Preocupações, estresse, Covid-19 e tudo isso junto gera problemas na hora de dormir. Na verdade, e de acordo com um estudo, a pandemia piora a qualidade do sono dos espanhóis. Assim, 88% dos inquiridos que notaram alterações na qualidade do sono, dizem que dormem pior.

O laboratório PiLeJe, responsável pelo estudo, responde que nos últimos meses temos sofrido alterações, especialmente em o nosso ritmo de vida em nossa maneira de fazer as coisas tão comuns como trabalhar ou praticar esportes e também na forma como nos comunicamos e interagimos.

E tudo isso afetou nossos hábitos de rotina e a qualidade do trabalho Sonhe. Assim, e de acordo com o estudo, 45% dos entrevistados afirmam que a pandemia afetou a qualidade de seu sono. Mas o que é mais preocupante é que 88% destes afirmam ter dormido pior nos últimos meses do que antes da pandemia.

O neurofisiologista e especialista em sono, Javier Albares, explica que “a situação de incerteza em aspectos tão questões importantes como saúde, trabalho e a situação econômica aumentaram os níveis de ansiedade na população em geral e, como consequência, alguns distúrbios do sono, como a insônia ”.

O que causa essa pior qualidade do sono ?

As causas são diversas, mas muitas estão relacionadas à tristeza, ansiedade e estresse, ou seja, à nossa mente e estado emocional. O mais notável é que toda a situação em torno da pandemia alterou o humor de muitas pessoas.

A pesquisa fornece mais dados sobre as causas dessa pior qualidade do sono porque mais da metade dos entrevistados ( 53%) se sentiram tristes durante os últimos meses, 43% também se sentiram ansiosos e 41% sentiram estresse.

Outras causas são se mudar menos, trabalhar em casa e ter menos vida social. Por este motivo, 56% viram o seu horário habitual afectado : 22% afirmam que mudam de horário, 12% dos inquiridos afirmam que agora vão dormir mais cedo do que antes e 22% que Ele faz isso mais tarde do que o normal.

Estar em casa perturba muitos horários de grande parte das pessoas e isso faz com que durmam pior, tarde, menos, mais tarde, etc.

De acordo com os autores do estudo, isso causa não apenas distúrbios do ritmo circadiano do sono, mas também um aumento do risco de desenvolver outros distúrbios digestivos e metabólicos . Por esse motivo, quase um em cada dois entrevistados (46%) se sente mais cansado do que antes, embora a atividade física tenha diminuído.

Benefícios de dormir bem

E os benefícios de dormir bem são muitos. Da Fundação Espanhola do Coração eles apontam que, por exemplo, descansar corretamente aumenta a criatividade, pois quando o cérebro está descansado e a produção de hormônios está equilibrada a memória funciona perfeitamente.

Além disso, permite que o sistema imunológico lute com eficácia contra toxinas e germes que nos ameaçam continuamente. Com um sistema imunológico fraco, temos muito menos chance de superar infecções com sucesso.

A melhora da memória é observada porque durante o sono REM, o hipocampo, o depósito de nossa memória, é restaura, transformando a memória de curto prazo em memória de longo prazo. E, claro, melhora a qualidade de nossa saúde cardiovascular .

Complicações

Não dormir adequadamente pode levar a uma série de complicações, como vimos acima. Por exemplo, e de acordo com o Instituto do Sono, os distúrbios do sono influenciam negativamente o comportamento compulsivo mais especificamente, o distúrbio obsessivo-compulsivo (TOC).

Assim, dormir menos de 8 horas, sofrer um sono áspero e interrompido ou superficial é causa de um dia ruim em pessoas sem quaisquer condições. Para alguém com Transtorno Obsessivo Compulsivo, significa o agravamento de cada manifestação de sua condição.

Pacientes obsessivo-compulsivos que adormecem tarde da noite diminuem o autocontrole sobre seus pensamentos e comportamentos ritualizados.

temos insônia crônica? Como a pandemia piora a qualidade do sono dos espanhóis, pode ser que aumentem nos casos de insônia crônica neste momento. Para o Instituto do Sono, isso se traduz em uma redução na capacidade de dormir que pode se manifestar de várias maneiras que levam a diferentes tipos de insônia.

Eles explicam que o número de horas de sono necessárias varia de algumas pessoas para outras. Embora a média diária seja de 7 horas e meia há uma faixa que varia de 4 ("pequenos dormentes") a 10 horas ("grandes dormentes"), considerando esses valores dentro A normalidade. Dependendo do tempo de evolução, a insônia pode ser: temporária (apenas alguns dias ou semanas) ou crônica (meses ou anos).

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