Nada é mais reconfortante do que uma tigela de sopa quente depois de um dia no inverno frio. Além de quente e reconfortante, a sopa é uma opção de comida muito saudável. É delicioso e ajuda a aumentar facilmente a ingestão de vegetais para os comedores exigentes que são perdidos, por exemplo, os nutrientes de vegetais ricos como o crucífero. Hoje compartilhamos uma receita deliciosa, precisamente de um crucífero cheio de sabor rico, então aproveite esta sopa de couve-flor cremosa nesta temporada e durante todo o ano.

 sopa de couve-flor

Além disso, alguns nutrientes são melhor absorvidos no organismo quando aquecidos. Por exemplo, cenouras cozidas produzem beta-caroteno mais absorvível, e cozinhar couve ou espinafre aumenta a quantidade de ácido fólico da vitamina B.

Os efeitos reconfortantes da sopa

A sopa também podem trazer benefícios emocionais devido à sua associação com amor e conforto. Muitas pessoas associam a sopa aos cuidados enquanto estão doentes de crianças, ou alguma outra lembrança agradável.

Além disso, nossos cérebros tendem a conectar calor físico e social. Isso causa coisas como cobertores grossos ou até segurar uma xícara quente para aumentar os sentimentos positivos em relação a outras pessoas, e isso pode se estender àqueles que são vistos como culturalmente diferentes.

Um estudo descobriu que estudantes universitários japoneses que seguravam uma xícara quente por alguns minutos, mostraram atitudes mais positivas em relação aos chineses em comparação com outro grupo que segurava xícaras frias.

A sopa pode ser um lanche delicioso ou um prato principal, mas tenha cuidado com o efeito halo, onde as pessoas consideram comida eles são saudáveis ​​e, como resultado, tendem a comer mais.

Em um estudo na Universidade de Queen's em Belfast, 2.075 participantes da Ilha da Irlanda e da Dinamarca receberam as seguintes instruções: Imagine que você está apenas comendo sopa de legumes no jantar. Quanto você comeria? Descobriu-se que as decisões sobre o tamanho das porções da sopa eram influenciadas por quão saudáveis ​​elas percebiam a sopa.

Especificamente, aqueles que consideravam a sopa mais saudável escolheram um tamanho maior da porção. Além disso, os participantes dinamarqueses mais preocupados com a saúde escolheram porções maiores de sopa.

Os benefícios de couve-flor para a saúde

A couve-flor é um vegetal muito versátil que é destaque nesta receita de sopa. É pobre em calorias e rico em vitaminas. Aqui está um resumo dos nutrientes de acordo com a dose recomendada:

  • Calorias: 25
  • Fibra: 3 gramas
  • Vitamina C: 77% da RDI (ingestão diária recomendada)
  • Vitamina K: 20 % do RDI
  • Folato: 14% do RDI
  • Vitamina B6: 11% do RDI
  • Potássio: 9% do RDI
  • Manganês: 8% do RDI
  • Ácido pantotênico : 7% da IDR
  • Fósforo: 4% da IDR
  • Magnésio: 4% da IDR

O alto teor de fibras da couve-flor pode ajudar a promover a saúde digestiva e reduzir a inflamação e ajudar para evitar problemas digestivos, como constipação, diverticulite e doença inflamatória intestinal.

A couve-flor também é uma boa fonte de antioxidantes que protegem o corpo da inflamação e dos radicais livres nocivos. Vegetais crucíferos, como a couve-flor, são ricos em dois grupos de antioxidantes, glicosinolatos e isotiocianatos, o que pode atrasar a progressão das células cancerígenas.

Os estudos com tubos de ensaio mostraram que esses dois grupos são especialmente úteis para o cólon e o câncer de mama , pulmão e próstata.

Este vegetal também é rico em vitamina C, um antioxidante conhecido por seus benefícios anti-inflamatórios que podem impulsionar o sistema imunológico.

Seu baixo teor calórico tornou a couve-flor um ingrediente popular da dieta e Apareceu em muitas receitas de tendência, como massa de pizza de couve-flor, nuggets de frango veganos e arroz de couve-flor.

No entanto, nos meses de inverno, nenhuma receita de couve-flor é tão atraente quanto esta sopa cremosa e servida quente que é cheio dos benefícios da couve-flor e dos efeitos relaxantes da comida favorita de todos.

Sopa cremosa de couve-flor lor (com opções veganas)

Ingredientes

  • 1 couve-flor de cabeça média, dividida em pequenas florzinhas
  • 1 cenoura média ralada
  • 1/4 de xícara de aipo picado
  • 2 ½ xícaras de caldo legumes
  • 2 colheres de sopa de amido de milho (tente araruta como um substituto se você evitar produtos à base de milho)
  • 3/4 colher de chá de sal
  • 1/8 colher de chá de pimenta
  • 2 xícaras de leite a 2% ( ou use leite não lácteo de sua escolha)
  • 1 xícara de queijo cheddar ralado (ou use ½ xícara de fermento nutricional para uma opção sem leite)
  • 1/2 a 1 colher de chá de pesto de sua escolha ou molho de pimenta, opcional

* Para substituir a farinha de araruta, use uma proporção de 2: 1 (2 colheres de chá de farinha de araruta = 1 colher de sopa de amido de milho)

Instruções

  1. Em uma panela, misture a couve-flor , cenoura, aipo e caldo de legumes. Deixe ferver.
  2. Reduza o fogo, tampe e cozinhe por 12 a 15 minutos ou até que os vegetais estejam macios. (Não escorra)
  3. Em uma panela grande, adicione o leite e o amido de milho em fogo médio e bata até formar uma mistura. Adicione sal e pimenta.
  4. Reduza o fogo e adicione o queijo até derreter. Adicione a mistura de couve-flor e sirva. Adicione molho pesto ou pimenta, se desejar.

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