O que é o agrião?

Agrião, Nasturtium officinale L, é um vegetal de folhas verdes da família botânica das Crucíferas, assim como outros vegetais como bróculos a couve-flor a mostarda a rúcula e repolho ou couve . O agrião é uma planta aquática perene que pertence à família Brassicaceae e é nativa da Ásia ocidental, sendo muito comum na Europa e na África.

Entre as características comuns de todos estes vegetais temos que seu nome é devido à forma de cruz De suas flores, eles são baixos em calorias, mas eles são cheios de nutrientes e são considerados uma excelente fonte de vitaminas. Eles também contêm compostos chamados glucosinolatos que foram evidenciados em estudos que têm propriedades que combatem o câncer .

O agrião tem sabor que pode lembrar uma mistura entre pimenta e mostarda

Você provavelmente está familiarizado com este vegetal na cozinha, como é uma ótima opção para incluí-lo em receitas como saladas, sanduíches e sanduíches, sopas, ensopados e algumas guarnições, mas você não pode sequer imaginar a quantidade Benefícios para a saúde do agrião .

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É curioso que durante séculos tenha sido atribuído ao agrião qualidades de superfood e é ainda dito que Hipócrates teve seu primeiro hospital perto de um riacho, no qual o agrião cresceu espontaneamente.

O agrião era um alimento básico na dieta da classe trabalhadora por sua fácil acessibilidade, e por isso é conhecido em algumas áreas como "pan de pobre"

Já dissemos o que é o agrião, agora você verá para que serve e quais são suas propriedades e Benefícios para a saúde

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Valor nutricional do agrião

Desde os tempos romanos é conhecido pelo seu valor nutricional. As folhas e brotos do agrião podem ser cultivadas para os seus usos culinários, mas também para fins medicinais.

Na tabela a seguir, mostro os valores nutricionais do agrião e você pode provar que é um multivitamínico " " natural que nos fornece vitaminas, minerais, fibras, proteínas vegetais e pequenas quantidades de carboidratos.

Com uma xícara de agrião (o equivalente a 34gr) obtemos:

Calorias
Carboidratos 0,4 grs
Proteínas 0,8 grs
Fibras 0,2 grs
Vitamina A 1.085 UI
Vitamina K 85 mcg
] Vitamina C 14,6 mg
Calico 40,8 mg
Magnésio 7,1 mg
Sódio 13,9 mgs
Potássio 112 mg
Fósforo ] 20,4 mg
Vitamina E 0,3 mg
Ómega 3 7,8 mg

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8 benefícios do be para a saúde

Com a quantidade de nutrientes que possui, seus benefícios são variados, e pode-se dizer que é nutritivo e uma pequena ajuda como remédio natural para muitas doenças, saberemos algumas abaixo

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  1. Reduz o risco de câncer de cólon

Existem estudos publicados nos quais foi demonstrado que vegetais crucíferos possuem atividade anticarcinogênica devido às enzimas que possuem, especificamente glucosinolate ] como já mencionado no início do post.

Agrião cozido fornece os benefícios anti-carcinogênico portanto, ajuda a reduzir o risco de câncer de cólon e protege as células, evitando danos DNA, inativando carcinógenos, e tem sido sugerido que, em vista de suas propriedades, pode combater outras formas de câncer.

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  1. Contém omega 3

Não apenas peixes azuis como salmão e as sardinhas contêm ácidos graxos ômega 3 vegetais folhosos verdes, como agrião, são a fonte desses nutrientes tão importantes para a nossa saúde, junto com outros alimentos de origem vegetal, como sementes de linho ou linhaça as sementes chia e nozes .

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  1. Tem efeito anti-inflamatório

Alguns dos componentes do agrião têm efeitos que pode ajudar a reduzir processos inflamatórios, algo muito benéfico, especialmente no caso de doenças que podem ser crônicas e / ou degenerativas que envolvem inflamação, como a osteoartrite também para obesidade, etc.

