Os ácidos graxos ômega-3 pertencem ao grupo dos ácidos graxos poliinsaturados e desempenham papéis importantes em nosso metabolismo.

Esses ácidos são alfa-linolênico (ALA), docosahexaenóico (DHA) e eicosapentaenóico (EPA). O alfa-linolênico é um nutriente essencial e o corpo pode sintetizar os outros dois a partir dele. DHA e EPA também são encontrados em peixes e algumas algas.

Entre outras coisas, os ácidos graxos ajudam a regular o nível de colesterol no sangue, contribuem para o funcionamento saudável do cérebro e do coração e para a visão normal.

Quais são as causas de uma deficiência de ômega-3?

Para atender às doses diárias recomendadas de ômega-3, você deve incorporar regularmente gorduras vegetais saudáveis, como as encontradas em óleo de linhaça ou sementes trituradas, chia sementes ou nozes.

Se esses alimentos não forem consumidos, será difícil para uma dieta vegetariana fornecer todos os ômega-3 necessários. Na dieta onívora, a garantia é encontrada nos peixes.

Por outro lado, a ingestão muito alta de ácidos graxos ômega-6 pode tornar o corpo incapaz de usar os ácidos graxos ômega-3 ingeridos.

a falta de ômega-3 pode favorecer o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, depressão e reumatismo, você deve levar os sintomas de deficiência a sério.

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8 sintomas de deficiência de ômega-3

1. Dificuldade de concentração

Você tem dificuldade de concentração no trabalho e na vida cotidiana e comete erros descuidados?

Os problemas de concentração podem ser causados ​​por vários fatores. Isso inclui, por exemplo, um déficit de sono ou várias deficiências nutricionais.

Entre outras coisas, uma deficiência de ômega-3 pode ser a causa, uma vez que os ácidos graxos são importantes para a função cerebral.

2. Inquietação interna e depressão

Uma deficiência de ômega-3 não pode apenas se manifestar, resultando em problemas de concentração. Devido ao seu efeito na função cerebral, uma deficiência de ácidos graxos também pode fazer você se sentir inquieto ou chateado. Se a ansiedade persistir, você deve consultar um médico para descobrir a causa.

Pesquisas científicas mostram que os países com consumo regular de ômega-3 têm taxas mais baixas de depressão.

Omega-3 aumenta a liberação do neurotransmissor serotonina, o que melhora o humor. Portanto, o consumo regular de ômega-3 pode normalizar a atividade neuronal no cérebro.

Além disso, estudos mostram que ômega-3 pode ajudar a reduzir o estado inflamatório do cérebro. Isso torna os ácidos graxos ômega-3 um componente importante para o funcionamento do cérebro saudável.

3. Fadiga

Você está constantemente cansado, mesmo que não tenha problemas para adormecer ou permanecer dormindo? A fadiga persistente pode ter várias causas.

Além da causa mais comum, que geralmente é problemas de sono, os gatilhos incluem falta de líquidos ou exercícios, uma dieta pouco saudável ou deficiência de nutrientes, especialmente ferro e ácidos graxos ômega-3.

https://www.cuerpomente.com/alimentacion/alimentos-vegetales-ricos-omega-3_6795

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4. Visão deficiente

Quando se trata de problemas oculares, muito poucas pessoas pensam em deficiência nutricional. Mas a ingestão insuficiente de ácidos graxos ômega-3 pode afetá-lo.

Por exemplo, olhos secos ou inflamados e distúrbios visuais podem ocorrer. Consulte um médico se tiver problemas nos olhos.

5. Fraqueza muscular

No caso de deficiência de ômega-3, pode ocorrer fraqueza muscular, também conhecida clinicamente como hipotonia muscular ou miastenia.

Além da falta de exercícios, Falta de nutrientes é uma das causas mais comuns de fraqueza muscular. Se você sofre de diminuição da força muscular ou tensão muscular, certifique-se de discutir o problema com um médico.

6. Pele seca

Os ácidos graxos são importantes para o bom funcionamento das células do corpo. Isso também inclui as células da pele. Omega-3 é um componente importante do teor de lipídios (gordura) da pele.

Omega-3 suporta a função de barreira da pele, que atua como uma cobertura protetora, permite que a umidade penetre mas mantém os irritantes afastados.

Como o ômega-3 mantém as células da pele úmidas e fortes, a pele seca e as rugas prematuras estão entre os primeiros sinais dos sintomas de deficiência.

7. Dor nas articulações, artrite

Os ácidos graxos ômega-3 são poderosos antiinflamatórios. A pesquisa sugere que o consumo regular desses ácidos graxos essenciais pode reduzir a sensibilidade nas articulações, diminuir a rigidez e reduzir o uso de medicamentos para sintomas de artrite.

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8. Ganho de peso

Os ácidos graxos ômega-3 são encontrados na maioria das células metabolicamente ativas do corpo. Foi demonstrado que os ômega-3 aumentam a atividade metabólica das células. Portanto, a falta de ômega-3 pode desacelerar o metabolismo e possivelmente levar ao ganho de peso.

Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition mostrou que ambos o ômega-3 ingestão e exercícios regulares ajudam a melhorar a saúde cardiovascular.

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