E se eu lhe dissesse que o truque para perder peso não está na quantidade de calorias que você ingere no final do dia, mas na mistura certa dos alimentos que ingere? Sem quantidades mínimas ou máximas, apenas sabendo o que comer a cada momento do dia

Esta é a dieta dissociada. Na verdade, não é uma dieta no sentido estrito da palavra. Pense que uma dieta é uma forma de comer de um ponto de vista quantitativo e restritivo; além disso, uma dieta como tal só pode ser feita por um determinado período de tempo.

Essa "dieta dissociada" é o início da mudança em seus hábitos alimentares. Você será capaz de perder peso, ganhar peso e manter seu peso, dependendo das necessidades do seu corpo.

Quer saber? Vamos ver em que consiste esse método.

O que é dieta dissociada?

Para entender o que é a dieta dissociada, primeiro você precisa saber como seu corpo funciona. Não quero lhe dar uma aula sobre medicina do sistema digestivo aqui, mas quero que você entenda algo muito simples sobre como funciona a digestão.

Quando você ingere uma grande quantidade de carboidratos nos alimentos, seu corpo não consegue metabolizar o excesso de glicose que você deu repentinamente e o transforma em gordura, bem como uma reserva em caso de crise.

Na verdade, é um processo muito mais complexo (na verdade, se você é médico e é lendo isso, seria ótimo se você explicasse o processo exato nos comentários), mas tenho certeza de que ajudará a entender melhor o motivo dessa dieta dissociada.

 Carboidratos, lipídios e proteínas

Como você pode saber a quantidade ideal de alimentos para não exceder o consumo de glicose? Com ​​o índice glicêmico dos alimentos . A dieta dissociada, também chamada de método Montignac em homenagem a seu criador, é baseada na escolha de alimentos dentro de cada uma das três categorias principais:

  • Carboidratos
  • Lípides
  • Proteínas

Esta escolha é com base na especificidade nutricional e seu potencial metabólico. Para que os humanos comuns possam entender esses conceitos altamente técnicos, existem tabelas com valores de índice glicêmico (IG) dos alimentos que podemos consultar ao escolher o que queremos comer.

Você pode encontrar uma tabela com valores de GI aqui

Mas isso não é suficiente; ou seja, você não pode escolher os alimentos que deseja comer levando em consideração apenas o IG. Além disso, você deve saber quais alimentos não são convenientes para misturar para evitar o efeito que eu disse a você no início. É aí que a coisa boa sobre esta dieta é:

 Índice glicêmico dos alimentos

Se você misturar a comida corretamente, não importa quanto você come, porque você não engordará mais comendo mais. Não me diga que não é uma boa maneira de cuidar de si mesma. Não consiste em comer pouco, mas em comer bem.

O segredo do método Montignac ou dieta dissociada

Antes de lhe dizer que o método Montignac se baseia na mudança dos hábitos alimentares para perder peso, ganhar peso ou manter seu peso. Você pode conseguir isso graças às duas fases do método:

Fase I: perder peso

Esta fase tem uma duração que dependerá da quantidade de peso que você deseja perder. Além de fazer uma escolha correta de gorduras e proteínas (que agora mostrarei a você), você deve consumir carboidratos com IG inferior a 50.

 Perder peso com uma dieta

O objetivo desta primeira fase é gerar a menor resposta possível à insulina após cada refeição. Isso elimina a possibilidade de armazenamento do corpo e ativa o processo de queima de gordura de reserva. Portanto, você perde peso.

Fase II: estabilidade e prevenção

Para estabilizar seu peso e evitar o efeito rebote, você deve continuar com a escolha correta de gorduras e proteínas. Mas você pode aumentar o IG dos carboidratos que consome.

Os 5 grupos de alimentos

A dieta dissociada, ou método de Montignac, divide os alimentos em 5 grupos principais. Você só pode comer alimentos de grupos compatíveis entre si.

Vejamos os 5 grupos de alimentos:

  1. Carboidratos: arroz, cereais, legumes, soja, feijão, tubérculos.
  2. Gorduras : óleos (azeitona, girassol), nozes (amêndoas, pinhões, pistache, avelãs, nozes), abacate, tâmaras, passas, chocolate.
  3. Proteínas: carne, peixe, marisco, ovos, leite e todos os produtos lácteos.
  4. Frutas: laranja, tangerina, kiwi, limão, abacaxi, uva, melancia, morango, maçã, banana, tomate, cereja, pêra e pêssego. [19659013] Vegetais: alface, escarola, acelga, aipo, alho-poró, brócolis, couve-flor, aspargos, espinafre, cogumelos e cogumelos, berinjela, abóbora, pepino, pimentão, abobrinha e beterraba.

