A vida moderna está cheia de estressores crônicos. Eles geralmente estão presentes sutilmente em sua vida, desde dispositivos inteligentes e mais e mais horas de trabalho, até uma lista de tarefas pendentes em constante crescimento e uma série de compromissos que o bombardeiam de todos os ângulos. E mais e mais doenças estão associadas a ele. Verifique a conexão do estresse e do crescimento bacteriano (SIBO) nas informações a seguir.

 estresse e bactérias no intestino

Esses níveis aumentados de estresse afetam Sua mente e corpo mais do que você pode perceber. O estresse emocional é um fator importante que contribui para as seis principais causas de morte somente nos EUA: câncer, doença coronariana, lesões acidentais, condições respiratórias, cirrose hepática e suicídio.

O Center for Control and A Prevenção de Doenças dos Estados Unidos estima que o estresse seja responsável por cerca de 75% de todas as consultas médicas. Esses pacientes relatam ter problemas cardíacos, dor de estômago, úlceras, insônia, fadiga, dores nas costas e dores de cabeça, entre outros.

O estresse também aumenta seu risco de diabetes, especialmente em pessoas com sobrepeso.

entre estresse e crescimento bacteriano (SIBO)

O estresse pode até levar ao crescimento bacteriano no intestino delgado (SIBO), pois afeta diretamente o sistema digestivo. SIBO é uma infecção intestinal que ocorre quando as bactérias começam a colonizar o intestino delgado e a se multiplicar.

Normalmente, a maioria das bactérias intestinais reside no intestino grosso e no cólon, enquanto o intestino delgado geralmente é bastante estéril. No entanto, certos fatores como dieta rica em carboidratos, danos nos nervos ou nos músculos do estômago, dismotilidade e alguns medicamentos podem causar uma reserva anormal de bactérias no intestino delgado.

O SIBO pode causar vários sintomas desconfortáveis ​​que incluem gases e inchaço, diarréia, fadiga e rosácea ou outras erupções cutâneas.

Agora, vamos ver mais de perto como exatamente está relacionado ao estresse e ao crescimento bacteriano e veremos algumas estratégias simples que você pode usar para proteja seu corpo do estresse e evite (ou supere) a SIBO.

O estresse evita que o corpo produza ácido gástrico

Quando seu corpo está saudável, o estômago secreta ácido gástrico para matar as bactérias ingeridas antes que entrem no intestino. magro No entanto, se o eixo HPA, o subsistema hormonal do corpo que controla os hormônios do estresse, estiver desequilibrado devido ao aumento do estresse, seu corpo não produzirá ácido estomacal suficiente para matar as bactérias necessárias.

Este é um mecanismo de proteção que Seu corpo ocorre para garantir reservas de energia suficientes para uma situação de luta ou fuga. No entanto, em nosso mundo moderno, o estresse constante que suportamos pode transformar esse mecanismo protetor em uma produção crônica e contínua de baixo ácido gástrico, permitindo que bactérias entrem no intestino delgado, proliferem e promovam o desenvolvimento da SIBO. .

O estresse causa dismotilidade

Os músculos do trato digestivo têm uma maneira de varrer alimentos residuais não digeridos e outras matérias através do trato gastrointestinal entre as refeições, um tipo de peristaltismo conhecido como complexo motor

No entanto, quando os hormônios do estresse são liberados na corrente sanguínea, esses músculos simplesmente param de fazer seu trabalho, ou de forma menos eficiente, permitindo que as bactérias se acumulem e causando estagnação dos alimentos. , que fermenta e alimenta ainda mais as bactérias no intestino.

Além disso, quando você está estressado, provavelmente Você deve ter notado que está procurando lanches não saudáveis, ou como também é bem conhecido: faz você querer "comer estresse".

Isso ocorre porque o estresse leva o corpo a produzir mais cortisol, o que Isso faz com que os níveis de açúcar no sangue flutuem e provoque lanches e excessos freqüentes.

Esse fluxo constante de alimentos impede que o trato digestivo complete completamente sua "limpeza", o que aumenta o problema de criar um caldo. Cultura de bactérias

O estresse afeta a imunidade das mucosas

Ouvimos muitas vezes sobre a relação entre o intestino e o espectro auto-imune . No entanto, você talvez nunca tenha ouvido falar sobre a imunoglobulina secretora A (IgA).

Este anticorpo serve como a primeira linha de defesa para proteger sua parede intestinal de toxinas e microorganismos patogênicos. Ele bloqueia o acesso aos receptores no revestimento intestinal, aprisiona-os no muco e ajuda na remoção física do intestino.

No entanto, você pode imaginar o que acontece quando está estressado? Sim, seu corpo produz menos desse anticorpo para economizar energia, o que pode aumentar seu risco de crescimento bacteriano no intestino.

O estresse e o crescimento bacteriano aumentam o risco de infecção

Você sabia que os hormônios de O estresse realmente facilita a vida das bactérias? O estresse promove a ligação bacteriana aos tecidos e aumenta o risco de infecção.