  1. Diminuição da pressão arterial

De acordo com estudos realizados pelo Centro da Fundação Britânica do Coração do King's College London, demonstrou que o teor de cálcio do agrião proporciona benefícios à vasculatura res ao nível do endotélio, melhorando a disfunção endotelial e a inibição da agregação plaquetária.

Portanto, se você sofre ou tem um histórico de hipertensão (pressão alta) a família é uma alternativa saudável É muito bom para cuidar da nossa pele e cabelo com produtos que são cuidadosos e mantê-los saudáveis, mas nós sabemos que não há nada.

. como comer uma dieta equilibrada e beber bastante água para cuidar da aparência do nosso cabelo ou pele do interior.

Se você quiser ter cabelo incrível, unhas fortes e pele bonita, não hesite em incluir agrião em sua dieta, como um superfood que fornece nutrientes essenciais para que a saúde do seu cabelo, unhas e pele seja a melhor

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  1. Fortalece ossos e dentes

O agrião é um calci source ou, que você não pode perder em sua dieta. Uma vez que ajuda a prevenir a osteoporose (embora já tenhamos explicado em outro post que é essencial a vitamina D ser absorvida), não apenas por seu conteúdo de cálcio, mas também por fósforo e magnésio e vitaminas A, C e K.

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  1. Seu alto teor de vitamina A

Você sabia que a vitamina A age como um antioxidante em nosso corpo? Acredite, você quer incluir alimentos suficientes com vitamina A, como o agrião, em sua dieta.

Este micronutriente é importante para prevenir o aparecimento de problemas de visão, função imunológica e, como já mencionamos, cuidar da nossa pele.

  1. Como fonte de vitamina C

É outra vitamina que tem um efeito antioxidante em nosso corpo. Isso significa que ele combate os danos dos radicais livres em nossas células, retarda o envelhecimento, ajuda a curar feridas, aumenta a absorção de ferro (essencial para evitar a anemia por deficiência de ferro ) e promove a formação de colágeno , músculos e vasos sangüíneos

Descubra quais são os alimentos com mais vitamina C .

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Como você toma agrião e em quais receitas eu o incluo?

  1. Seu consumo mais freqüente é fresco em saladas.
  2. Você também pode usá-lo fresco em sanduíches, torradas, etc. Especialmente o agrião, que são pequenos brotos.
  3. Pode ser usado como guarnição acompanhado de outros pratos principais.
  4. Pode ser usado em sopas, guisados, guisados ​​e qualquer outro prato cozido.
  5. Basicamente, você pode usar nas mesmas receitas em que você usaria as folhas de espinafre ou acelga .
  6. Seu sabor fresco e picante é acentuado com o tempo, é aconselhável consumi-lo antes

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Pode o agrião beber ter alguma contra-indicação? Precauções ao usar agrião

A curto prazo é completamente seguro, mas se você exceder seu consumo pode causar problemas estomacais, ou problemas renais.

Como geralmente é consumido em saladas ou sanduíches, devemos limpar a grama muito bem antes de servir na mesa, suas folhas podem abrigar parasitas.

Se você tem alguma patologia ou está tomando medicação, consulte seu médico sobre os possíveis benefícios / contraindicações do consumo de agrião no seu caso específico.

Se você precisar de um vegetal que forneça nutrientes suficientes e ajuda seu corpo a ser mais saudável, não hesite em adicionar agrião às suas refeições.

Fontes

  • Gong Yang, Gao Yu-Tang, Xiao-Ou Shu, Ay col. Exposição ao isotiocianato, polimorfismos da glutationa S-transferase e risco de câncer colorretal, American Journal of Clinical Nutrition, volume 91, edição 3, 1 de março de 2010, páginas 704-711, https://doi.org/10.3945/ajcn .2009.28683
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  • Lidder S1, Webb AJ. Efeitos vasculares do nitrato dietético (encontrado em verduras e beterrabas) via via nitrato-nitrito-óxido nítrico. Br J Clin Pharmacol. 2013 Mar; 75 (3): 677-96.

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