A vitamina D, que pode ser adquirida através da exposição à luz solar ou a suplementos, é reconhecida como um componente crucial na manutenção da saúde ideal. falta de vitamina D pode causar depressão entre outras condições.

 falta de vitamina D

A falta de vitamina D pode causar depressão e problemas hormonais

A maioria das pessoas sabe que a vitamina D é importante para uma boa saúde óssea. No entanto, muitas vezes eles não percebem que a vitamina D também é essencial para muitas outras funções que nos mantêm fortes e saudáveis. Por exemplo, a vitamina D desempenha um papel importante no apoio à saúde imunológica e hormonal.

De fato, vários estudos mostraram que existe uma correlação clara entre a falta de vitamina D e o aumento do desenvolvimento da doença. .
A vitamina D demonstrou ser particularmente importante para pessoas com problemas de saúde, como:

  • Osteoporose
  • Função imunológica enfraquecida
  • Problemas cardiovasculares
  • Problemas de açúcar em sangue
  • Fadiga crônica
  • Depressão
  • Tireoidite
  • Doença inflamatória intestinal (DII)
  • Outras doenças relacionadas à inflamação.
  • Tumores fibróides uterinos
  • Fibromialgia

Além disso A vitamina D tem um efeito positivo direto no equilíbrio hormonal do corpo. A vitamina D interage com o hormônio da paratireóide, responsável pela regulação do cálcio no organismo.

Uma deficiência de vitamina D pode levar à produção anormal do hormônio da paratireóide que pode eventualmente causar um desequilíbrio hormonal.

A vitamina D também afeta a hipófise, responsável pela regulação de muitos hormônios diferentes, incluindo estrogênio, progesterona e testosterona.

Um estudo publicado em "Brain Pathology" descobriu que a vitamina D é essencial na regulação do crescimento das células da hipófise. Isso é importante porque, se as células da hipófise crescem de maneira anormal, podem formar-se tumores da hipófise, que geralmente resultam em desequilíbrio hormonal e, eventualmente, doenças.

O estudo indica que essa vitamina pode ajudar a tratar alguns tumores da hipófise e o que, em alguns casos, pode ajudar a prevenir um desequilíbrio hormonal da hipófise.

Evite a deficiência de vitamina D

É claro que a vitamina D é essencial para a nossa saúde. Mas como sabemos se estamos recebendo vitamina D suficiente? A realidade surpreendente é que a maioria das pessoas hoje tem muito pouco. Muitas pessoas têm deficiência de vitamina D. Nem sequer sabem disso.

A maneira mais natural de obter vitamina D é expondo a pele nua à luz do sol (raios ultravioleta B). Isso pode ser muito rápido e simples, principalmente no verão. Você não precisa bronzear ou queimar sua pele para obter vitamina D. Você só precisa expor sua pele por cerca de metade do tempo antes que comece a ficar rosada e a queimar.

A quantidade de vitamina D produzida a partir da A luz do sol depende da hora do dia, da parte do mundo em que você está e da cor da sua pele. Quanto mais pele você expor, mais vitamina D você receberá. Você também pode obter vitamina D tomando suplementos. Essa é uma boa maneira de obter mais vitamina D se você não receber luz solar suficiente ou se estiver preocupado em expor sua pele.

A vitamina D3 é o melhor tipo de suplemento que você pode tomar. Ele vem em várias formas diferentes, como comprimidos e cápsulas.

A realidade é que a maioria de nós não tem tempo ou vive em um local onde o clima não nos permite expor a pele ao longo do ano. Mesmo se tivéssemos tempo para estar ao ar livre, a maioria das pessoas duvida, considerando as evidências associadas à exposição ao sol e câncer de pele ou envelhecimento prematuro.

Quem está em risco?

Adolescentes. Os adolescentes de hoje também recebem cada vez menos exposição direta à luz solar. A puberdade é um momento muito crítico, pois nesta fase começa a acumular até metade da massa óssea necessária para a vida adulta, e a vitamina D ajuda a garantir que as pessoas tenham os níveis de cálcio no sangue que são necessários. necessário para esse importante processo.

Afro-americanos. Os afro-americanos têm o maior risco de deficiência de vitamina D, porque a pele escura precisa de 5 a 10 vezes mais luz solar que a pele caucasiana para produzir a mesma quantidade de vitamina. Um estudo descobriu que 42% das mulheres afro-americanas nos EUA sofrem de deficiência de vitamina D.

Adultos mais velhos. Adultos mais velhos também podem ter um risco particularmente alto. Após os 50 anos, a vitamina D mínima precisa dobrar, porque o corpo é menos capaz de produzir sua própria vitamina D.

Em um relatório publicado no Journal of the American Geriatrics Society Em fevereiro de 2004, pesquisadores da Universidade de Basileia, na Suíça descobriram que mulheres mais velhas que tomaram um suplemento de vitamina D junto com cálcio por três meses reduziram seu risco de deficiência em 49% em comparação apenas com a ingestão de cálcio.

Aqueles que sofrem rápida perda de peso. Provavelmente é óbvio que uma dieta extrema ou estresse pode levar a uma nutrição inadequada. A dieta pode reduzir o total de calorias ou fontes de nutrientes, enquanto o estresse pode causar perda de apetite ou hábitos alimentares não saudáveis.

O problema nas duas circunstâncias é que eles podem levar à perda óssea devido a falta de vitamina D e outros nutrientes . A perda de energia geralmente equivale a perda de massa, incluindo perda óssea. Nessa situação, o ideal é tomar um suplemento de vitamina D. que também apóie a saúde óssea.

E quanto à dieta para obter vitamina D?

Infelizmente, você não pode obter toda a vitamina D necessária. somente através da dieta. Ao contrário de outras vitaminas, surpreendentemente existem poucos alimentos ricos em vitamina D para realmente manter os níveis que a maioria de nós precisa.

Ovos, alguns tipos de peixe e alimentos fortificados contêm pequenas quantidades de vitamina D , mas, na maior parte, precisamos suplementar, a menos que possamos expor nosso corpo a luz solar suficiente para gerar níveis suficientes de vitamina D.

Verifique seus níveis de vitamina D

Se você está pensando em administrar suplementos de Vitamina D como medida preventiva, ou adicionando-a a um plano de tratamento, é sempre uma boa idéia fazer um exame de sangue para medir seus níveis de vitamina D. As quantidades ideais seriam entre 40-80 mg.

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