Por várias décadas, perder peso tem sido um desafio para uma parte notável da população nos países desenvolvidos. Em alguns casos, é motivado pelo desejo de cuidar da saúde mas em outros é uma questão estética simples .

Seja como for, o desejo de perder peso é um assunto que sempre desperta interesse, e gerou várias fórmulas dietéticas e teorias cercadas por falsos mitos que se repetem ano após ano.

Perder peso é importante quando necessário, mas você deve saber quais ideias banir a esse respeito.

De nada É útil que os especialistas alertem para a necessidade de perder peso de forma saudável : as manobras mais indesejáveis ​​para perder peso continuam a ser cometidas. Para evitar isso, é essencial conhecer alguns dos mal-entendidos mais populares sobre este assunto.

Vejamos algumas das declarações que continuam a exercer uma influência notável, apesar de não serem fundamentadas, junto com as chaves para perder peso com saúde. [19659006] Cada pessoa tem um peso ideal?

Ainda hoje ainda se acredita que existe um peso perfeito para cada pessoa. Não é de admirar que tabelas com pesos ideais tenham proliferado por muito tempo.

Falando estritamente, não há peso ideal, mas sim uma faixa de peso, uma faixa de peso que poderia ser adequada para cada um. Este intervalo leva em consideração, entre outras coisas, altura, idade, constituição e massa muscular.

Para cada pessoa, portanto, há uma margem relativamente ampla dentro da qual seu peso pode ser considerado saudável. Levando em consideração o índice de massa corporal (IMC), essa faixa está entre um IMC de 19 e 25. É fácil de verificar pela própria experiência, pois é possível que o peso flutue ao longo do ano sem É por isso que o IMC não é mais desejável.

Ter um peso adequado garante um bom número?

Freqüentemente acredita-se que, devido a ter um peso adequado ou medicamente "saudável", o número deve seja perfeito . Logicamente, a realidade gera decepções.

Esquece-se que a forma do corpo depende não só da dose de gordura ingerida mas da forma dos ossos, da distribuição das gorduras, da forma do músculo, tipo de pele, etc.

Conseqüentemente muitas pessoas, depois de perder peso, ainda não parecem bem. Além disso, em alguns casos, perder peso pode acentuar uma proporção desagradável entre os ombros e quadris ou pernas que não são retas, por exemplo.

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A magreza é sempre mais saudável?

Não é verdade.

Embora as pessoas com excesso de gordura estejam expostas a uma incidência maior de algumas doenças, como doenças cardiovasculares ou osteoarticulares, a magreza extrema também pode levar a uma incidência maior de outras doenças .

O corpo precisa de gordura para realizar várias funções, como a proteção de órgãos e órgãos internos ou o revestimento de articulações e ossos. Mas, além disso, a gordura é um depósito de hormônios e vitaminas.

Portanto, um revestimento mínimo de gordura é necessário e é preferível que o IMC não caia abaixo de 20.

Ganhar peso implica em aumento gordura?

Não necessariamente. Você pode ganhar peso sem ganhar nem mesmo um grama de gordura.

  • Ocorre, por exemplo, quando o trânsito intestinal é mais lento do que o normal, porque isso causa, entre outras coisas, maior retenção de água.
  • OU após refeições muito picantes: que explica o ganho de peso após um dia de excesso de comida.
  • Outro exemplo de ganho de peso sem ganho de gordura é o da síndrome pré-menstrual de .

Deve-se ter em mente que, para aumentar em um quilo os depósitos de gordura, é preciso ingerir cerca de 9.000 calorias a mais e isso não é fácil … O corpo inteiro pesa na balança não apenas a gordura . Portanto, os números podem ser enganosos e não é recomendado pesar-se todos os dias.

Com uma dieta, você sempre pode atingir o peso desejado?

Nem sempre é possível. Há casos em que a dieta não é suficiente porque o metabolismo evita a perda de mais gordura. Ou perdê-lo sem repercussões para a saúde.

É verdade que em situações extremas (guerras, fomes, catástrofes) infelizmente ocorre uma perda de peso "generalizada" extrema, mas com efeitos muito negativos sobre saúde .

Perder peso com dieta, sem perder saúde, para a maioria das pessoas tem um limite.

Há sempre uma certa habituação do corpo à dieta e, além disso, à medição Conforme você perde peso, você precisa de menos energia. É em parte por isso que as dietas têm menos efeito ao longo do tempo.

