Existem diferentes substâncias amargas nos alimentos, mas todas têm em comum o facto de produzirem um efeito saudável no nosso corpo. Substâncias amargas são taninos, como encontrados no chá verde, ou glucosinolatos, também chamados de glicosídeos de óleo de mostarda, como em couve de Bruxelas ou raiz-forte.

Efeitos de substâncias amargas

Ambos os tipos de substâncias amargas têm anti -efeitos inflamatórios e antibacterianos, que fortalecem particularmente o sistema imunológico. Mas também ajudam a prevenir o câncer e manter o sistema cardiovascular em forma.

Além disso, as substâncias amargas nos alimentos promovem uma boa digestão e um estômago saudável. Portanto, é aconselhável incluí-los regularmente em seu menu.

Mesmo se você quiser perder peso você deve, por exemplo, incluir frequentemente alcachofras, acelga ou saladas amargas como chicória e rúcula em seu menu. Plantas aromáticas e selvagens como coentro, cebolinha ou dente-de-leão também contêm substâncias amargas valiosas.

Alimentos ricos em substâncias amargas

Alimentos amargos muitas vezes não chegam aos pratos de muitas pessoas, apesar do fato de suas propriedades saudáveis ​​porque não se acostumaram com seu gosto, não aprenderam a apreciá-lo. É comum que uma dieta dominada por sabores doces e salgados se distancie de outros sabores, como amargo e azedo.

1. Cúrcuma, gengibre e canela

Esses alimentos contêm muitas das substâncias amargas saudáveis. Além disso, favorece a conversão de gordura em energia. Portanto, eles são ingredientes úteis em dietas para controle de peso.

A cúrcuma e o gengibre estão entre os alimentos com as maiores propriedades antiinflamatórias, enquanto a canela contribui para o controle dos níveis de glicose no sangue.

2. Brócolis

É adequado para todos aqueles que desejam se beneficiar de substâncias amargas, mas que evitam alimentos onde o sabor é fortemente expresso. O sabor do brócolis, que contém princípios ativos que contribuem para a eliminação de agentes tóxicos, potencialmente carcinogênicos no sistema digestivo, é ligeiramente amargo.

3. Grapefruit

Com grapefruit, quanto mais amargo, melhor. Porque as frutas mais amargas contêm a maior quantidade de vitamina C e substâncias amargas como a naringina, um flavonóide com um poderoso efeito antioxidante. A toranja promove a digestão, fortalece o coração e pode reduzir a pressão arterial.

4. Plantas aromáticas e selvagens

Em seu próprio jardim ou caminhando no campo, você encontrará muitas plantas com substâncias amargas, como valeriana, dente de leão, coentro, orégano, salsa, hortelã e sálvia.

Você pode usar muitas dessas plantas e especiarias para dar um sabor especial aos seus pratos. Mas também como uma infusão ou batido, você pode se beneficiar das substâncias amargas que eles contêm e ajudar sua saúde em geral e a digestão em particular.

5. Chocolate amargo

O cacau puro é saudável em boa parte devido às substâncias amargas que estão presentes em sua composição. Graças a eles, o chocolate amargo não é apenas um bálsamo para a alma, mas também promove a saúde do coração e do sistema cardiovascular entre outras coisas.

Use cacau puro em suas preparações ou chocolate com pelo menos 70% de cacau, sem gordura vegetal ou de palma não identificada e sem açúcar (sacarose).

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6. Legumes

Nem todo mundo gosta de alface azeda. Mas se você não gosta de comer chicória vermelha, endívias, couve ou rúcula, pode misturar esses alimentos com outros menos amargos como a alface americana. Com algumas variedades, como a chicória, você também pode fazer guisados, risotos e outros pratos quentes muito bem.

Independentemente de você prepará-los frios ou quentes, os vegetais amargos não são apenas bons para o sistema imunológico, mas também à vista por sua riqueza em compostos como a zeaxantina.

7. Chá verde

O chá verde é uma bebida estimulante muito rica em compostos antioxidantes que protege especialmente contra doenças cardiovasculares e hepáticas. Também ajuda o sistema imunológico a prevenir todos os tipos de doenças, incluindo câncer.

Acostume-se a beber chá sem açúcar. Na verdade, se você tomá-lo regularmente, pode reduzir os desejos por doces. Você pode misturá-lo com hortelã e um pouco de mel ou, melhor ainda, folhas de estévia em pó, se desejar.

Ao escolher um chá verde você deve saber que o chá matcha (em pó) é o mais rico em antioxidantes.

8. Pimenta

Se você gosta de pimenta, fique à vontade para usar o moedor enquanto come. Mas você também pode temperar os pratos com grãos de mostarda moídos com a consciência tranquila. Ambos contêm muitas substâncias amargas saudáveis. Se você temperar seus pratos corretamente, eles não apenas terão um gosto bom, mas também serão mais fáceis de digerir e mais saudáveis.

9. Couves de Bruxelas

Quando se trata de couves de Bruxelas, os gostos variam. Enquanto alguns os amam, outros os detestam. No entanto, é indiscutível que a couve de Bruxelas é um dos vegetais mais saudáveis.

Além de nutrientes e vitaminas importantes, vegetais de inverno, como couve de Bruxelas, também contêm substâncias amargas abundantes, como glucorafanina e glucosinolatos, que determinam seu sabor. Essas substâncias são convertidas em sulforafano quando interagem com a enzima mirosinana, que é encontrada nos próprios alimentos e é liberada durante a mastigação e o cozimento.

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