Aprenda a misture os alimentos corretamente

Como mencionei acima, os 5 grupos de alimentos em que esta dieta é dividida se dissocia da, ou método de Montignac, não são compatíveis entre si. Aqui estão as diferentes combinações de grupos que não são permitidos:

  1. Proteínas com carboidratos
  2. Proteínas com gorduras
  3. Diferentes tipos de carboidratos
  4. Frutas diferentes. Por exemplo: você não pode misturar frutas ácidas como laranja com frutas doces como uvas.

Se você quiser colocar em prática esta dieta dissociada, ou método de Montgnac, tenha em mente as seguintes instruções:

  • Você pode comer carboidratos no meio da manhã ou em alimentos. Mas nunca coma nenhum alimento deste grupo no jantar.
  • As gorduras naturais de nozes são altamente recomendadas para comer no meio da manhã e para um lanche. Mas não os misture com nenhuma fruta. Uma mini tigela de nozes, tâmaras e passas pode ser um excelente lanche entre as refeições.
  • as proteínas são sempre consumidas à noite.
  • É melhor comer a fruta pela manhã. , no café da manhã, no meio da manhã.

Essas são instruções muito simples de colocar em prática, não acha? Lembre-se de que esta dieta não impõe nenhuma quantidade máxima para comer; Você pode comer a quantidade que quiser.

As tabelas de alimentos na dieta dissociada

Para que você possa entender muito melhor esta dieta dissociada, ou método de Montignac, aqui está uma tabela de alimentos . Você verá que ele está dividido em 15 grupos diferentes; em cada um deles estão todos os alimentos que fazem parte desse grupo em questão.

Também deixarei para vocês a compatibilidade entre os 15 grupos; para que você possa fazer seus próprios menus se A decide coloca em prática este método de hábitos alimentares saudáveis.

Frutas ácidas do Grupo 1

Os alimentos deste grupo são: frutas cítricas, laranjas, limões, tomates, tangerinas e toranjas

É compatível com os grupos 1, 2 , 10 and 11

Frutas semiacidas do Grupo 2

Os alimentos neste grupo são: damasco, morango, cereja, figo, pêssego, kiwi, abacaxi, uva, melancia e maçã

É compatível com os grupos 1, 2, 3, 4, 5, 11, 12 e 14

Grupo 3 Frutas Doces

Os alimentos deste grupo são: figo seco, ameixas, damascos secos e passas

É compatível com os grupos 2, 3 , 5, 8, 10 and 11

Grupo 4 Frutas Oleaginosas

Os alimentos neste grupo são: abacate, manteiga de amendoim, um sementes de amêndoa, pinhão, noz, gergelim, coco, pistache, caju e abóbora

É compatível com os grupos 2, 4, 5, 7, 8, 9, 10 e 11

Grupo 5 Cereais

alimentos neste grupo são: trigo e derivados, arroz, macarrão, milho e derivados, milheto, aveia, centeio e pão.

É compatível com os grupos 2, 3, 4, 5, 6, 7, 9, 10 e 11

Grupo 6 Legumes e brotos

Os alimentos deste grupo são: grão de bico, feijão, ervilha, lentilha, amendoim, broto de alfafa e outros, soja, feijão, tremoço e soja.

É compatível com o grupos 5, 6, 7, 9 e 10

Grupo 7 Vegetais

Os alimentos neste grupo são: alcachofra, beterraba, abóbora, berinjela, abobrinha, pepino, pimenta, nabo, rabanete e cenoura.

Es compatível com os grupos 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 13 e 15

Grupo 8 Feculosas

Os alimentos deste grupo são: batata doce, banana, castanha, cenoura cozida e batata.

É compatível com os grupos s 3,4, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13 e 14

Legumes do Grupo 9

Os alimentos neste grupo são: acelga, couve-flor, escarola, aipo, escarola, aspargos, alface, espinafre, cogumelos, brócolis e cogumelos.

É compatível com os grupos 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 15

Grupo 10 Alho e cebola

Os alimentos neste grupo são : cebola doce, cebola seca, cebola roxa, alho jovem e alho.

É compatível com os grupos 1, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 15

Ovos do grupo 11

Os alimentos deste grupo são: todas as variedades de ovos, tais como: galinha, codorniz, pato, etc.

É compatível com os grupos 1, 2, 3, 4, 5, 7, 8, 9 , 10, 11 e 13

Grupo 12 Leite

Os alimentos neste grupo são: leite integral, desnatado, semidesnatado e iogurte.