Por essa razão, a dieta deve sempre ser acompanhada de exercícios regulares e, é claro, da aquisição de novos hábitos. Manter o peso pode ser muito mais difícil do que perdê-lo.

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Você sempre ganha peso com a idade?

Há uma convicção generalizada de que envelhecimento é sinônimo de ganho de peso e que é um ganho de peso inevitável. Mas nenhuma das duas afirmações é verdadeira.

Com o tempo, um pouco menos de energia é necessária. Após os 30 anos, há uma ligeira diminuição nas necessidades de energia

. Isso significa que comendo o mesmo, há uma porcentagem notável de pessoas que ganham peso ao longo dos anos. Na maioria das vezes, porque com a idade também tendemos a nos mover menos e nos exercitar menos. Mas isso não significa que anos e quilos andem necessariamente de mãos dadas.

Outra falsa crença é que, com a menopausa, o ganho de peso é praticamente inevitável. Você pode passar pela menopausa, cuidando um pouco da alimentação, sem ganhar peso.

A única coisa a se ter em mente é que quanto mais velhos ficamos, menos energia precisamos e, portanto, temos que coma um pouco menos e se mexa mais.

Você precisa passar fome para perder peso?

Essa é uma desculpa que muitas pessoas dão a si mesmas para não mudar a maneira de comer. A verdade é que você pode perder peso sem morrer de fome. Além do mais, você tem que perder peso sem morrer de fome porque não é apenas desagradável, mas contraproducente. E uma prova clara de que o padrão alimentar seguido é inadequado ou desequilibrado.

Uma dieta para emagrecer tem de mudar a forma de comer mas com os alimentos certos e quantidades convenientes. Além disso, para poder cumpri-lo, é necessário sentir um certo bem-estar r, algo que não acontece quando se passa fome.

Para perder peso, basta um bom especialista e um pouco de vontade . Este último fator é essencial.

É melhor começar a perder peso rapidamente?

Algumas teorias dizem que você deve começar a perder peso rapidamente para não desanimar. É verdade que quem quer perder peso tem que ver resultados, mas a função do especialista é explicar que para a sua saúde e para o seu corpo é melhor perder peso a um ritmo moderado.

Uma perda de meio a um quilo por semana é mais do que suficiente e fornece mudanças visíveis em 15 dias.

Você tem que perder peso a um ritmo prudente porque desta forma o corpo se adapta às mudanças, mas também porque você está aprendendo a mudar hábitos alimentares e a fazer mais exercícios. Na grande maioria dos casos, perder peso envolve um aprendizado que não pode ser feito em uma semana.

Quando tem de perder mais de 5 quilos tem que se dar tempo e não ter pressa. Além disso, a perda rápida de peso tem seus inconvenientes para a saúde. Não devemos esquecer que uma dieta drástica é uma agressão para o corpo e que os resultados duradouros são mais importantes do que os rápidos.

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Beber muita água faz você perder peso?

Seria ótimo se beber água a gordura desaparecesse, mas que a água é uma bebida "leve" (tem 0 calorias) não significa que você perde peso . São duas coisas diferentes:

É verdade que é a melhor bebida, quer você faça ou não uma dieta, e que você deve bebê-la em quantidade suficiente . Lembrando sempre que com o exercício ou com o aumento da temperatura, a quantidade de água a beber é maior. E que as pessoas mais velhas têm menos sensação de sede.

Mas não importa quanta água se beba, o peso não perde por si só. É diurético, sim. Mas o aumento da diurese faz perder mais líquido, não mais gordura.

Exercitar-se é suficiente para perder peso?

Difícil, especialmente com duas ou três visitas semanais à academia. O gasto de energia produzido por uma hora de exercício é frequentemente superestimado. Uma hora de caminhada, por exemplo, queima 150-200 calorias e uma hora de aeróbica até 350, mas não mais.

Outra coisa seria praticar um esporte competitivo com intensidade (atletismo, natação, ciclismo , etc.). Então, sim, mais energia seria necessária. Mas uma hora de exercício convencional geralmente queima 250-350 calorias no máximo.

Repeti-lo três vezes por semana é muito benéfico para o sistema cardiovascular, ossos, articulações, humor e saúde. saúde em geral mas não o suficiente para perder peso.

