Nós vão contar como o consumo de proteína vegetal tem impacto positivo na longevidade e no estado de saúde no que diz respeito à prevenção do desenvolvimento de patologias. Descubra o que a pesquisa recente diz.

Última atualização: 03 de agosto de 2021

O consumo de proteína vegetal tem sido associado a uma maior esperança de vida . Há pesquisas que encontram associação direta entre a ingestão desse nutriente e um melhor estado de saúde. No entanto, isso não significa que os alimentos de origem animal devam ser eliminados.

É claro que é aconselhável aumentar a presença de vegetais na dieta. No entanto, é importante que seja variado e inclua alimentos de quase todos os grupos. Esta é a única maneira de evitar deficiências de nutrientes essenciais.

Resultados de estudos recentes

Um estudo foi publicado na revista BMJ que associa um maior consumo de proteínas de origem vegetal com uma redução na mortalidade por todas as causas. O benefício é enfatizado quando se trata da redução de patologias cardiovasculares.

Essa potência vem não apenas das proteínas vegetais como tais, mas também dos fitonutrientes encontrados nesses alimentos. Os flavonóides se destacam entre todos eles, por sua capacidade antiinflamatória e antioxidante. Eles contribuem para neutralizar a produção de radicais livres, evitando seu acúmulo nos tecidos.

Em qualquer caso, esse efeito positivo pode ser estendido ao consumo de proteína total. Embora os grupos populacionais que ingeriram maior quantidade do nutriente vegetal fossem mais saudáveis, o fato de aumentar a ingestão de proteínas na dieta é considerado positivo para a saúde.

As receitas de proteínas vegetais têm se multiplicado nos últimos tempos, com várias opções. [19659015] Proteína vegetal pode prevenir doenças

De acordo com um estudo publicado em Advances in Nutrition proteína de origem vegetal é considerada um elemento protetor contra o desenvolvimento de patologias como diabetes . Um aumento em sua presença na dieta é positivo.

No entanto, é necessário complementar essa estratégia alimentar com outros mecanismos que também mostraram benefícios. Por exemplo, reduzir o consumo de açúcares simples e gorduras trans é a chave para prevenir distúrbios.

De acordo com um estudo publicado na revista Annals of Nutrition & Metabolism é importante que os adultos consumam em pelo menos 0,8 gramas de proteína por quilograma de peso por dia . Metade dessa proteína deve ser de origem vegetal.

Que alimentos são ricos em proteína vegetal?

Entre os alimentos vegetais com maior teor de proteína devemos destacar os legumes e nozes . São de baixo valor biológico, mas podem representar até 20% da energia total do alimento. Por isso, são a principal fonte desses nutrientes.

Da mesma forma, é possível encontrar derivados da soja, como o tofu, que também apresentam alta concentração de proteínas. Eles são alimentos úteis para vegetarianos, pois ajudam a evitar deficiências de proteínas.

Todos esses produtos fornecem uma quantidade significativa de fibras, portanto, também são úteis para melhorar o trânsito intestinal. Além disso, eles contêm fitonutrientes com capacidade antioxidante.



Como adicioná-los à dieta?

Para garantir um consumo correto de proteína vegetal na dieta, é recomendado que leguminosas apareçam no padrão pelo menos 1 ou 2 vezes por semana . Podem ser preparados em panelas, embora também acompanhem bem saladas. Podem até ser salteados com outros ingredientes.

Por outro lado, é essencial comer uma vez por dia um punhado de nozes naturais ou torradas. Eles conseguem fornecer proteínas e ácidos graxos de alta qualidade, bem como minerais essenciais. Claro, não se deve esquecer que eles são muito enérgicos.

A partir daqui, a inclusão de substitutos de carne para veganos e vegetais ajudará a satisfazer as necessidades nutricionais em termos de proteína vegetal. Outra opção é a adição de um suplemento, embora para isso seja melhor consultar um especialista.

Por fim, devemos destacar os cremes de nozes. Nos últimos anos, eles se tornaram moda. Eles são alimentos muito energéticos, mas conseguem fornecer nutrientes de qualidade.

Um punhado de nozes por dia é recomendado em quase todos os regimes dietéticos.

Proteína vegetal: um nutriente saudável

O consumo de proteína vegetal é recomendado em quantidades significativas . Este nutriente pode ajudar a melhorar a composição corporal e prevenir o desenvolvimento de doenças crônicas e complexas. Na verdade, pelo menos metade da proteína total da dieta deve provir de vegetais.

Em qualquer caso, você deve ter em mente que a variedade na dieta é um fator essencial. Nesse sentido, carnes e derivados não devem ser omitidos, pois também fornecem nutrientes importantes. Embora muitas dietas restritivas estejam se tornando moda, a melhor opção geralmente é evitá-las.

Por fim, tenha em mente que a saúde é um conjunto de vários fatores desenvolvidos ao longo do tempo. A dieta é um deles, mas outro pilar fundamental é a atividade física. É fundamental combinar uma ingestão adequada de proteínas com exercícios regulares .

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