O zinco é um mineral essencial necessário em todos os órgãos, tecidos e fluidos do corpo. Isso está envolvido em uma variedade de processos biológicos e é o segundo oligoelemento mais abundante no corpo após o ferro.

 Alimentos essenciais de zinco na dieta

Razões pelas quais precisamos de zinco

O zinco está envolvido em mais de 300 funções bioquímicas importantes para a síntese e metabolismo de carboidratos, gorduras, proteínas, ácidos nucléicos e outros micronutrientes.

o zinco melhora a estabilização das estruturas celulares e função imune orgânica cicatrização de feridas, divisão celular, crescimento, coagulação sanguínea, função da tireóide, visão, paladar e olfato. Como o zinco é importante para o sistema imunológico, a deficiência dessa substância contribui significativamente para o desenvolvimento de doenças.

Esse mineral essencial não é produzido naturalmente no organismo, sendo necessária uma ingestão regular de alimentos ricos. em zinco

Os sintomas comuns da deficiência de zinco são perda de apetite, perda de paladar e olfato, perda de cabelo, indigestão, fadiga crônica, infertilidade, desequilíbrios hormonais, sistema imunológico fraco, cicatrização lenta de feridas, pressão arterial manchas brancas baixas nas unhas.

A seguir, são apresentados alguns benefícios e efeitos importantes do zinco, e por que é tão importante manter os níveis ótimos desse mineral em nosso corpo.

1. Melhora a recuperação muscular

O zinco é importante na divisão celular e no crescimento celular. Isso promove o reparo e o crescimento muscular, permitindo que o corpo cure pequenas lágrimas musculares, fortalecendo músculos e ossos. Além disso, o zinco ajuda a liberar testosterona, hormônio do crescimento e fator de crescimento IGF-1, que pode fornecer massa muscular e metabolismo saudáveis.

2. Melhora a absorção de nutrientes

o zinco desempenha um papel na síntese de proteínas e o corpo precisa dele para usar os aminoácidos nos alimentos . Também está envolvido na quebra de carboidratos, que são uma das fontes de energia mais importantes para o nosso corpo. a deficiência de zinco pode levar a baixos níveis de energia e fadiga crônica. A ingestão de quantidades saudáveis ​​desse mineral melhora o metabolismo e aumenta o nível de energia.

3. É bom ter equilíbrio hormonal

O zinco também está envolvido na produção de hormônios, promovendo a saúde e a fertilidade hormonais. Isso regula o nível de testosterona no corpo, que é um hormônio que desempenha um papel importante em homens e mulheres. Por outro lado, o zinco afeta os hormônios sexuais femininos e está envolvido na formação e liberação de óvulos pelos ovários.

O zinco é necessário para a produção de estrogênio e progesterona . Ter níveis excessivos ou muito baixos de estrogênio pode aumentar os problemas de menstruação, causar alterações de humor, menopausa precoce, infertilidade e aumentar o risco de certos tipos de câncer.

4. É uma medida contra o diabetes

. Outro benefício é que nivela os níveis de insulina . A insulina é o hormônio mais importante envolvido na regulação do açúcar no sangue. O zinco retém a insulina para ser armazenada no pâncreas e liberada quando a glicose entra na corrente sanguínea.

O zinco melhora o uso de enzimas digestivas e permite que a glicose seja usada como combustível, em vez de armazenada como gordura.

5. Fortalece o sistema imunológico

O zinco ajuda a combater resfriados e sintomas semelhantes desta doença. Isso reduz o risco de pegar um resfriado e também acelera o processo de cicatrização. O zinco altera o processo molecular que causa a formação de muco e bactérias nas cavidades nasais e estimula a atividade dos glóbulos brancos para proteger contra infecções contagiosas e fúngicas, como pneumonia.

6. É bom para o coração e os vasos sanguíneos

Este mineral mantém as células do sistema cardiovascular saudáveis ​​e reduz a inflamação e o estresse oxidativo . O endotélio é a fina camada celular interna dos vasos linfáticos e sanguíneos, composta principalmente de zinco. Além disso, o zinco promove a circulação sanguínea e a saúde do coração, protege contra artérias entupidas e danificadas e serve como uma cura natural para a hipertensão.

7. Bom para a saúde da pele

É um remédio natural para curar espinhas e feridas de acne, pois está envolvido na síntese de colágeno. Também normaliza a produção de sebo no rosto e melhora a aparência da pele.

As feridas abertas causadas pela acne têm um ponto fraco quando se trata de infecções bacterianas e virais. No entanto, o zinco aumenta a quantidade de glóbulos brancos e reduz a probabilidade de contrair uma infecção e inflamação.

É necessário para a produção de colágeno, um tecido conjuntivo necessário para o reparo e a regeneração da pele.

8 . Melhora o desempenho do cérebro

O tinc tem uma forte influência no desempenho da função cerebral. Em combinação com a vitamina B6, melhora e promove o bom funcionamento dos neurotransmissores que transmitem sinais no corpo. O zinco é armazenado em altas concentrações no hipocampo.

Importantes fontes de zinco

Alguns alimentos ricos em zinco incluem grão de bico, caju, sementes de abóbora, cacau cru, iogurte, ovos, salmão, aveia, amendoim , amêndoas, grãos integrais, nozes e gengibre. Leia neste artigo quais alimentos são ricos em zinco.

É sempre melhor obtê-lo de alimentos naturais e não através de suplementos.

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