Os exercícios devem sempre ser acompanhados por uma dieta adequada. Sem dieta é difícil perder peso. Especialmente após os 35 anos de idade.

A prioridade em uma dieta é tomar proteínas?

Existem muitos tipos de dietas, mas nenhuma garante que o peso será mantido depois. A única coisa que funciona a longo prazo é a mudança dos hábitos alimentares.

Além disso, para manter o peso desejado após um regime de emagrecimento, algumas constituições e metabolismos precisam seguir sempre uma dieta rigorosa que é pesada e pouco prático. Milhares de pessoas, ano após ano, fazem dieta, mas não conseguem manter o peso que desejam.

E isso acontece mesmo com aqueles que seguiram dietas ricas em proteínas e perderam uma quantidade notável de peso com elas. É verdade que eles permitem que você perca peso rapidamente, mas são tão pouco naturais que não podem ser mantidos por muito tempo.

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Os carboidratos devem ser eliminados?

Existem dietas que eliminam total ou quase totalmente os carboidratos como a dieta cetogênica, mas isso não significa que não seja a mais recomendada nem a mais sempre dinheiro. Existem muitos tipos de dietas e dependendo das necessidades de cada pessoa, algumas são melhores que outras.

O que está claro é que as dietas que incluem carboidratos são muito mais suportáveis, não produzem tantas alterações no corpo e pode ser mantido por mais tempo sem afetar o humor e a energia do seguidor.

É normal medir e quase sempre reduzir a quantidade de carboidratos, bem como gorduras. Mas outra coisa é que dietas extremas e mais rápidas são preferidas, com efeitos colaterais mais pronunciados. Em princípio, é melhor ter carboidratos na dieta.

Cada pessoa tem alimentos que os tornam gordos?

A curiosa ideia de que existem alimentos "bons" e "ruins" é generalizada. , e que alguns ingredientes tornam algumas pessoas mais gordas do que outras.

É claro que a comida não é nem "boa" nem "má" em si, mas apenas mais energética ou menos energia de acordo com as calorias que fornecem, independentemente de quem as ingere.

Há uma certa tendência a acreditar em alimentos "milagrosos" e alimentos "prejudiciais" . Não é exato. O importante é como esses alimentos são integrados na dieta balanceada geral, o que permite exceções.

No entanto, pode haver casos de intolerâncias alimentares que produzem efeitos adversos no corpo. Mas isso não significa que eles engordam.

Uma pessoa tem um peso ou outro devido a vários fatores, não apenas os alimentos que ingere. Da mesma forma que você perde peso devido a uma dieta geral adequada e maior gasto de energia, e não apenas por evitar um alimento.

Os alimentos do jantar o deixam mais gordo?

Os alimentos fornecem o mesmo energia no jantar do que no café da manhã ou almoço. O que acontece é que a atividade realizada após o jantar é geralmente muito menor do que a que segue outras refeições e o metabolismo é atenuado na hora de dormir.

Portanto, é recomendado jante macio, moderando as quantidades e cuidando dos preparativos: para dormir bem é preferível comer alimentos digestivos e leves. No entanto, às vezes o estômago vazio pode causar insônia.

É melhor estar sempre de dieta?

Não há nada mais exaustivo do que a sensação de passar o ano fazer dieta. Além disso, não é recomendado porque a maioria das dietas, se forem um pouco exigentes, são incompletas e eventualmente causam deficiências que acabam cobrando seu preço.

É aconselhável comer de forma balanceada para manter um peso saudável . Pode não ser tão baixo quanto gostaríamos, mas nos permitirá viver sem restrições contínuas.

Um peso que requer uma dieta constante não é o peso certo.

É mais sensato escolher um menos ideal e comendo mais normalmente do que escolher a "perfeição" e passar a vida obedecendo às proibições e se reprimindo. Você tem que ser realista e aceitar sua constituição e metabolismo. Saúde, sim; sacrifício contínuo, não .

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Lanches entre as refeições podem ter benefícios?

Lanches nem sempre engordam. Comer entre as refeições pode ser benéfico desde que seja feito de maneira ordenada e regular.

O corte não controlado não é recomendado. Pelo contrário, lanches contínuos é uma das causas mais frequentes de excesso de peso uma vez que em geral alimentos energéticos são "comidos" e há pouca "consciência" do que foi comido durante o dia. Há muitas pessoas que simplesmente evitar lanches resolveria seu problema de excesso de peso. Portanto, não convém fazê-lo sem sentido.

