Explique que inflamação consiste em é simples: todos nos lembramos da vermelhidão, calor e inchaço que acompanham um bom golpe ou lesão. Isso é uma inflamação aguda

Em termos médicos, é a resposta a um assalto seja uma infecção, uma ferida ou a ação de uma substância tóxica. Mas há também uma inflamação crônica que não percebemos e que é a mãe de doenças como câncer, diabetes e doenças cardiovasculares, entre outras.

O que é inflamação crônica?

Nosso sistema imunológico inicia um processo de inflamação com a intenção de parar o avanço dos danos e, em uma segunda fase, restaurar o tecido e eliminar o desperdício. Esse processo se extingue em dias ou meses e geralmente é mais ou menos localizado.

Mas quando a inflamação persiste no tempo além do necessário e deixa de responder ao propósito restaurador, torna-se destrutivo . Então falamos sobre inflamação crônica um processo muito mais complexo que acaba se transformando em uma disfunção em si que abre caminho para o aparecimento de doenças crônicas.

 Os 6 melhores alimentos anti-inflamatórios para mantê-lo bem

A inflamação crônica não é evidente como aguda. Seus sintomas são enganosos e difusos e podem afetar vários tecidos ao mesmo tempo. Por essa razão, recebe o nome de "inflamação de baixo grau (IBG)" . Outros tipos de agentes imunológicos participam dele e são o resultado de alterações complexas do metabolismo celular: oxidação, falha mitocondrial, aparecimento de produtos de glicação …

Consequências devastadoras: inflamação de baixo grau mantida em o tempo encurta a expectativa de vida, acelera o envelhecimento e promove doenças degenerativas, como diabetes, depressão, comprometimento cognitivo, osteoporose, perda muscular, fibromialgia, doenças cardiovasculares, doença renal e câncer.

Fatores que promovem a inflamação crônica [19659004] Mas antes de chegar à doença crônica, estamos preparando o terreno com uma dieta e hábitos inadequados. Vale a pena saber quais são os fatores pró-inflamatórios para evitá-los.

Estilo de vida sedentário

Contribui diretamente para o desenvolvimento da IBG e de suas doenças associadas. Geralmente é acompanhado por uma nutrição inadequada e outros promotores de inflamação, como a obesidade

. Obesidade

Atualmente, o tecido adiposo é considerado um órgão endócrino, uma glândula como o pâncreas ou a tireoide. A gordura, especialmente a gordura abdominal, segrega hormônios e proteínas-citocinas inflamatórias, induzindo uma resposta inflamatória que afeta todo o organismo cronicamente e sem sintomas claros.

Obesidade não é apenas uma das causas mais importantes da IBG , mas está associada à maior resistência dos tecidos à ação da insulina – hormônio que permite a entrada de açúcar no sangue nas células – e a um risco aumentado de diabetes, uma doença que é, em si, outro fator inflamatório

 6 alimentos a integrar e 6 a evitar na sua dieta anti-inflamatória

3. Diabetes

O aumento do açúcar no sangue não se deve apenas ao consumo, mas também devido à menor sensibilidade das células à ação da insulina. A hiperglicemia diabética, por causar produtos de glicação, é um perpetuador da inflamação. O IBG também promove diabetes. Entramos assim num círculo vicioso

4. Dieta hipercalórica

Uma dieta com excesso de calorias e gordura saturada é o outro fator mais claramente associado a um aumento na IBG, especialmente se associado à obesidade e diabetes.

Uma dieta que também tem alta carga glicêmica (excesso de carboidratos refinados), irá causar um aumento no açúcar no sangue, o outro grande promotor da inflamação através da formação de produtos de glicação. Além disso, o excesso de açúcar acaba sendo armazenado sob a forma de gordura corporal, o que leva à obesidade e à arteriosclerose

. Fumar

Os produtos de combustão do tabaco induzem inflamação e oxidação

. Estresse físico e psicológico

Não só o estresse psicológico, mas também o estresse físico – exercícios excessivos, queimaduras graves … – perpetuam a inflamação crônica. Está associada a um padrão alterado de sono e excesso de peso devido ao aumento sustentado do cortisol, dois fatores que aumentam ainda mais a cascata inflamatória.

