A Dra. Michelle Dossett, pesquisadora do Instituto Benson-Henry para Medicina do Corpo Mental da Universidade de Harvard, diz que ferramentas de medicina integrativa tais como meditação, atenção plena, exercício Respirar, yoga e hipnoterapia não apenas reduzem a ansiedade, mas melhoram os sintomas da inflamação intestinal através do "eixo mente-intestino".

Todos os sistemas do corpo estão interconectados, também o cérebro e o intestino. E a comunicação vai nos dois sentidos. O tipo de dieta pode afetar positiva ou negativamente o humor, mas pensamentos e emoções também afetam o intestino.

Esta é a conexão entre cérebro e intestino

Qual é a conexão entre o cérebro e o intestino? O cérebro envia sinais para o trato digestivo através dos sistemas nervosos simpáticos ("excitação, luta ou fuga") e parassimpático ("relaxamento, repouso e digestão").


O equilíbrio entre esses dois tipos de sinais afeta a velocidade com que a comida se move através do sistema digestivo, a absorção de nutrientes, a secreção de sucos digestivos e o nível de inflamação .

O sistema digestivo tem seu próprio sistema nervoso , o sistema nervoso entérico consistindo em cerca de 100 milhões de neurônios. Esse sistema, conhecido como "segundo cérebro" ou "cérebro intestinal" recebe mensagens do primeiro cérebro, mas pode funcionar independentemente dele. Ele também está intimamente interconectado com milhões de células do sistema imunológico que transmitem informações a ele.

Efeito das emoções negativas no intestino

Devido a essa intensa conexão entre cérebro e intestino, estresse e outras emoções negativas ansiedade, tristeza, depressão, medo e raiva podem afetar o sistema digestivo de várias maneiras:

  • Eles podem acelerar ou retardar os movimentos do trato gastrointestinal.
  • Eles podem tornar o sistema digestivo muito sensível para inchaço e outros sinais de dor.
  • Eles incentivam as bactérias a atravessar o revestimento intestinal e ativar o sistema imunológico.
  • Aumentar a inflamação no intestino.
  • E modificar a microbiota intestinal (os tipos de bactérias que eles residem no intestino.)

É por isso que o estresse e as emoções fortes podem desencadear ou piorar uma variedade de condições relacionadas ao gastro. intestinal como doença inflamatória intestinal (doença de Crohn e colite ulcerativa), síndrome do intestino irritável (SII), doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) e alergias e sensibilidades alimentares.

, distúrbios digestivos podem ter efeitos profundos em todo o corpo e contribuem para a fadiga, doença cardiovascular e depressão.

 7 meditações anti-estresse para qualquer hora do dia

Terapias complementares para tratar distúrbios digestivos

De acordo com a Dra. Michelle Dossett, vários ensaios clínicos demonstraram que a meditação e técnicas baseadas na atenção plena e na redução do estresse podem reduzir significativamente a dor abdominal . e melhorar os hábitos intestinais.

Para ser mais eficaz, estas disciplinas s eles devem praticar diariamente, porque eles funcionam como um treinamento do sistema nervoso e reduzem o efeito do estresse. Obter resultados requer aprender as técnicas e praticá-las regularmente.

Para aprendê-las, você pode recorrer a livros, tutoriais na Internet, aplicativos de computador e cursos pessoais realizados em centros privados e de saúde. converter a meditação em uma rotina diária ” class=”lazyload”/>

A hipnoterapia dirigida pelo GUT, a terapia cognitivo-comportamental e a ioga também podem ser eficazes, embora haja menos estudos sobre sua eficácia nesses casos.


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