Você sabia que seu cérebro é 75% … água? Os pesquisadores estão atualmente estudando o papel da desidratação no cérebro. A desidratação pode afetar o humor, a energia e a capacidade do cérebro. Apenas duas horas de ausência de água e já começa a afetar o funcionamento do cérebro. Aprenda como garantir a hidratação do cérebro e de todo o corpo.

Hidratação e desidratação

Sabemos que a água é essencial para o funcionamento do nosso corpo, assim como para todos os seres vivos em nosso planeta. A água participa do metabolismo e mantém o equilíbrio eletrolítico. No entanto, não é tão comum saber como se manter hidratado e quais são os riscos de desidratação.

hidratação é o fornecimento de água ao corpo na quantidade e qualidade necessárias pelo seu funcionamento Desidratação é obviamente a falta de água. Isso pode ser causado por não ingerir a quantidade adequada de líquido ou por perda devido a sudorese ou doença. Os sintomas da desidratação são: micção menos frequente, urina escura, fadiga, tontura e confusão.

Por que a desidratação é perigosa para o cérebro

órgãos sofrem quando falta água, o cérebro é especialmente sensível. De fato os perigos da desidratação para o cérebro permanecem ocultos por um longo tempo mas estudos recentes os demonstraram.

A razão é que o cérebro reage rapidamente a pequenas mudanças no cérebro. íons sódio e potássio encontrados no corpo, cujo equilíbrio eletrolítico depende da água.

Os sinais de desidratação no cérebro podem atuar como um alarme para informar que você precisa agua As mulheres sofrem mais com desidratação cerebral que os homens.

  • Desidratação leve (4 a 8 horas sem água): perda de energia e deterioração do humor; dor de cabeça, dificuldade em se concentrar Maior consumo de energia para realizar as mesmas tarefas.
  • Desidratação grave (24 horas sem água): comprometimento da memória, aprendizado e atenção. Encolhimento do cérebro. A rápida hidratação pode piorar os danos.

Recomendações

  • Para se manter hidratado beba água fresca e sucos naturais, consuma frutas frescas, legumes, caldo, leite e infusões. Bebidas energéticas e esportivas podem conter grandes quantidades de cafeína e calorias que você não precisa.
  • Não espere até ficar com sede . Em vez disso, observe sua urina. Se você estiver hidratado, a urina é amarela clara ou transparente. Caso contrário, a urina escurece.

O cérebro permanece saudável com nutrição adequada, exercícios, sono reparador, ingestão limitada de álcool e cafeína e, é claro, um pouco de diversão.

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