Um problema alimentar atual pode ser a perda de vitaminas devido ao manuseio de alimentos. Armazenar, descascar, cortar, ralar, cozinhar … tudo isto expõe o alimento a reações que reduzem a qualidade dos seus nutrientes. A dieta é desvitalizada quando os alimentos crus são escassos.

As sementes germinadas permitem neutralizar essa tendência porque sua riqueza em nutrientes aumenta até o momento em que são ingeridas.

O uso de sementes germinadas em alimentos está documentado há cinco mil anos na China. Eles também eram usados ​​na Babilônia e os essênios faziam pão de trigo germinado com eles. As legiões romanas os consumiram no campo. No Ocidente entretanto, seu consumo ainda é uma minoria.

Consumir brotos significa incluir um alimento fresco e saudável na dieta. Sementes como trigo, cevada, feijão mungo, alfafa e muitas outras podem ser germinadas, aumentando seus nutrientes e tornando-os mais digestivos.

Incluir brotos na dieta ajuda a saúde e o planeta, já que podem ser "cultivados" em casa de forma simples e barata, com sementes orgânicas, livres de pesticidas e fertilizantes.

Quais são as propriedades nutricionais dos brotos?

Os brotos são alimentos muito ricos em vitaminas e minerais. Quando as sementes germinam, sua contribuição nutricional aumenta dramaticamente.

Eles também fornecem carboidratos, proteínas e clorofila nutrientes de que o corpo necessita para seu funcionamento e desenvolvimento adequados.

Além disso, com a A vantagem é que esses nutrientes são mais fáceis de digerir em brotos .

Por que os brotos têm mais vitaminas?

Durante a germinação, a proporção de vitaminas B aumenta e se os grãos foram exposta à luz, a clorofila é criada que atua como um antianêmico, antioxidante e desintoxicante.

A vitamina C que não está presente em sementes secas, começa a se formar na quantidade de hidratação e germinação.

Por exemplo, em trigo, em cinco dias, a vitamina B2 triplica, o B6 dobra e o B1 aumenta 20%.

O resultado da germinação é um alimento que fortalece o sistema imunológico, limpa o corpo e previne o envelhecimento.

Por que os alimentos germinados são mais fáceis de digerir?

A germinação converte o amido em açúcares muito mais simples pelos quais pode ser considerada uma alternativa para cozinhar cereais e leguminosas, com a vantagem de que a comida não se estraga com isso, pelo contrário: está viva mesmo quando chega à boca. Também aumenta as enzimas.

Mesmo os legumes podem ser simplesmente tomados como brotos embora seja recomendado que pessoas com um estômago delicado os escalde previamente por um ou dois minutos.

Qual é a melhor maneira tirar brotos?

A melhor maneira de aproveitar o valor nutricional dos brotos é comê-los crus, em saladas, sanduíches ou vitaminas .

Também pode ser incluído em refogados, tortilhas, cremes e outros pratos cozidos, incorporando-os no último momento para proteger seus nutrientes.

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Podem ser germinadas em casa?

Sim, mesmo que não haja germinador.

  1. Em um recipiente, as sementes são cobertas com água (3 ou 4 vezes o seu volume).
  2. 12 horas no escuro a 15-20 ºC .
  3. A água é removida, o frasco é coberto com gaze e enxaguado 2 ou 3 vezes por dia até brotar apareça.
  4. Uma vez que as sementes germinaram, elas são expostas à luz de modo que a clorofila é formada.

Qual é o broto mais completo?

Alfafa é a mais nutritiva. Na verdade, é um dos alimentos mais completos, mesmo se ingerido em pequenas quantidades: é rico em vitaminas (especialmente C), proteínas de boa qualidade (contém os aminoácidos mais importantes) e fibras. Também fornece minerais e muita clorofila se exposto à luz.

O que é feijão mungo?

O feijão mungo é um broto muito popular, rico em proteínas e fácil de digerir. É recomendado em casos de osteoporose, osteoartrite e anemia. Além disso, fortalece o sistema nervoso.

Embora o feijão mungo seja frequentemente chamado de "soja verde", não tem nada a ver com soja. O nome pode enganar, mas são duas plantas diferentes.

Por quanto tempo são mantidas e onde?

Uma vez germinadas, as sementes devem ser mantidas na geladeira bem secas, dentro de um frasco ou saco plástico .

Assim, eles duram até duas semanas. Se forem mantidos por mais tempo, os brotos tornam-se rançosos e podem ser tóxicos.

Portanto, é recomendado cultivar brotos com frequência.

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Que sementes podem ser germinadas?

Quase todas.

Os brotos mais comuns são aqueles obtidos de cereais e leguminosas, uma vez que são mais bem assimilados dessa forma; e os de agrião, rabanete ou mostarda, devido ao seu sabor picante.

Por outro lado, as sementes de solanácea (tomate, pimenta, berinjela, batata …) têm tóxicos elementos e não são adequados para germinação.

Estas são as sementes germinadas mais comuns como germiná-las e seus benefícios:

Alfalfa

  • Horas de imersão: 6
  • Dias de germinação: 7
  • Broto (cm): 10
  • Nutrientes em destaque: Rico em vitaminas A, B1, C, D e E. Muito completo.

Agrião

  • Horas de imersão: 1/2
  • Dias de germinação: 3
  • Broto (cm): 3
  • Nutrientes apresentados: Doses notáveis ​​de iodo, ferro, vitaminas A, C e E.

Feno-grego

  • Horas de imersão: 6
  • Dias de germinação: 6
  • Broto (cm): 1 0
  • Nutrientes em destaque: Sabor forte, um pouco amargo. Vitaminas A, B e D.

Grão de bico

  • Horas de imersão: 12
  • Dias de germinação: 3-4
  • Broto (cm): 0,5
  • Nutrientes em destaque: Muito energético. Fornece proteínas, fósforo e cálcio.

Girassol

  • Horas embebido: 6
  • Dias de germinação: 2
  • Broto (cm): 1 [19659029] Nutrientes em destaque: Crocante, saboroso. Fornece energia abundante.

Lentilha

  • Horas de imersão: 7
  • Dias de germinação: 3
  • Sprout (cm): 2
  • Nutrientes apresentados: Fornece ferro, zinco, manganês e vitaminas C e B.

Mostarda

  • Horas de imersão: 1/2
  • Dias de germinação: 6 [19659029] Broto (cm): 0,5
  • Nutrientes em destaque: Rico em vitaminas e minerais. Sabor ligeiramente picante.

Mungo

  • Horas de molho: 12
  • Dias de germinação: 3-4
  • Broto (cm): 2 -5
  • Nutrientes em destaque: O broto mais popular. Proteínas e vitaminas.

Rabanete

  • Horas de imersão: 5
  • Dias de germinação: 5
  • Broto (cm): 0,3
  • Nutrientes apresentados: Enxofre, ferro, iodo e vitaminas C e B1.

Trigo

  • Horas de embebição: 12
  • Dias de germinação: 3
  • Broto (cm): 2-3
  • Nutrientes em destaque: Fornece cálcio, cobre, ferro, enxofre, zinco e vitaminas B

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