Se você me segue, já sabe que não me dedico a recomendar dietas, mas a consolidar hábitos saudáveis ​​que automaticamente nos levam ao estilo de vida que queremos, depois de consolidá-los.

Neste artigo, analisaremos algumas das as características mais importantes da única dieta que eu recomendo: Coma com consciência, ou a que você conhece pelo nome de Mindful Eating.

A única dieta é dizer não às dietas

Por que dizer não às dietas ? Dietas restritivas, as dietas temporárias que costumamos fazer para perder peso geralmente causam as seguintes consequências em nossas vidas, em nosso corpo e em nossas emoções:

  • Eles alteram nosso metabolismo. Quando iniciamos uma dieta temporária, diminuímos o que comemos, depois perdemos um pouco de peso, mas depois, como mecanismo de sobrevivência, nosso metabolismo é ajustado, diminui a velocidade para se adaptar ao período de escassez de alimentos. Isso significa que, quando deixarmos a dieta de plantão e comermos da mesma maneira que antes, ganharemos peso, ou seja, o fatídico efeito de rebote será acionado. Dietas temporárias não funcionam, é melhor se inscrever na "mudança de hábitos saudáveis".
  • Dietas geralmente são baseadas em proibições. Essas proibições tendem a gerar compulsão por comer apenas os alimentos que banimos. Como solução, as diretrizes alimentares que escolhemos não devem se basear em restrições, mas na própria decisão pessoal ao decidir quais alimentos são benéficos e agradáveis.
  • As dietas criam um terreno fértil que pode desencadear ou fortalecer vários distúrbios emocionais e psicológicos : frustração com os resultados não obtidos ou não consolidados, fadiga, bulimia, anorexia, depressão, desnutrição, excesso de peso e indecisão por não saber o que comer.

Na dieta única você ouve a si mesmo em vez de encobrir emoções ou pensamentos desconfortáveis ​​com comida

Passar por emoções desagradáveis, pensamentos desconfortáveis ​​ou situações difíceis não pode levar a encobrir tudo isso através da comida ou de outras drogas ou substitutos. Quando fazemos isso, perdemos a oportunidade de ouvir a faixa que nosso próprio corpo está nos enviando. Quando perdemos a pista, não sabemos exatamente a origem de nossos maus hábitos e, então, é difícil encontrar uma solução consistente.

Uma maneira de lidar com essas emoções que nos incomodam é através da atenção plena, da consciência ou do que quer que seja. Mesmo: estar presente. Quando estou presente, dou o espaço necessário para que essas emoções fluam. Isso facilita a integração ", a digestão" e, como resultado, nós as liberamos.

O que é comer com consciência?

Você come automaticamente? Você come rápido, quase devorando? Você come às vezes sem se lembrar de tudo o que você comeu? Você come na frente da TV? Estes são exemplos claros de comer sem consciência. Perceber esse padrão de comportamento é o primeiro passo para sair deste círculo vicioso.

Comer com consciência significa estar presente enquanto come, sem pensar no que você come ou no que precisa fazer a seguir, mas experimentar o que você come e o que sente enquanto faz suas refeições. Para isso, ajudaremos a respirar e prestar atenção às nossas sensações corporais, apreciando o processo!

Observando as cores, cheiros, sabores e diferentes texturas da comida. Mastigando devagar cada mordida e aprendendo gerenciam as emoções que sentimos ao comer incluindo culpa, ansiedade ou satisfação agradável.

Como comer com consciência?

Pode ser útil começar nesta prática:

  • coma com a mão não dominante
  • use os pauzinhos se você não os usa normalmente
  • deixe-os cobertos sobre a mesa enquanto mastigam
  • comem em silêncio por cinco minutos, prestando atenção aos processos necessários para gerar esse alimento, da água ou do Sol, para o fazendeiro, o transportador, o comerciante e o cozinheiro.
  • faça pequenas mordidas e mastigue-as lenta e profundamente
  • antes de abrir a geladeira: respire fundo algumas vezes e pergunte-se: estou com muita fome fisicamente? Caso contrário, respire mais algumas vezes, leia um livro, caminhe, peça uma gaveta ou faça outra atividade.

Este artigo explica os passos para comer conscientemente

Benefícios da única dieta ao comer com consciência ou alimentação consciente

De acordo com pesquisa do psicólogo Jean Kristeller da Universidade de Indiana e seus colegas da Duke University os benefícios de comer com consciência pode ser o seguinte:

  • Coma mais devagar
  • Melhoria da digestão e absorção de alimentos
  • Coma menos alimentos e uma maior sensação de plenitude
  • Perda de peso em caso de sofrimento sobrepeso ou obesidade
  • Melhorando os distúrbios alimentares
  • Apreciando mais comida
  • Fazendo escolhas alimentares conscientes . Introduzir o "momento da escolha" entre o impulso e a necessidade de comer para perceber se estamos com fome física ou emocional.
  • Desenvolva sinais de fome e saciedade
  • Cultive auto-aceitação
  • Diminuição dos sentimentos depressivos

Estudos recentes concluíram que a inclusão da prática de Mindfulness ou mindfulness nos tratamentos de compulsão alimentar, transtorno de compulsão alimentar, fome emocional ou excesso de peso reduziu efetivamente esses

Quando não estamos presentes, estamos naquele estado mental "fazendo planos" ou "recriando-nos em situações passadas", que quando se torna um padrão de comportamento gera ansiedade, essa ansiedade pode nos levar a comer compulsivamente . O que não é incomum, considerando que vivemos em uma sociedade estressada e bastante incoerente, na qual queremos tudo por agora (ou melhor para ontem) e que nos envia mensagens que nos fazem "acreditar que precisamos de algo externo para ser melhor" quando o que precisamos que se reconecte conosco.

É simplesmente fantástico pensar que todos esses benefícios surpreendentes se baseiam na atenção, na presença e em nos dar a oportunidade de aproveitar o aqui e agora, e como não apreciar comida e seu corpo.

Fontes:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24854804

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22938745 [19659002] https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23171754

https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/mindful-eating

https: //www.ncbi .nlm.nih.gov / pubmed / 21181579

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