma tarefa fácil, nem algo que é conseguido da noite para o dia, mas se consolida com o tempo quando praticada regularmente.

Os benefícios visíveis do yoga

Os benefícios do yoga são inúmeros. No nível físico, a maioria das variantes dessa disciplina fornece uma forma física saudável .

Através das posturas (asanas), os músculos são tonificados e esticados, maus hábitos posturais são corrigidos e endorfinas são secretadas, as chamadas "hormônios da felicidade", que produzem uma sensação de bem-estar .

Ao alcançar um corpo saudável e vigoroso, indiretamente também aumenta a força, a flexibilidade e a resistência o que facilita essa tensão e dor desaparecem.

Uma prática contínua de yoga remove as impurezas do corpo, aumenta as defesas, fortalece os vários órgãos e melhora o funcionamento dos sistemas imunológico, circulatório, digestivo e hormonal.

Benefícios mentais

No nível mental, o yoga é uma excelente ferramenta para eliminar o estresse e qualquer uma de suas manifestações.

A prática da respiração consciente ou do pranayama (prana significa energia vital) e Ayama, controle) reduz automaticamente a ansiedade, insônia, dores de cabeça e distúrbios digestivos.

Em nosso dia a dia, temos muito pouca consciência de o quão importante é isso. é respirar; Inspiramos e expiramos de forma automática e sem generosidade, resultando em tensões (estresse, ansiedade, falta de concentração), um sistema imunológico fraco e outros problemas de saúde.

Através da respiração profunda, eles são silenciados. os pensamentos que vagam pela mente, regula o ritmo cardíaco, o coração é estimulado, os órgãos abdominais são massageados, o sistema linfático é ativado, a concentração e a autoconfiança são desenvolvidas, e a mente é silenciada

Uma vez aprendida, essa respiração pode ser posta em prática independentemente da hora do dia, sentado, deitado ou em pé.

Qualquer pessoa, independentemente da idade, sua condição físico, sua elasticidade ou seu nível de estresse, pode começar na prática do yoga.

Seus diferentes ramos e escolas fornecem escalas de intensidade diferentes, variando de práticas quase estáticas a muito dinâmicas. Dependendo do que cada um está procurando, é conveniente começar com um ou outro estilo.

Escolha seu estilo de ioga

  • Alongamento e relaxamento. HATHA YOGA é a raiz da maioria dos estilos de ioga importados para o Ocidente. Incorpore posturas físicas, respiração e meditação. Parte do físico para alcançar um estado de relaxamento mental. Possui grande eficácia terapêutica e preventiva e é muito útil para a reabilitação de lesões, bem como para o gerenciamento do estresse.
  • Boa forma física e mente calma. VINYASA nasce de hatha e se concentra na coordenação da respiração com o movimento. É uma variante dinâmica do yoga que, através de sequências fluidas de posturas, acompanhadas de respiração rítmica e intensa, ajuda a eliminar toxinas do corpo, tonificando os músculos, proporcionando flexibilidade e tranqüilidade à mente.
  • Compromisso e demanda física. ASHTANGA também nasce de hatha. É o estilo de yoga mais exigente fisicamente. É uma série fixa de posições com dificuldade progressiva, na qual o praticante avança de acordo com as instruções do professor. Sua respiração (ujayi) é intensa, causando calor e sudorese. As sessões são muito atléticas e energéticas, por isso não é recomendado para pessoas com lesões.
  • Precisão postural. O estilo IYENGAR foi desenvolvido há mais de 60 anos a partir do hatha yoga. Promove força, flexibilidade, resistência e equilíbrio através da respiração coordenada e alinhamento corporal em diferentes posturas. Mantém cada postura por cerca de um minuto (mais do que as outras disciplinas) e, após cada uma, permite que você descanse por algumas respirações. Devido ao seu ritmo lento e precisão, ele pode ser praticado por todos.
  • Para despertar a energia do corpo. A prática de KUNDALINI concentra-se, acima de tudo, em despertar a energia do corpo da base da coluna para cima. É um estilo energético baseado em movimentos repetitivos, e cada um deles é direcionado para a liberação de energia. Uma aula típica de kundalini também pode incluir exercícios de canto, meditação e respiração. Juntamente com o hatha yoga, é o ramo mais difundido no Ocidente.
  • Tradição. O Yoga SIVANANDA é uma prática muito tradicional que inclui a execução de posturas físicas, exercícios respiratórios, estudo da filosofia do Vedanta, recitação de mantras, cânticos e meditação. É uma prática focada no espiritual que incorpora técnicas de diferentes ramos do yoga.
  • Eliminação de toxinas. O BIKRAM YOGA consiste em uma série de 26 posturas que são repetidas, em cada sessão, em uma sala a 40 ºC. O objetivo da prática é aquecer os músculos rapidamente para desintoxicar o corpo através da transpiração. Seu fundador, Bikram Choudhury, era um medalhista olímpico que levanta pesos e tornou esse tipo de ioga na moda no mundo ocidental através de atores, modelos e cantores.
  • Alinhamento. O ANUSARA YOGA foi criado em 1997 e coloca uma forte ênfase no alinhamento postural. Seu objetivo é, através da prática do asanas, abrir o coração para se conectar com o divino que está dentro de cada um, assim como dos outros.
  • Restaurador. O YIN YOGA se concentra no alongamento dos tecidos que conectam os músculos aos ossos, pois são duros e devem ser estimulados de maneira mais suave e sustentada do que os músculos, de natureza macia e elástica. Cada pose é realizada por dois a cinco minutos. A prática do yin yoga proporciona um relaxamento profundo.

Qual estilo escolher?

A fim de encontrar o professor e a variante e a classe de yoga mais adequadas para cada pessoa, é recomendável experimentar diferentes estudos e professores .

É melhor deixar a escolha por seu próprio instinto, levando em consideração a sensação experimentada após cada sessão. Ouvindo, você sabe se o estilo, o ritmo e a intensidade são adequados para você.

Não há necessidade de ter pressa e, acima de tudo, nunca se deve forçar o corpo em nenhuma postura. O yoga não é feito "bem" ou "ruim". O objetivo final desta disciplina é o bem-estar e o equilíbrio do praticante. E não há dúvida de que, com a prática, eles sempre vêm.

Comentarios

comentarios