Existem testes metabólicos realizados em laboratório que podem dizer quais fatores podem estar inclinando você em direção a comprometimento cognitivo . Por análise específica, você pode saber se possui:

  • Níveis altos de homocisteína (que serve como marcador de inflamação).
  • Níveis suficientes de vitaminas B6, B12 e folato . [19659003] Resistência à insulina .
  • Proteína reativa C (produzida pelo fígado em resposta a qualquer tipo de inflamação).
  • Níveis de vitamina D3 .
  • O status hormonal (quando baixa, a cognição se deteriora).
  • A detecção de metais pesados ​​ (mercúrio, arsênico, chumbo, cádmio).

Cada problema descoberto pode exigir um tratamento específico mas existem medidas gerais que beneficiam todas as pessoas.

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O alimento é uma parte muito importante do programa para reverter o comprometimento cognitivo . A seguir, apresentarei os detalhes que compõem uma dieta ideal que chamamos de Ketoflex 12/3.

1. A base é uma dieta cetogênica

Esta dieta é baseada na cetose . O objetivo é alcançar um estado de cetose, pelo qual o fígado produz certas substâncias químicas chamadas corpos cetônicos [corposcetônicos (acetoacetato, beta-hidroxibutirato e acetona) quebrando as gorduras.

Isso ocorre quando não há tantos carboidratos que Queime como a principal fonte de energia. Para promover a cetose, é necessário combinar uma dieta pobre em carboidratos ou seja, minimizar carboidratos simples, como:

  • Açúcares
  • Pão
  • Batata
  • Arroz branco
  • Refrigerantes
  • Álcool
  • Doces
  • Doces
  • Alimentos processados ​​

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3. A regra de ouro da proteína se aplica

A regra de ouro é consumir:

  • Um grama de proteína por quilograma de peso. Por exemplo, se você pesa 70 kg, deve consumir cerca de 70 gramas de proteína (considere que 200 gramas de grão de bico cozido contêm 20 gramas de proteína).

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4. Inclui semi-jejum

Realiza jejum de pelo menos 12 horas entre a última refeição do dia e a primeira da manhã seguinte. A parte "12/3" refere-se ao período de jejum . É uma estratégia muito eficaz para induzir cetose, melhorar a sensibilidade à insulina e a cognição.

  • "12" refere-se às horas entre o final do jantar e a primeira refeição ou lanche no dia seguinte.
  • "3" refere-se ao tempo mínimo entre o jantar e a hora de dormir .

Essa dieta ajuda a prevenir o problema de permeabilidade intestinal já otimiza o microbioma intestinal . Para a maioria, isso implica evitar glúten, laticínios e outros alimentos aos quais são intolerantes e contribuir para a permeabilidade intestinal, levando à inflamação.

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5. Pratique exercícios diários

Realize exercícios moderados (pelo menos 150 minutos por semana de caminhada).

6. Assista ao índice glicêmico

Alimentos com um índice glicêmico menor que 35 devem ser a base da sua dieta. Esses alimentos não aumentarão seus níveis de glicose e não exigirão maior produção de insulina. Você pode encontrar listas dos índices glicêmicos de vários alimentos na Internet.

  • A parte substancial da sua dieta deve consistir em legumes orgânicos temporada e produzidos localmente.
  • Evite sucos de frutas. Dá prioridade a frutas inteiras (porque incluem fibra). É bom fazer smoothies de frutas, mas acima de tudo não torná-los muito doces (pois isso contribui para a resistência à insulina).
  • Para diminuir o açúcar, adicione vegetais como couve ou espinafre.

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7. Evite os três grandes inimigos

Há uma tríade particularmente prejudicial:

  • Hidratos de carbono simples.
  • Gorduras saturadas.
  • Falta de fibra (solúvel e insolúvel).

Pense em um hambúrguer com batatas fritas e refrigerante Se você planeja comer carboidratos, coma couve (ou outra fonte de fibra) primeiro!

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8. Consumir alimentos sem glúten

glúten pode danificar o revestimento intestinal da maioria das pessoas, causando permeabilidade intestinal e inflamação crônica, entre outros problemas. Cuidado para não escolher produtos feitos com farinha de arroz ou outros ingredientes com alto índice glicêmico.

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9. Diminui toxinas

Somos expostos diariamente a agentes tóxicos, de metais pesados ​​a agentes desreguladores endócrinos, como bisfenóis e biotoxinas. Alimentos e plantas desintoxicantes são muito úteis nesse sentido. Estes incluem:

  • Coentro
  • Crucifers (couve-flor, brócolis, vários tipos de couve, couve, rabanete, etc.)
  • Abacate
  • Alcachofra
  • Beterraba
  • Dente de leão [19659003] Alho
  • Gengibre
  • Toranja
  • Limão
  • Azeite
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