Pessoas que comem a dieta certa experimentam melhor saúde mental e uma maior sensação de bem-estar, deve ser mencionado que a atividade física também faz parte da saúde física e mental.

A dieta pode ter um efeito muito real na saúde mental, conforme confirmado por pesquisas recentes. [ 1,2,3,4,5 ]

Pessoas que comem a dieta certa têm melhor saúde mental e uma maior sensação de bem-estar. Por exemplo, há boas evidências de que a dieta mediterrânea pode melhorar a depressão e a ansiedade.

Dieta para promover a saúde mental

Aqui está uma lista de dez ingredientes típicos da dieta mediterrânea:

  1. Vegetais folhosos verdes,
  2. outros vegetais,
  3. nozes,
  4. bagas,
  5. feijões,
  6. grãos inteiros,
  7. peixes,
  8. aves,
  9. azeite, [19659008] e vinho tinto.

A dieta mediterrânea é antiinflamatória, pois inclui mais vitaminas, fibras e gorduras insaturadas. A vitamina B12 também demonstrou ajudar com depressão, esquecimento e fadiga.

Para pessoas com epilepsia, uma dieta cetogênica, rica em gordura e pobre em carboidratos, pode ser útil. No entanto, em outras áreas, os efeitos da dieta na saúde mental são menos fortes.

Por exemplo, as evidências de que os suplementos de vitamina D são benéficos para a saúde mental são relativamente fracas.

O professor Suzanne Dickson, co-autora do estudo, disse: “Descobrimos que há evidências crescentes de uma ligação entre uma dieta pobre e o agravamento dos transtornos de humor, incluindo ansiedade e depressão. No entanto, muitas crenças comuns sobre os efeitos de certos alimentos na saúde não são apoiadas por evidências sólidas . ”

As conclusões vêm de uma revisão de pesquisas em psiquiatria nutricional. Para algumas condições, a evidência era comparativamente esparsa, disse o professor Dickson: “Com condições individuais, muitas vezes encontramos evidências altamente mistas. Com o TDAH, por exemplo, podemos ver um aumento na quantidade de açúcar refinado na dieta que parece aumentar o TDAH e a hiperatividade, enquanto comer mais frutas e vegetais frescos parece proteger contra essas condições. Mas existem relativamente poucos estudos, e muitos deles não duram o suficiente para mostrar efeitos a longo prazo. ”

Os pesquisadores descobriram que a nutrição durante a gravidez é muito importante e pode afetar significativamente a função cerebral. No entanto, o efeito de muitas dietas na saúde mental é nulo, disse o professor Dickson:

Em adultos saudáveis, os efeitos dietéticos na saúde mental são bastante pequenos, tornando-os difíceis de detectar efeitos: a suplementação dietética só pode funcionar se houver deficiências devido a uma dieta pobre ”.

A genética também é importante para a saúde mental

Devemos também considerar a genética: diferenças sutis no metabolismo podem o que significa que algumas pessoas respondem melhor às mudanças na dieta do que outras.

Existem também dificuldades práticas a serem superadas ao tentar fazer dietas. Um alimento não é um medicamento, por isso deve ser analisado de forma diferente de um medicamento.

Podemos dar a alguém uma pílula falsa para ver se há uma melhora devido ao efeito placebo, mas não é fácil dar comida às pessoas fictício. A psiquiatria nutricional é um campo novo.

A mensagem deste artigo é que os efeitos da dieta na saúde mental são reais, mas devemos ter cuidado ao tirar conclusões com base em evidências provisórias.

Bibliografia

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