É compatível com os grupos 2, 8, 12 e 13

Grupo 13 Manteiga

Os alimentos deste grupo são: margarina

É compatível com os grupos 7, 8 , 11, 12 e 13

Queijo do Grupo 14

Os alimentos deste grupo são: todas as variedades de queijos, mesmo os da dieta.

É compatível com os grupos 2, 8 e 14

Grupo 15 Carnes e peixes

Os alimentos deste grupo são: carnes vermelhas, brancas e mariscos, todos os tipos de salsichas, pickles e conservas diversas.

É compatível com os grupos 7, 9, 10 e 15

Alimentos proibidos

Vários alimentos são proibidos neste método de Montignac ou dieta dissociada. No início deste artigo eu disse que essa dieta não é restritiva. E agora venho falar com você sobre alimentos proibidos.

É bom senso; existem alimentos que você não deve comer, mas não porque está fazendo esta dieta. Lembre-se de que com a dieta dissociada você está aprendendo novos hábitos alimentares. E você deve eliminar esses alimentos de sua dieta:

  • Álcool: não só tem uma ingestão excessiva de calorias para o corpo. Pense em todas as contra-indicações que você tem para o seu corpo. Meu conselho é que você sempre o elimine de qualquer dieta que seguir, mesmo que não siga nenhuma dieta específica.
  • Alimentos fritos, em geral. Alimentos processados ​​são cheios de açúcares e gorduras muito prejudiciais à saúde. Lembre-se do que eu disse no início deste artigo. Se você der ao corpo muitos carboidratos, no final ele os transforma em gorduras.
  • O açúcar . Eu nunca aconselho você; mas quando você está fazendo a dieta dissociada, é totalmente contraditório. Aconselho você a trocar este alimento por um adoçante natural.
  • O bechamel.

Alguns exemplos e ideias para sua dieta dissociada

A dieta dissociada permite que você faça vários menus para que você nunca se canse e, em menos tempo do que você imagina, tenha hábitos alimentares muito saudáveis.

Vou dar-lhe algumas idéias para cada refeição do dia.

Café da manhã

Para o café da manhã, você pode escolher entre comer algumas frutas da mesa ou um café da manhã rico em carboidratos. Os alimentos com carboidratos são compostos de:

  • Glicose e frutose: presente em frutas e sucos de frutas.
  • Sacarose: está na cana-de-açúcar.
  • Amido: você o encontra em batatas, arroz, etc …
  • Lactose: está no leite e em todos os derivados lácteos.

Você pode incluir todos esses alimentos em seu café da manhã : pão, trigo, sementes, feijão, batata, cenoura, arroz, macarrão, chocolate, mandioca, batata doce, cebola, etc.

Meu conselho é que você sempre escolha a alternativa do trigo integral. As fibras o ajudarão muito no trânsito intestinal.

No meio da manhã

Você pode escolher entre uma fruta ou as gorduras naturais das nozes. Claro, uma coisa ou outra.

Comida

Escolha entre carne, peixe ou frutos do mar. Acompanhe-os com uma salada de vegetais. Um bom complemento é um pedaço de fruta azeda. Mas, sim, coma cerca de 20 minutos antes do almoço; você evitará os gases irritantes da digestão.

 Peixe grelhado com vegetais

Lembre-se de que nesta refeição você não pode incluir nenhum carboidrato. Para compensar essa deficiência, sugiro que você coma carboidratos no dia seguinte no café da manhã e no almoço.

Lanche

Repita a mesma coisa que comeu no meio da manhã, exceto as frutas. Ou mude escolhendo alimentos com carboidratos. Uma ideia muito boa para um lanche é comer um iogurte desnatado e um café com leite desnatado.

Jantar

Para encerrar o dia, aconselho você a escolher um prato rico em carboidratos e um prato neutro. Assim você terá seu corpo pronto para enfrentar no dia seguinte.

Não se esqueça de beber bastante água para se hidratar bem, por dentro e por fora. Você já sabe que o aconselhável é beber 2 ou 2,5 litros por dia. E você já sabe que se decidir começar essa rotina alimentar, tem que consultar o seu médico. Ele confirmará se sua saúde é ideal para enfrentar essa rotina alimentar.

Você conhecia esse método de alimentação saudável? Você já colocou em prática essa dieta dissociada? Você planeja fazer? Diga-me! [19659126] Olá! Sou Marina, autora deste blog e uma incansável “testadora” de dietas (que remédio!). Eu tentei todos os tipos de métodos de perda de peso, bons e ruins, e compartilho tudo o que sei sobre eles neste blog.

Tenho 26 anos e tenho um filho, mas as pessoas me dizem que ainda pareço ter 18 anos. saber como? Convido você a ler minha história e descobri-la.

LEIA MINHA HISTÓRIA

Comentarios

comentarios