Carboidratos anteriormente adquiriram uma má reputação por aumentar o açúcar no sangue, causando ganho de peso e até contribuindo para doenças como o câncer. Como tal, as dietas com baixo teor de carboidratos já existem há algum tempo, incluindo a dieta cetogênica, que remonta à década de 1920, e a dieta Atkins, que remonta à década de 1960.

Embora algumas dessas dietas sejam terapêuticas e tenham o potencial de melhorar sua saúde ou ajudá-lo a perder peso, alguns especialistas especulam que o que é realmente importante nessas dietas pode não ser apenas os carboidratos, mas os tipos que são usados. eles consomem e sua cor.

De acordo com o Dr. Xand van Tulleken e o Dr. Faisal Maassarani, "evitar todos os carboidratos não é benéfico, você deve simplesmente evitar" bege ". É isso mesmo, apenas carboidratos que são essencialmente de cor branca, bronzeada e marrom.

De acordo com os profissionais, todos os carboidratos não são iguais. Aqui está o que eles têm a dizer e o que os críticos dizem sobre esta dieta e o que ela pode significar para você.

A cor dos carboidratos que você ingere pode fazer uma grande diferença para sua saúde e ajudá-lo a perder peso, ou pelo contrário, faz você ganhar peso e ter problemas com certas doenças, como diabetes não controlada.

De acordo com especialistas, a cor dos carboidratos importa

O Dr. Xand van Tulleken apresenta uma série da BBC chamada "The Truth About … ». Um episódio em particular intitulado "The Truth About Carbs" apresentou o trabalho do Dr. Faisal Maassarani, um clínico geral de Kirby, Inglaterra.

O Dr. Maassarani conduziu um pequeno estudo com sete pessoas que lutavam contra a obesidade e subseqüentes complicações de saúde, incluindo diabetes tipo II, colesterol alto e pressão arterial. No 'experimento', os participantes reduziram o consumo de carboidratos na forma de açúcares e amidos por duas semanas.

Os resultados foram surpreendentes (ou talvez não surpreendentes de acordo com suas expectativas): os pacientes sentiram menos fome, o açúcar em o sangue melhorou "dramaticamente" e seis dos sete pacientes perderam um mínimo de 3 quilos.

O que isso pode significar para a dieta?

Uma vez que existem diferentes tipos de carboidratos, divididos em categorias principais de simples e complexos, e novamente em açúcar, amido e fibra, é importante distingui-los.

Muitos carboidratos = muita glicose = gordura armazenada

Os carboidratos são quebrados em glicose e, se você comer muito, o excesso de glicose é armazenado como gordura no corpo. No entanto, se você comer fibras dietéticas, encontradas em vegetais e frutas, isso ajuda a mantê-lo satisfeito. Amidos resistentes, incluindo feijão e grãos não processados, ajudam a manter o trato digestivo saudável e em movimento.

Obviamente, evitar carboidratos de cor bege não significa que devemos evitar todos os carboidratos, apenas limite os açúcares e amidos de acordo com o Dr. Xand van Tulleken e o Dr. Faisal Maassarani. Para conseguir isso, os médicos explicam como evitar os bege e brancos e, em vez disso, comer os verdes.

Hidratos de carbono bege

  • Arroz
  • Massa
  • Pão
  • Batatas brancas
  • Açúcar [19659018] Farinha
  • Cereais matinais
  • Alimentos processados, como bolos, pães e biscoitos

Hidratos de carbono verdes

  • Couve-flor
  • Bananas
  • Espargos
  • Batata doce
  • Maçãs
  • ] Pimentas
  • Peras
  • Brócolis
  • Cenouras
  • Espinafre
  • Abacates
  • Abóbora

A lista acima de carboidratos verdes é muito mais extensa do que a listada aqui. Esses são apenas alguns exemplos.

Notas finais

Como acontece com qualquer dieta, há críticas a essas alegações de que evitar carboidratos bege ajudará a melhorar a saúde. Alguns nutricionistas acreditam que esses médicos estão simplificando um problema complexo. Evitar esses carboidratos bege não proporcionará os mesmos benefícios para todos, argumentam eles, uma vez que a nutrição é complexa e o corpo de cada pessoa é diferente.

No entanto, a moderação é a chave. A maioria das pessoas sabe que você deve comer mais vegetais do que grãos, porque há pessoas com mais intolerância a eles.

Manter alimentos inteiros em vez de refinados pode fornecer muitos benefícios, enquanto ainda aprecia o arroz, massas e ocasionalmente panquecas sem quaisquer restrições.

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