El gengibre, iogurte, erva-doce ou abacaxi são alimentos que ajudam a reduzir os gases. Incluí-los no dia-a-dia ajuda a reduzir esses sintomas às vezes incômodos.

 9 alimentos que ajudam a reduzir os gases

 Anna Vilarrasa

Escrito e verificado por a nutricionista Anna Vilarrasa em 05 de dezembro de 2021 .

Última atualização: 05 de dezembro de 2021

A presença de gás no sistema digestivo é algo que ocorre regularmente. Para algumas pessoas, isso pode ser muito irritante e doloroso. Felizmente, existem alimentos que ajudam a reduzir os gases e que podem ser úteis nessa situação.

Além disso, alguns hábitos alimentares, como comer devagar, com calma e sem falar, devem ser levados em consideração. Quer saber mais sobre isso? A seguir, diremos quais alimentos você pode comer para lidar com a flatulência e o inchaço abdominal.

O que são gases?

Algumas pessoas sofrem de gases intestinais que causam fortes dores abdominais.

Flatulência, ou gases, são um processo normal dentro da própria digestão . Existem maneiras de eliminá-los, como arrotos ou vento, e a maioria das pessoas não os nota.

Mas, às vezes, podem ficar presos no trato digestivo e causar dor, inchaço, sensação de plenitude ou desconforto . Nesses casos, muitas das pessoas que sofrem deles sentem grande desconforto.

Embora não sejam considerados uma doença, às vezes podem comprometer a vida cotidiana e a qualidade de vida das pessoas afetadas Na verdade, são um sintoma que indica a presença de excesso de ar no trato digestivo, cujas causas mais comuns são geralmente as seguintes:

  • Engolir uma grande quantidade de ar ao comer.
  • Comer demais ou demais de certos alimentos.
  • Incapacidade de digerir algumas substâncias.
  • Alteração das bactérias do cólon.
  • Certas doenças, como doença celíaca, síndrome do intestino irritável, doença de Crohn, intolerância à lactose ou refluxo gastroesofágico.

são mais ou menos fáceis de modificar por meio de pequenas mudanças na rotina alimentar. Além disso, é útil usar alimentos que favoreçam a eliminação de gases tanto para preveni-los quanto para aliviá-los assim que eles aparecem.

No entanto, é necessário consultar um médico se forem persistente ou intenso . Além disso, se forem acompanhados de vômito, diarreia, constipação, perda de peso ou presença de sangue nas fezes.

Esses são os alimentos que ajudam a reduzir os gases

Os alimentos fermentados estimulam a produção natural de produtos pós-bióticos que promovem a redução de gases.

1. Iogurte e kefir

Esses dois derivados do leite contêm um número e variedade interessantes de bactérias probióticas. De acordo com algumas pesquisas. estes poderiam modificar a composição da flora do cólon e reduzir a produção de gás.

Além disso, estudos mostraram que os probióticos podem ser úteis na redução do inchaço e da flatulência devido à síndrome do intestino irritável. Por outro lado, eles podem ser um leite adequado para pessoas com intolerância à lactose.

2. Gengibre: no topo dos alimentos que ajudam a reduzir os gases

Esta raiz nativa da China é bem conhecida por suas propriedades medicinais. Ginger funciona bem para prevenir dispepsia, distensão abdominal e gases. Da mesma forma, tem um efeito carminativo e reduz as cólicas intestinais, o que é muito eficaz para ajudar a acalmar os gases quando eles aparecem.

Tome uma infusão de gengibre (1 ou 2 fatias) meia hora antes das refeições, é uma das melhores maneiras de melhorar a digestão. Além disso, o gengibre desidratado pode ser mastigado após as refeições.

É necessário ter em mente que existem algumas contra-indicações ao seu uso. Pode interferir com alguns medicamentos (anticoagulantes, antiplaquetários, antiinflamatórios esteroides, trombolíticos, anti-hipertensivos e hipoglicemiantes). Além disso, é melhor se abster durante a gravidez e a lactação.



