As proteínas são fundamentais para o nosso organismo, pois são essenciais para o crescimento, bem como para a manutenção de diferentes tecidos ou componentes, como hormônios, hemoglobina, enzimas, sucos gástricos ou vitaminas. . Algumas das proteínas mais úteis para o nosso corpo são aquelas de anticorpos, colágeno ou miosina e actina, todas de grande utilidade no enfrentamento de infecções ou tornando-as mais resistentes aos tecidos ou facilitando o movimento.

obter um suprimento de proteína de qualidade geralmente recorreu a proteínas de alta qualidade, como proteína animal, de grande valor biológico. No entanto, uma combinação correta de alimentos vegetais também pode nos ajudar a obter uma proteína de melhor qualidade. Assim, a combinação de cereais e leguminosas é perfeita para otimizar a qualidade das proteínas e alcançar um maior valor biológico. Neste artigo, oferecemos a você 9 ideias para combinar cereais e legumes em um prato.

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Quais são os benefícios de leguminosas e cereais?

Durante anos eles foram acusados ​​de engordar ou serem indigestos e foram relegados de dietas em favor de frutas e legumes, sendo que as leguminosas são uma excelente fonte de proteína e sendo mais recomendáveis ​​do que as carnes vermelhas e muito mais saudáveis ​​do que os alimentos processados. Diversificar nossa dieta e enriquecê-la é um dos fatores mais positivos para o nosso corpo. Assim, leguminosas, sementes e cereais, nozes e ovos são ideais para uma dieta completa.

Uma das misturas mais bem sucedidas é a dos cereais com leguminosas. Um recurso usado em dietas vegetarianas e veganas para alcançar proteínas de alta qualidade biológica. Assim, as leguminosas contribuem para o cereal do aminoácido lisina, enquanto os cereais fornecem a metionina na qual eles são ricos, sendo uma combinação muito completa para adicionar à nossa dieta.

Como combinar cereais e legumes no mesmo prato

] Para poder verificar seus benefícios em nossa dieta, é necessário comer vegetais duas ou três vezes por semana . Uma prática que nos fornecerá fibra suficiente para melhorar o trânsito intestinal, favorecerá a regulação dos níveis de colesterol, além de melhorar nossa saúde cardiovascular e fornecer ferro para prevenir a anemia. Um alimento muito completo para todos e isso é melhor se os combinarmos com cereais e até com alguma carne . Entre as idéias para combinam cereais e legumes no mesmo prato se destacam:

PiraPora || Shutterstock

1. Lentilhas com arroz

É um daqueles pratos que as nossas avós nos puseram a aproveitar as lentilhas do dia anterior e um dos pratos mais completos do ponto de vista nutricional. Lentilhas assadas com arroz fazem um delicioso prato.

2. Grão de bico com cuscuz

Pode ser preparado em salada ou como um guisado de grão de bico e legumes com cuscuz. As receitas são muito variadas

3. Soja com Aveia

Há também uma grande variedade de receitas saudáveis, embora seja um café da manhã ideal se misturarmos aveia com leite de soja.

Milho com grão de bico

Podemos cozinhá-los em salada ou preparar um delicioso hambúrguer vegano

5. Caldo com grão de bico e macarrão

Este é um caldo dos mais nutritivos e saudáveis, além de ser um prato ideal para os dias mais frios do ano

. Feijão com cuscuz

Você também pode fazer hambúrgueres de feijão com cuscuz, além de prepará-los em caldo ou saladas.

Macarrão com ervilhas

Muito simples e rápido de preparar, o macarrão com ervilhas é uma receita muito atraente para as crianças.

8. Bolo de cevada e lentilha

Uma receita muito original e deliciosa para um café da manhã ou sobremesa.

9. Risoto de cevada

Um prato cremoso e original para enriquecer sua dieta.

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