A serotonina é uma substância química produzida pelo organismo, cumpre a função de ser um neurotransmissor. Esta substância transmite sinais entre os nervos e é responsável por estabilizar o humor . Também é responsável por regular o apetite e os ciclos de sono. Para manter um bom humor, é importante seguir alguns hábitos, conhecer alguns

Hábitos para gerar rapidamente a serotonina

A serotonina no corpo ajuda sente-se relaxado, feliz e confiante . Também tem muitos outros benefícios para o ser humano, como o controle do apetite, nos colocando de bom humor e regulando o comportamento, melhorando a função cardiovascular e a contração muscular, ajudando-nos a dormir, regulando secreções endócrinas, memória e aprendizagem, regulação de temperatura, etc.

1. Comer alimentos com triptofano

O primeiro hábito a seguir para produzir serotonina é ter uma dieta saudável e rica em triptofano . Para isso, é necessário comer frutas e legumes que permitem aumentar os níveis dessa substância química. Alguns alimentos que você pode incorporar em sua dieta são:

  • frango
  • ovos
  • queijo
  • peixe
  • abóbora e gergelim
  • tofu
  • chocolate escuro

2. Ouvindo música clássica

Outro hábito recomendável para gerar e aumentar este neurotransmissor é através da música clássica .

Especialistas nesta área demonstraram como ouvir esse tipo de música causa um estado no cérebro de harmonização. Portanto, é aconselhável ocasionalmente ouvir música de artistas clássicos como Chopin e Haydn. Mudanças no humor serão imediatas

3. Banhos de sol

Para produzir níveis mais elevados da serotonina, é indispensável tomar o sol. Isto é especialmente verdade no período da manhã, quando o sol fornece mais vitamina D, além de evitar a exposição aos raios do sol nos momentos mais prejudiciais

. Reduzir o estresse

 mulher relaxa para evitar o estresse

Estar constantemente sob estresse vem para produzir os hormônios cortisol e adrenalina. Ambos chegam a interferir diretamente na produção de serotonina. Por isso, recomenda-se reduzir certas preocupações, trabalhos e atividades que geram estresse

. Exercício

Para gerar mais serotonina, um hábito que ajudará é ter uma boa rotina de exercícios. Alguns consideram isso um mito; No entanto, fazer exercícios contribui para um melhor humor.

Foi demonstrado que, ao suar, há uma liberação e aumento desta substância. De tal forma que as atividades cardiovasculares, como a dança ou a corrida, são eficazes a esse respeito

. Seja positivo

Ser positivo em qualquer circunstância é importante para o corpo gerar mais do neurotransmissor acima mencionado. Ter uma atitude otimista ajuda a manter o bem-estar físico e emocional de uma pessoa. Além de produzir serotonina, também permite o controle efetivo dos níveis de estresse

. Evite o álcool

Um fator que influencia diretamente o estado de espírito é o consumo de álcool. De fato, essa substância é um depressor do sistema nervoso que muitas vezes causa depressão.

Sua ingestão excessiva está relacionada a mudanças de humor e baixos níveis de humor. Numerosos estudos mostraram como o álcool inibe os níveis de serotonina no organismo

. Receber massagens

 receber uma massagem nos ajuda a produzir mais serotonina

O estresse, a tensão muscular e a dor são fatores influentes no humor. Ao prevenir ou aliviar alguns deles, os níveis de serotonina aumentam no corpo. Uma maneira de fazer isso é através de uma massagem relaxante, que proporcionará felicidade e bem-estar

. Meditar

Por último, mas não menos eficaz, é o hábito de meditar. Ao praticar meditação, as funções cerebrais e as ondas são ativadas. Ao treinar o cérebro, ele produz um aumento na produção de serotonina .

Em resumo, para tornar a serotonina parte do nosso dia a dia, é necessário usar um estilo de vida saudável, um estilo de vida mais lúcido para obter prazer.

Comentarios

comentarios