3. Banana

As bananas são frutas fáceis de comer e também muito fáceis de digerir. Além disso, eles amolecem as fezes e favorecem o trânsito intestinal devido à presença de fibra alimentar

O tipo de carboidrato que contêm (amido resistente) não é digerido no estômago e atinge o cólon intacto. Lá, serve de alimento para as bactérias intestinais e estimula seu crescimento. Além disso, compostos benéficos aparecem após a fermentação em alguns distúrbios digestivos.

4. Kombuchá

É uma bebida fermentada feita de chá preto ou chá verde. O chá de kombuchá é outro alimento que ajuda a reduzir os gases, pois é conhecido por seus efeitos probióticos semelhantes aos do iogurte.

Seu uso se tornou muito popular nos últimos anos e parece seguro em pessoas saudáveis ​​em pequenas quantidades. No entanto, na ausência de estudos sobre sua segurança, parece não ser indicado em mulheres grávidas e pessoas com doenças pulmonares, cardíacas ou renais graves.

5. Mais alimentos que ajudam a reduzir os gases: abacaxi e mamão

Essas duas frutas tropicais contêm enzimas naturais que ajudam o sistema digestivo a quebrar as fibras dos alimentos. Além disso, ambos são conhecidos por sua grande contribuição de nutrientes, entre os quais se destacam os antioxidantes e a vitamina C.

6. Bulbo de erva-doce

A erva-doce ( Foenicum vulgare ) é uma planta altamente aromática cultivada para uso gastronômico. Também tem efeitos interessantes no nível digestivo, uma vez que acalma os espasmos intestinais relaxa os músculos e alivia gases e inchaço.

O bulbo da planta pode ser usado na cozinha em uma infinidade de pratos, como saladas, salteados ou ensopados ou mesmo combinados com alimentos flatulentos e, assim, melhoram a digestão.

7. Ameixa Umeboshi

Esta variedade de ameixa fermentada é nativa do Japão. Seu sabor ácido favorece a secreção salivar, a digestão dos alimentos no estômago e a movimentação intestinal.

8. Abóbora

A abóbora cozida é um vegetal muito macio e de fácil digestão. Ele contém fibras, água e potássio que contribuem para a eliminação de líquidos e, assim, melhora a sensação de inchaço e plenitude.

9. Plantas que ajudam a eliminar gases

Existem algumas plantas medicinais com propriedades positivas para aliviar esse problema . A maioria deles são aromáticos, amargos, digestivos e carminativos. Entre os mais proeminentes estão camomila, menta, canela, cominho, dente de leão ou erva-cidreira.



Outros hábitos positivos para acompanhar alimentos que ajudam a reduzir os gases

Como você viu, existem alimentos que ajudam a melhorar os gases e o inchaço. Nesse sentido, também é positivo adotar uma série de hábitos que contribuem muito para melhorar a situação.

  • Coma devagar e mastigue bem.
  • Não fale ao comer para evitar uma entrada maior. de ar.
  • Coma várias refeições menores por dia.
  • Evite bebidas carbonatadas e alimentos flatulentos, bem como ingestão excessiva de fibras.
  • Pratique regularmente exercícios físicos leves ou moderados.
  • Não fume. [19659065] Adicionar alimentos que promovem a eliminação de gases ajuda a melhorar este problema comum

    A presença de gases no sistema digestivo é algo que ocorre normalmente como parte do processo de digestão. Estes podem ser evacuados pelos mecanismos que o próprio organismo possui e não representam um problema.

    No entanto, às vezes são mais abundantes, frequentes ou mesmo dolorosos. Diante dessa situação, existem hábitos de vida e alimentos que favorecem a expulsão dos gases e que podem ser adotados no dia a dia . Estes servem tanto para prevenir o seu aparecimento como para ajudar a eliminá-los.

    No entanto, embora seja uma situação frequente, é necessário consultar primeiro o médico. Isso é necessário porque por trás desse sintoma pode haver alguma doença, problemas mecânicos do trato digestivo ou intolerâncias alimentares.

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