Ora, outra coisa é um lanche no meio da manhã ou no meio da tarde. Neste caso, trata-se de tomar um lanche que evite chegar ao almoço ou jantar com apetite excessivo .

Tomar um aperitivo pela manhã e um lanche à tarde pode ser um recurso perfeito para perder peso.

Quanto ao que deve tomar vai depender da pessoa. Em geral, pode-se dizer que é preferível optar por:

  • Sanduíches de tamanho moderado
  • Frutas
  • Queijo fresco
  • Nozes em pequenas doses (cerca de 30 gramas)
  • Iogurtes. Existem iogurtes que incluem a goma de guar entre os ingredientes com o objetivo de exercer um efeito mais saciante, por se tratar de uma fibra vegetal que se infla no estômago.

Como em outras áreas, é fundamental aplicar o bom senso e lanches com base no peso, saúde e gosto pessoal. Isso não significa que você tenha que abrir mão do prazer de um pedaço de bolo ou de uns biscoitos para sempre. Você apenas precisa estar ciente de que, em geral, o pão é mais saudável do que os doces e fornece menos energia e menos gorduras prejudiciais.

Quais são as vantagens e desvantagens das dietas ricas em proteínas?

As dietas ricas em proteínas também chamados "ceto" ou cetogênico não são novidade, mas estão na moda .

Estas são dietas que prescrevem muito pouca gordura, uma dose de proteína maior que o normal e quase nenhum carboidrato . Eles são eficazes, mas nem sempre seguros.

Dietas para emagrecer que mal fornecem carboidratos, e especialmente aquelas que os eliminam completamente, fazem com que o corpo tenha que recorrer rapidamente a depósitos de gordura para obter glicose e energia. Claro, eles causam uma diminuição na gordura corporal e, portanto, perda de peso . A princípio, isso parece uma solução fácil para qualquer pessoa com excesso de peso. Mas tem seus pontos críticos.

A favor dessas dietas, pode-se dizer que elas produzem uma perda rápida de gordura e peso, mesmo em pessoas que têm muita dificuldade para perder peso. Por outro lado, são relativamente fáceis de transportar se as instruções forem seguidas e os suplementos indicados forem tomados.

Contra deste tipo de dieta, é importante observar que o corpo sofre uma agressão. Não ter carboidratos é um estresse para o corpo, o que, a longo prazo, pode levar à sobrecarga do fígado e dos rins, e requer monitoramento médico contínuo.

Especialmente se você entrar em "cetose por um longo tempo ", o estado metabólico no qual os corpos cetônicos são criados a partir de gorduras devido à deficiência de carboidratos . Essas substâncias são de certo modo "tóxicas" para o corpo, que deve se encarregar de eliminá-las.

Claro, existem dietas muito diferentes:

  • Em alguns você nunca entra na cetose porque uma certa quantidade de carboidratos é sempre mantida (macarrão, arroz, pão, fruta …). Estes são menos prejudiciais.
  • Outros, por outro lado, baseiam sua eficácia precisamente na produção de cetose no corpo para causar uma diminuição nos depósitos de gordura. Essas são maneiras eficazes de perder peso, mas não as mais recomendadas. Eles devem ser reservados para casos em que a dieta hipocalórica convencional não funciona e há um excesso de peso significativo .

Existe uma maneira saudável de perder peso rapidamente?

O ideal é perder 0 , 5-1 kg por semana mas se você precisar de algo mais rápido, você deve tentar pelo menos prejudicar sua saúde o mínimo possível.

Vamos imaginar que temos 3 ou 4 kg sobrando e queremos perdê-los em algumas semanas por uma razão especial.

Seguindo algumas dicas simples, você pode perder peso perceptível em alguns dias:

  • Minimize a dose de gorduras e carboidratos (reduza o óleo para 3 ou 4 colheres de sopa por dia e os farináceos, 50 g de pão integral por dia).
  • O resto: vegetais, saladas ou ovos, todos cozidos com um mínimo de gordura.
  • Beba bastante água como apenas líquido.
  • Use muito pouco sal.
  • Tome dois pedaços de fruta por dia.
  • Faça exercício aeróbico uma hora por dia que o faça suar e "queimar" calorias. [19659131] <! –
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