Você acha que, para manter um estilo de vida ativo, você precisa ir ao ginásio? Caminhar todos os dias é muito benéfico e aqui eu lhe digo oito razões para fazê-lo.

Na Espanha, apesar do clima maravilhoso que temos, cada vez menos pessoas decidem fazer sua atividade física ao ar livre. Atualmente, aquele de indo para uma caminhada todos os dias foi para o fundo . No entanto, há muito boas razões para fazê-lo.

O mais recente relatório anual do mercado europeu de saúde e fitness reflete que a aptidão se estabeleceu como a atividade física mais praticada. na Europa e coloca a Espanha como um dos principais líderes do setor. Na verdade, parece que no nosso país constitui a atividade esportiva de maior volume.

E se eu lhe disser que você não precisa se inscrever para um ginásio? Indo para uma caminhada todos os dias é tão ou mais benéfico e neste artigo eu digo-lhe as razões para fazê-lo.

Caminhar ajuda a reduzir a gordura corporal

Caminhar é uma atividade física ideal para queimar gordura corporal. Isso porque permite manter uma freqüência cardíaca (FC) em torno de 65% da FC máxima (220 em homens e 226 em mulheres).

Desta forma, é garantido o uso de gordura corporal como principal combustível energético . Além disso, ao contrário de outras atividades cardiovasculares, preserva a massa muscular.

Veja também: Diretrizes para atividade física em adultos

Aumenta a liberação de serotonina

A serotonina é um neurotransmissor fundamental para a regulação do comportamento social, emoções, humor e algumas funções fisiológicas, como sono, alimentação e contração muscular. Seu déficit está relacionado a alguns transtornos mentais como depressão e transtornos alimentares.

A exposição ao sol e a prática de atividade física aumentam a produção de serotonina. Isso supõe um melhor estado mental e menor risco de depressão e deterioração cognitiva. Então, que melhor do que ir para uma caminhada?

Praticando atividade física ao ar livre reduz o risco de depressão e demência.

Promove a síntese de vitamina D

D é essencial para manter uma boa saúde óssea, imunológica e cerebral. A nossa principal fonte de vitamina D é a pele que, em contacto com os raios solares, transforma o 7-desidrocolesterol em vitamina D3.

Assim, a exposição à luz solar é fundamental e, para isso, caminhar ao ar livre é perfeito . O ideal seria expor 10% do nosso corpo ao sol, todos os dias, por 30 minutos e sem proteção solar. Por favor, é muito importante que você só se exponha ao sol sem proteção durante o período de tempo acima mencionado.

Indo para um passeio reduz a pressão arterial

Caminhando entre o grupo de atividades aeróbicas e s uma prática ideal para manter a pressão arterial (PA) dentro de uma faixa saudável . Um estudo elaborado por Álvarez et al. (2013) encontraram uma redução significativa na PA em crianças, adolescentes e adultos, após uma sessão de aeróbica de 60 minutos

A Fundação Espanhola do Coração a coloca como uma das atividades mais adequadas para o controle da TA. Para este fim, a Organização Mundial da Saúde recomenda um mínimo semanal de 150 minutos em sessões de não menos de 10 minutos.

 A prática de atividade física do tipo aeróbico ajuda a manter a pressão arterial dentro dos limites normais.
atividade física do tipo aeróbico ajuda a manter a pressão arterial dentro dos limites normais

Ajuda a manter a glicose sanguínea estável

A caminhada ajuda a manter os níveis de glicose no sangue estáveis. Isso se deve a um aumento no gasto de energia e sensibilidade à insulina durante os 24-48 horas após a sessão de atividade física . Assim, torna-se especialmente interessante na prevenção e controle do diabetes mellitus tipo 2.

Veja também: Como controlar pré-diabetes: 5 dicas-chave

Melhora a saúde do coração e vasos sanguíneos

Atividade física moderado, como caminhar, melhora a capacidade do coração de contrair . Isso torna seu trabalho mais eficiente e, portanto, dura mais tempo em perfeitas condições.

Além disso, devido ao seu efeito vasodilatador, dar um passeio favorece a circulação sanguínea, reduz o risco de colapso circulatório e, portanto, diminui o risco de infarto do miocárdio ou acidente vascular cerebral (acidente vascular cerebral) . O Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue esclarece que, para aproveitar seus benefícios, o a prática de atividade física deve ser regular.

 A caminhada melhora regularmente a função cardíaca e reduz o risco de infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral.
Caminhar regularmente melhora a função cardíaca e reduz o risco de infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral.

Caminhar ajuda a baixar o colesterol e os triglicérides

Dar uma caminhada ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides e aumenta a proporção de proteína HDL no organismo. LDL.

Além disso, devido ao seu efeito na perda de peso, melhora a ação de drogas destinadas a reduzir o excesso de colesterol. Tudo isso reduz o risco de sofrer doenças isquêmicas como as mencionadas no ponto anterior.

Melhora a adesão à atividade física

Fazer caminhada é de graça, não requer condição física extremamente boa, pode ser realizada em qualquer lugar e está livre de horários. Tudo isso favorece seu compromisso com a atividade física . Além disso, permite que você faça isso com qualquer pessoa e isso aumenta ainda mais a adesão.

Como você pode ver, manter um estilo de vida ativo está ao alcance de todos e tem muitos benefícios. E agora que você sabe, o que você está esperando?

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