O estresse promove o desenvolvimento de biofilmes

Biofilmes ou biofilmes são uma comunidade de microrganismos que compartilham nutrientes e DNA. Infelizmente, os biofilmes também protegem as bactérias das ervas e dos suplementos antimicrobianos usados ​​para ajudar a reparar o intestino e manter as condições como o SIBO afastadas, impedindo que seu acúmulo seja essencial para uma saúde ideal.

Outra razão pela qual você precisa manter seus níveis de estresse sob controle. Os hormônios do estresse e outras substâncias envolvidas na resposta ao estresse, incluindo cortisol e catecolaminas, promovem a formação de biofilmes, ajudando as bactérias patogênicas a acessar os nutrientes de que precisam para permanecer em seu corpo.

O que fazer para gerenciar o estresse e superar a formação da SIBO

Felizmente, existem muitas maneiras de impedir a formação desses biofilmes, além de ajudar seu corpo a combater a SIBO e mantê-la saudável a longo prazo. Aqui estão algumas soluções que você pode começar a implementar imediatamente:

Não há melhor maneira de controlar e aliviar o estresse. Você descobrirá rapidamente o que funciona melhor para você pessoalmente, para poder criar a rotina perfeita de desestressar para você. Aqui estão algumas estratégias favoritas para aliviar o estresse:

Terapia por sauna infravermelha

Você pode ter sua própria sauna por infravermelho ou pode preferir ir a uma em um spa natural ou em outra instalação. Você pode encontrar um perto de sua casa. As saunas infravermelhas ajudam a relaxar e desintoxicar o corpo. Recomenda-se usá-los pelo menos duas vezes por semana para aliviar o estresse.

Exercícios suaves e trabalho corporal

Seja ioga, faça uma longa caminhada ou leve sua bicicleta ao parque no fim de semana, faça exercícios Suave pode eliminar o estresse. Massagem e trabalho corporal também podem ser facilmente adicionados à sua rotina mensal e podem até melhorar a função intestinal e ajudar na constipação.

Pratique o gerenciamento consciente do tempo

Você já se sentiu sobrecarregado pela sua lista de lição de casa? A priorização é muito importante agora, porque é muito fácil que seus compromissos se acumulem e se tornem uma fonte de estresse diário que só piora com o tempo. Este não é um exercício fácil para muitas pessoas. No entanto, escolher com cuidado o que você gasta e eliminar obrigações desnecessárias é a chave para um estilo de vida mais calmo e restaurador.

Desativar as notícias

Embora manter-se informado possa ser benéfico, assistir muitas notícias pode bombardear seu cérebro com informações desnecessariamente angustiantes. Tente reduzir ao mínimo a sua exposição a essa negatividade, desconectando regularmente todos os dispositivos e redes sociais.

Manter todas as telas fora do seu quarto todas as noites é um ótimo lugar para começar. Como um benefício adicional, você evitará a exposição à luz noturna azul que pode atrapalhar seu sono e, como você sabe, uma boa noite de sono é essencial para aliviar o estresse!

Combate SIBO com adaptógenos redutores de estresse

Adaptogens Eles são uma classe de ervas que ajudam seu corpo a se adaptar ao estresse interno e externo, normalizam as funções do seu corpo e podem ser usadas com segurança a longo prazo. Eles podem ajudá-lo a prevenir diretamente o estresse e o crescimento bacteriano (SIBO) além de melhorar a maneira como o sistema digestivo do seu corpo responde a ele.

Ashwagandha

Foi demonstrado que Esta erva ayurvédica acalma a mente e estimula a função imunológica. Ao aumentar a função adrenal, você também pode equilibrar os hormônios do estresse, aliviar a ansiedade e ajudar com a fadiga adrenal, além de prevenir úlceras induzidas pelo estresse.

Maca contra o estresse e o crescimento bacteriano

Demonstrou que esta erva andina melhora a absorção de ferro no trato digestivo, bem como equilibra todo o seu sistema hormonal e aumenta seus níveis de energia e vitalidade em geral.

Ginseng

Esta erva é usada há séculos na China e é uma das raízes mais reverenciadas da medicina tradicional chinesa. Foi demonstrado que ajuda na perda de peso, estresse, depressão e ansiedade, entre muitos outros benefícios.

Rhodiola Rosea

Esta planta poderosa realmente evita a secreção de cortisol, além de oferecer efeitos antidepressivos e protetores de coração.

Eleuthero

Além de ser uma erva chinesa que aumenta os níveis de energia e ajuda a queimar gordura, eleuthero ajuda a estabilizar o açúcar no sangue, evitando excessos e atingindo lanches açucarados entre as refeições.

Todas essas ervas adaptogênicas podem ser encontradas no suplemento em lojas de produtos naturais. Além disso, junto com essas ervas, você pode adquirir vitamina C, L-tirosina e vitaminas B-chave para ajudar seu corpo a lidar com estressores físicos e emocionais com mais facilidade e impedir que eles levem à SIBO

Gerenciar o estresse faz parte chave para melhorar sua saúde. Isso não apenas ajudará a reparar o intestino, mas também a obter saúde e bem-estar vibrantes e ao longo da vida, através da prevenção e reversão de doenças crônicas.

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