A dieta vegetariana é uma escolha pessoal e, se feita de maneira equilibrada, pode fornecer os nutrientes necessários . Hoje, muitas pessoas optam por este alimento alternativo. Seja por gostos, intolerância à carne ou crença, eles escolhem um plano alimentar que exclui carne animal. É importante manter um exame médico regular que garanta uma boa saúde. Além disso, o profissional pode indicar suplementos para fortalecer ou substituir as deficiências de vitaminas e minerais.

Planejamento

O planejamento de refeições é essencial em todos os momentos e para pessoas de todas as idades . Quando você começa com uma dieta vegetariana, é necessário colocar uma ênfase especial nessa fase. Lembre-se de que muitos nutrientes da carne não são encontrados em todos os alimentos. Para substituir as deficiências, é necessário ter um bom plano nutricional.

Os nutrientes que devo controlar em uma dieta vegetariana

De acordo com o tipo de dieta vegetariana que eles decidiram realizar, Os nutrientes que correm maior risco são:

Ferro

O ferro é encontrado principalmente na carne e uma diminuição em seus níveis pode causar anemia. No entanto, existem outros produtos que fornecem esse mineral tão importante para a produção de glóbulos vermelhos. Brócolis, acelga, feijão, passas são ricos em ferro e podem ser adaptados a uma dieta vegetariana.

Vitamina B12

Outro nutriente importante para o cérebro, sangue e função sanguínea prevenção de anemia Dependendo do tipo de dieta vegetariana as vitaminas podem substituir o consumo de ovos, cereais, derivados de soja e suplementos . No caso de bebês veganos, a indicação do suplemento é de 6 meses.

Cálcio

A ingestão de cálcio é essencial para ossos e dentes fortes. Os produtos lácteos são uma das principais fontes de cálcio ; No entanto, os veganos não consomem esses alimentos. Para eles, as opções são soja, amêndoas, folhas de couve ou sucos fortificados. Além disso, suplementos de cálcio estão disponíveis nas farmácias.

Vitamina D

Outro nutriente que requer substituições na dieta vegetariana é a vitamina D, muito importante para o desenvolvimento ósseo e para a absorção adequada de cálcio. no organismo Alguns cereais são ricos em vitamina D, como arroz e leite de soja . Essa vitamina também é adquirida com a exposição ao sol por alguns minutos, 4 dias por semana.

Se você seguir uma dieta vegetariana, é importante que você tome essas precauções e planeje suas refeições com todos os nutrientes necessários.

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