Estudos recentes sugerem que o cérebro está envolvido na modulação da inflamação através do chamado centro nervoso. «Vagal», que atenua a inflamação do corpo quando recebe o sinal de que é muito intenso. Mas o estresse desativa esse sensor antiinflamatório

. Distúrbios do sono

Aumentar os níveis de moléculas pró-inflamatórias, mesmo em pessoas saudáveis. Parece que a modulação da inflamação também segue um ritmo circadiano e é alterada pela má regulação do sono

. Cumprindo os anos

Durante a juventude, as proteínas inflamatórias só aumentam em resposta a alguma agressão; no entanto, ao longo dos anos, um aumento sustentado de citocinas inflamatórias é observado sem doença associada. Isso porque, à medida que envelhecemos, os tecidos acumulam danos e disfunções oxidativas nas mitocôndrias, perdendo assim a capacidade de regeneração. Com a idade, nossos níveis de hormônios sexuais, moduladores importantes da resposta inflamatória em um organismo jovem, também diminuem.

Periodontite

É uma doença inflamatória crônica das gengivas e dos tecidos vizinhos. Em alguns casos está relacionado com a ativação do IBG. Embora possa haver um fator hereditário, muitas vezes a periodontite é promovida pelo tabagismo e diabetes, ambos por sua vez promotores da IBG.

 Menu anti-inflamatório: Sinta-se melhor em 7 dias

Como levar uma vida sem inflamação

Todas as informações científicas publicadas sobre alimentação e prevenção de doenças crônicas convergem em recomendações universais. Os mais importantes referem-se à comida

. Evite esses alimentos

Gorduras saturadas e hidrogenadas encontradas em margarinas e manteigas, óleos de girassol e milho, óleos refinados, carboidratos refinados e alto índice glicêmico, como açúcares adicionados, pão branco , produtos de padaria industrial e refrigerantes

2. Reduzir as calorias

Uma dieta baixa em calorias mostrou um benefício no controle da inflamação. É importante ajustar o consumo calórico ao gasto de energia (atividade diária e esporte). Para isso, escolheremos alimentos sem adição de açúcar e com baixo índice glicêmico e carga (esses indicadores medem a capacidade de um carboidrato de elevar o nível de açúcar no sangue; as tabelas são encontradas na internet, por exemplo, em www.glycemicindex.com). 19659011] 3. Escolha bem as gorduras

As gorduras poliinsaturadas ômega-3 e aquelas saturadas com ácidos antiinflamatórios, como o ácido láurico do óleo de coco, devem predominar. Na dieta sem peixe e vegan, o ômega-3 é obtido principalmente de sementes de linho e chia e de nozes. Para certificar-se, suplementos de ácido docosahexaenóico (DHA) de algas podem ser usados ​​

. Care flora

U flora intestinal saudável reduz a inflamação intestinal e geral. Para isso vamos consumir alimentos fermentados (chucrute, miso …) e ricos em fibras solúveis (especialmente a inulina de alho, cebola, alho-poró, alcachofra e aspargos) e insolúveis (grãos integrais, sementes, frutos com pele …).

Jejum e suplementos

Além de seguir uma dieta anti-inflamatória, pontualmente você pode recorrer a suplementos de jejum e certos para conseguir um efeito terapêutico em caso de sofrer alguma patologia. Durante o jejum, o corpo secreta beta-hidroxibutirato, que bloqueia o processo inflamatório e protege contra o câncer, demência ou diabetes (esta mesma substância é secretada em quantidades menores também durante uma dieta hipocalórica). Por outro lado, suplementos naturais com alto poder anti-inflamatório são quercetina, boswellia, açafrão em altas doses ou magnésio, entre muitos outros.

Além disso, às vezes, o médico pode indicar drogas como a metformina, ácido acetil salicílico (aspirina) e pentoxifilina por sua capacidade de modular a inflamação, embora não sem efeitos colaterais e interações


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